Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Em declarações ao Site Oficial, o antigo extremo do Benfica recorda o "tiro certeiro" com que abriu as portas da Champions num embate com o Sporting. Foi há 14 anos.
02 maio 2018, 15h32
Geovanni
Minuto 88 do dérbi jogado em Alvalade a 2 de maio de 2004, fez na quarta-feira 14 anos. Prevalecia o empate a zero no Sporting-Benfica. Em zona ofensiva, Petit, ao centro, recolhe um passe da esquerda, roda e vira o ataque para a meia-direita. Geovanni recebe e, com Miguel a acelerar no corredor lateral, decreta o fim daquela investida: em menos de dois segundos, o brasileiro dispara de pé direito e bate Ricardo, selando o 0-1 final.
Adepto das águias para toda a vida, o internacional brasileiro revive a noite em que, com a camisola 11 colada ao corpo, teve uma contribuição determinante em mais um sucesso da equipa benfiquista, então comandada pelo espanhol José Antonio Camacho. "É muito bom relembrar esse dérbi entre o Sporting e o Benfica e esse apuramento do Clube. Pude fazer aquele belíssimo golo... O Sporting jogava para o empate e no final, com um tiro certeiro de fora da área, tive a felicidade, com a bênção de Deus, de fazer aquele golo", recorda Geovanni em declarações ao Site Oficial.
O grande dérbi do futebol português é sempre um acontecimento relevante, seja qual for o contexto ou a conjuntura desportiva. "Esse de 2004 foi muito importante pelas circunstâncias", assinala Geovanni, entrando depois em pormenores: "O Sporting também tinha uma grande equipa, mas nós sabíamos do nosso valor. Jogar fora de casa é sempre complicado, para mais num dérbi, mas naquele dia tivemos uma alegria total."
"Fico muito feliz por saber que representei um grande clube com o Benfica, que está no meu coração, pois abriu-me as portas e eu pude fazer ali quatro temporadas, que para mim foram fenomenais. As pessoas tinham muito carinho por mim. Fico muito feliz", acrescenta o antigo extremo, que vestiu o Manto Sagrado de 2002 a 2006.
Do passado para o presente num pulo, Geovanni "alinha" na equipa de comentadores e faz a antevisão do duelo de sábado, dia 5 de maio. "Tal como em 2004, esse dérbi também é decisivo no apuramento para a Liga dos Campeões, competição onde o Benfica é uma presença habitual. Para o jogador não tem coisa melhor do que disputar uma Liga dos Campeões e o Benfica tem tudo para ir a Alvalade e sair de lá com um bom resultado", projeta o ex-jogador.
"O título está difícil, porque o FC Porto vai jogar em casa e só precisa de um empate para ser campeão, mas o Benfica tem de se focar neste jogo contra o Sporting para lutar pela vitória que dá direito à Liga dos Campeões. Espero, e estou torcendo, que o Benfica possa vencer", acrescenta Geovanni.
Texto: João Sanches
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024