25 de maio de 2018, 21h24

Perfil de Conti

Futebol

Considerado “um dos melhores defesas do futebol argentino” por Diego Osella, que o treinou no Colón, o central chega à Luz para representar o Benfica depois de ter feito toda a carreira (formação e seniores) no clube da sua terra natal: Santa Fé.

Natural de Santa Fé, o argentino Germán Andrés Conti, de 23 anos, é reforço da equipa de futebol do Benfica para a temporada 2018/19. O defesa-central foi formado no Colón, clube que permitiu que chegasse a profissional.

Conti desde muito cedo começou a sentir a rivalidade existente entre o clube vermelho e negro e o Unión. Adepto do Colón e apaixonado pelo futebol, o jovem entrou para as camadas jovens do clube.

Trilhou um caminho pelos vários escalões de formação do Colón até chegar a sénior, em 2013, pela mão de Mario Sciacqua. O treinador argentino permitiu-lhe a estreia diante do Olimpo (09.12.2013), tinha Conti apenas 19 anos.

Conti

Estava lançada a semente para a árvore que germinaria nas temporadas seguintes. Conti assumiu a titularidade em 2015, época inesquecível para o central, que, nesse mesmo ano, começa a envergar a braçadeira de capitão, fruto de forte personalidade e espírito de liderança.

Cada vez mais seguro como titular e patrão da defesa do Colón, El Flaco, como é conhecido na Argentina, deixa convencidos os adeptos do clube de Santa Fé. Entre palavras de orgulho, Conti “é um ídolo” e considerado uma “referência” e o “melhor defesa oriundo da formação”. Por tudo o que deu ao clube, o defesa-central, segundo os adeptos, “merece a saída pela porta grande”.

Essa ligação recíproca teve o apogeu em maio. O jogador fez questão de participar numa surpresa a Ciro, adepto do Colón, de 5 anos, que é fã do jogador. Ciro fez vários vídeos a mostrar o quanto gosta de Conti e o futebolista respondeu-lhe, entrando em direto num programa de rádio: “Olá, Ciro, o teu vídeo chegou-me e quero agradecer por tudo o que disseste sobre mim. Quero dar-te um abraço.” Ciro não escondeu a emoção pelo momento ímpar vivido.

Conti

NÚMEROS DE CONTI NO COLÓN

Jogos Golos Assistências
119 5 4

Com 119 jogos pelos vermelhos e negros, Conti apontou cinco golos – o último confirmou a passagem do Colón à 2.ª fase da Taça Sul-Americana – e fez quatro assistências. Por ter 23 anos, os números não deixam de ser impressionantes, mas mais ainda é o facto de jogar a titular, e fazendo sempre 90 minutos, desde 12 de julho de 2015. A 6 de junho desse mesmo ano, frente ao Huracán (1-1), saiu aos 85’ e foi a última vez que sucedeu.

De permeio, entre esta imensidão de jogos a titular, atingiu a centena ao serviço do Colón, em outubro de 2017. Foi homenageado pelo clube e pelo presidente, José Néstor Vignatti, e agraciado, em pleno relvado, com uma camisola alusiva aos 100 jogos.

Conti

As boas exibições rubricadas permitiram-lhe entrar na equipa do ano do campeonato argentino escolhida pelo portal "WhoScored" e ser eleito pela revista "World Soccer" como um dos 500 jogadores mais importantes do futebol mundial atual.

Na hora da despedida, Conti não esqueceu o clube de sempre: “Estou muito agradecido ao Colón por tudo o que me proporcionou. Sempre tratei de dar o meu melhor.”

Diego Osella: “É um dos melhores defesas da Argentina”

Na carreira feita no clube de sempre houve dois treinadores que o marcaram: o argentino Diego Osella (na foto) e o uruguaio Paolo Montero, antigo jogador da Juventus.

Diego Osella treinou Conti em 2014 e, à Imprensa argentina, teceu rasgados elogios ao reforço benfiquista.

“Desde muito novo que mostrava personalidade”, recordou, acrescentando: “Vejo Conti chegar à seleção da Argentina. É um jovem com muita qualidade.”

Osella

Para Diego Osella, não há dúvidas de que o jovem defesa-central é um talento na posição. “Conti é um dos melhores defesas do futebol argentino”, considerou.

Um sonho chamado seleção

Ainda sem qualquer internacionalização pela seleção da Argentina, Conti assegurou que vai “continuar a trabalhar” para que esse dia chegue. “Talvez se marcar um golo em todos os jogos”, disse, em jeito de brincadeira, após o tento apontado ao Zamora na Taça Sul-Americana em março deste ano.

O facto de não jogar num clube de Buenos Aires ajuda a explicar o menor foco dado pela Comunicação Social argentina. Ainda assim, em 2016, esteve na pré-convocatória da seleção das Pampas que participou nos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro. Agora, no Benfica, poderá, tal como Salvio, Di María e Gaitán, cumprir o sonho de representar o seu país.

Eduardo Dominguez

“Seguro, forte na marcação, não complica e sabe sair a jogar”  

A qualidade de Conti não deixa ninguém indiferente, como comprovam as palavras elogiosas dirigidas ao defesa-central por Eduardo Domínguez (na foto), treinador do Colón, e pelos jornalistas argentinos, Jorge Battagliotti e Franco Marro.

Conti é um rapaz inteligente, que sabe estar apesar de ser jovem”, caracterizou Eduardo Domínguez.

Jorge Battagliotti, jornalista argentino de Santa Fé, considerou Conti “um defesa muito seguro na hora de defender”. “Tem uma boa altura, é muito alto. Não complica, gosta de fazer as coisas simples e é um defesa que gosta e sabe sair a jogar”, elogiou.

Franco Marro, jornalista da Rádio Sentimos Fútbol, da cidade de Rosário, também destacou os pontos fortes do conterrâneo.

“Germán Conti é um defesa muito forte na marcação. Tem uma grande personalidade e muito bom tempo de bola. É um grande defesa, forte no jogo aéreo ofensivo e defensivo”, disse.

Conti

AS CARACTERÍSTICAS DE CONTI DESTACADAS PELOS ARGENTINOS

  • Sendo defesa-central, atua preferencialmente sobre o lado direito.

  • Sente-se, igualmente, confortável a jogar no lado esquerdo da defesa ou num sistema de três centrais.

  • Tem muita mobilidade e gosta de subir no terreno de jogo com a bola dominada.

  • Boa leitura de jogo; importante nos equilíbrios defensivos.

  • Forte no posicionamento.

  • Espírito de liderança.

  • Qualidade técnica.

Texto: Marco Rebelo

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar