Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Sob o comando de Rui Vitória, o camisola 17 do Benfica tem vindo a trepar nos rankings estatísticos ofensivos mais relevantes, sendo já um dos principais dinamizadores da equipa.
23 abril 2018, 18h42
Rui Vitória dá indicações a Zivkovic
Dos dribles bem-sucedidos às grandes oportunidades criadas, dos passes decisivos às assistências, Zivkovic tem dado provas de que é uma aposta ganha. Depois da lesão de Krovinovic, o médio foi imediatamente uma das (quatro) cartas colocadas em cima da mesa por Rui Vitória. O esquerdino sérvio de 21 anos foi chamado pelo técnico, justificou a titularidade e tem sido um elemento preponderante no desempenho do coletivo.
"Joga bem por terrenos interiores, com qualidade técnica. Pode fazer combinações nos corredores e está apto para jogar naquela posição." Foram estas as palavras de Rui Vitória sobre Zivkovic na altura em que idealizou lançar o camisola 17 no lugar de Krovinovic, que sofreu uma rotura no joelho direito no início do ano civil. Três meses depois – a três jornadas do final da Liga NOS 2017/18 –, os números mostram como o treinador desenvolveu Zivkovic e fez disparar o seu rendimento no 4x3x3.
“As dinâmicas que Rui Vitória coloca nos seus médios permitem que ele [Zivkovic], muitas vezes, esteja a jogar no meio, mas também descaia para os corredores laterais. Isso facilita o trabalho porque ele próprio tem essas características, e no meio temos visto que ele tem sido preponderante – principalmente nas assistências –, mas também nas faixas laterais consegue ser muitíssimo importante e cumprir com muita facilidade”, avaliou o técnico Luís Diogo Campos, que trabalhou com o jovem sérvio no Partizan, em declarações ao Site Oficial do Benfica.
No sábado passado, na Amoreira, Zivkovic voltou a sobressair – também – pela tranquilidade no terreno de jogo. O sérvio manteve sempre a calma, teve cabeça fria e foi, mais uma vez, o “dono” do meio-campo. Passes decisivos (três), ótimas chances criadas (duas), acerto no passe (76%), dribles conseguidos (cinco em sete tentativas)… e ainda uma brilhante assistência para o 0-1 de Rafa em casa do Estoril.
Números que fortaleceram o acumulado resultante dos outros 17 jogos realizados nesta temporada para a Liga NOS. São, ao todo, 1307 minutos somados, com médias impressionantes.
Mas vamos às estatísticas relevantes, com impacto na manobra da equipa do Benfica… Em 1307 minutos, o sérvio realizou 29 dribles bem-sucedidos, de acordo com o Sofascore.com. Acima dele, entre os médios do plantel das águias, só Rafa (32). Passes decisivos são 33! Neste ranking, Zivkovic é apenas ultrapassado no global por Cervi (61) e Pizzi (60), mas os valores médios a cada 90 minutos são muito semelhantes. Quanto a passes precisos no meio campo adversário, são já 431 os que foram executados pelo internacional sérvio, de acordo com a fonte Sofascore.com, sendo, em valores médios, apenas suplantado por Pizzi, o único centrocampista da corrente edição do Campeonato que ultrapassou a barreira dos 1000 passes perfeitos na zona ofensiva.
As estatísticas provam que Zivkovic tem sido criativo, eficaz e decisivo, crescendo a olhos vistos com o trabalho desenvolvido pelo treinador. Soma 18 jogos na Liga NOS, três golos e quatro assistências.
Ranking estatístico | Total |
---|---|
Passes precisos no campo adversário | 431 |
Passes decisivos | 33 |
Dribles bem-sucedidos | 29 |
Grandes oportunidades criadas | 8 |
Assistências para golo | 4 |
Cruzamentos precisos | 20 |
“A verdade é que estes números não me surpreendem. Zivkovic tem muito potencial e tem crescido imenso com Rui Vitória”, realçou Luís Diogo Campos.
Aos 21 anos, o sérvio assumiu um papel importante no Benfica. Em 2017/18, juntou à capacidade de assistir os companheiros de equipa para o golo o poder de concluir com êxito os ataques elaborados. Três golos e quatro assistências estão, por esta altura, na conta pessoal do sérvio, mas Luís Diogo Campos acredita que os números vão ser ainda melhores.
“O Benfica é o Clube certo para o Zivkovic crescer e continuar a desenvolver-se. Ele devia continuar no Benfica por bastante tempo porque a dimensão do Clube permite-lhe ter todas as condições de que ele necessita para crescer ainda mais”, afirmou Luís Diogo Campos.
O treinador português, que fez parte da equipa técnica de Drulovic no Partizan e que acompanhou o camisola 17 durante cerca de quatro meses em Belgrado, tem poucas dúvidas de que Zivkovic integrará o lote de convocados que vai representar a Sérvia no Mundial. “Ele já tem vindo a ser chamado, e espero que sim, que vá ao Campeonato do Mundo, porque é uma mais-valia para a seleção sérvia”, finalizou.
Texto: Filipa Fernandes Garcia
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024