8 de abril de 2018, 00h54

Rui Vitória: "Isto é a fibra do Benfica!"

Futebol

"Somámos mais três pontos num ambiente fantástico", destacou o treinador da equipa que comanda a Liga NOS, após o triunfo (1-2) no reduto do V. Setúbal. "Faltam cinco finais", realçou.

Rui Vitória destacou a fibra dos jogadores que comanda, característica fundamental para ultrapassar a série de contrariedades que a equipa do Benfica enfrentou na visita ao V. Setúbal, na 29.ª jornada da Liga NOS, prova que o Tetracampeão lidera, agora com 74 pontos.

"Quero realçar o bom jogo que se fez, com um ambiente fantástico, as duas massas associativas a dizerem presente e a valorizarem muito o espetáculo. Defrontámos uma belíssima equipa, que estava a ser difícil de derrotar em casa, e vencemos. Tivemos uma série de contrariedades logo de início, a começar pela ausência do Jonas. Depois, um golo sofrido aos 3', o Rúben Dias a ficar com um amarelo, a zona central da nossa defensiva com muito controlo para não levar amarelos... Isso tirou-nos alguma capacidade de disputar alguns lances que normalmente ganhamos mais à frente", analisou o técnico.

"A equipa foi à procura do golo, e alcançou-o, mas desgastou-se muito no primeiro tempo. Na segunda parte o V. Setúbal teve uma reação muito boa, a procurar permanentemente as nossas costas e os nossos centrais a terem de ter um controlo emocional muito grande. Dividimos mais o jogo. O Vitória teve uma boa segunda parte e nós acabámos por vencer, fruto da determinação, da crença destes jogadores. O Benfica é isto: é o Raúl entrar e corresponder desta maneira, o Salvio entrar e ganhar o penálti com aquela determinação. Ganhámos com qualidade, mas também com muita raça, sacrifício, entrega e crença, num jogo que sabíamos que seria muito difícil. Com um envolvimento muito grande entre nós e os Benfiquistas que estiveram aqui presentes, o nosso trabalho está feito. Este jogo já tem um risco em cima, ficam a faltar cinco finais", destacou o treinador.

Antes de receber o FC Porto na 30.ª ronda, o Benfica, na perseguição ao Penta, sabia que só havia uma hipótese em Setúbal: ganhar. "Era importante vencer, porque quem está nesta luta tem dificuldade em encaixar a perda de pontos. Somámos, fizemos o nosso trabalho e agora vou dar descanso aos jogadores para estarem com as famílias, porque eles bem precisam. Era fundamental dar uma boa resposta e vencer. O Vitória tem uma belíssima equipa, mas foram três pontos muito bem ganhos pela nossa parte", apontou Rui Vitória.

No período de aquecimento, a equipa do Benfica perdeu Jonas, que sentiu um desconforto na zona lombar. Sem o camisola 10, o Benfica teve Raúl como referência do ataque do 4x3x3. E o mexicano correspondeu com dois golos.

"Quando os jogadores têm uma disponibilidade mental para o jogo, tudo se torna mais fácil. Cada um dos jogadores sabe que o seu momento pode aparecer. Estamos de bem com a vida, o nosso sótão está limpo e vamos para o jogo com determinação. O Raúl, neste caso, ouviu, entendeu o que era necessário, e também temos a capacidade de aproveitar as características que ele tem. São os jogadores que eu tenho. É o Samaris que entra a um minuto do fim com uma determinação enorme; é o Salvio que esteve parado uma série de tempo, mas foi para o jogo com uma vontade de ganhar este mundo e o outro; e o Seferovic a mesma coisa. Isto é a fibra do Benfica, são os jogadores que temos!", enalteceu o treinador.

A respeito da questão física de Jonas, Rui Vitória foi objetivo. "Vamos esperar que não seja nada de complicado, mas estou estou em crer que estará disponível para o próximo jogo", disse.

Texto: João Sanches

Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar