Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Quatro jogos completos e 81’ da partida com o Paços de Ferreira fazem do Benfica a equipa que está há mais tempo sem sofrer golos no Campeonato.
03 abril 2018, 12h26
Bruno Varela
Titular nas águias em 23 dos 28 jogos realizados pela equipa na Liga NOS, Bruno Varela arrancou o campeonato como dono da baliza encarnada. Assim permaneceu até à 6.ª jornada; regressou na 12.ª ronda, com o V. Setúbal (6-0) e não mais de lá saiu. Sofreu 13 golos (0,57 por jogo) e contabiliza 2070 minutos de utilização.
Elogiado por vários quadrantes pela época que está a realizar, o guarda-redes da equipa de Rui Vitória já foi falado como uma opção para estar ao dispor de Portugal no Mundial da Rússia. “Gostaria que ele lá estivesse, mas isso é com o selecionador. Por mim, levava o Varela ao Mundial”, disse José Henrique, antigo guarda-redes do Clube, por altura da Entrega dos Emblemas de Dedicação.
O ciclo de 441 minutos sem sofrer golos insere-se na melhor fase do Benfica, com oito vitórias seguidas – quatro delas sem conceder tentos aos opositores –, liderança na tabela classificativa e a melhor defesa da Liga NOS, ex-aequo com o FC Porto, com 16 golos sofridos. Porém, para além de Bruno Varela, há um quarteto que muito tem contribuído para esta solidez. O Benfica parece, aliás, querer comprovar a máxima de Phil Jackson, antigo treinador da NBA, que disse que “o ataque ganha jogos, a defesa ganha campeonatos”.
NAS 10 MELHORES LIGAS SÓ DOIS FAZEM MELHOR
Esta série de quatro jogos é o melhor ciclo das águias sem sofrer golos no Campeonato, pois, nas jornadas anteriores, nunca haviam estado mais do que dois jogos consecutivos sem conceder tentos aos opositores. Aconteceu em duas ocasiões (jornadas 2 e 3, 12 e 13).
Se o feito dos comandados por Rui Vitória já é impressionante, mais se torna se abrirmos a análise às 10 principais ligas da Europa. O Site Oficial consultou o trajeto de todas as equipas deste top 10 e chegou à conclusão que o Benfica é, neste momento, o terceiro emblema há mais tempo sem sofrer golos. Só o Shakhtar, treinado pelo português Paulo Fonseca, e o Schalke têm melhor registo.
A turma ucraniana, com Pyatov na baliza, lidera mesmo esta “classificação”, com 541 minutos de imbatibilidade. Seguem-se os germânicos, que têm Ralf Fahrmann como dono das redes, com 462'. O Benfica, com Bruno Varela a guardar a baliza, fecha o pódio (441'), sendo perseguido pelos italianos do Inter (391').
O objetivo de Rui Vitória e seus pares passa, em primeira instância, por ganhar em Setúbal na próxima ronda da Liga NOS. Se for sem golos sofridos, melhor ainda, conseguindo o Benfica, desta forma, ultrapassar a marca dos 500 minutos sem conceder tentos aos adversários. Os bilhetes encontram-se à venda e espera-se nova Onda Vermelha em torno da equipa no Estádio do Bonfim.
Texto: Marco Rebelo
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024