23 de junho de 2018, 11h58

Melanie Santos e João Pereira conquistam ouro em Espanha

Triatlo

João Pereira juntou-se a Melanie Santos, naquela que foi a segunda medalha conquistada para Portugal nos Jogos do Mediterrâneo.

Melanie Santos e João Pereira conquistaram, este sábado, as medalhas de ouro de triatlo na estreia de Portugal nos Jogos do Mediterrâneo, que decorrem até 1 de julho, em Tarragona (Espanha). 

Melanie Santos

A atleta do Benfica alcançou a primeira medalha para Portugal na competição na prova feminina de sprint, que dominou praticamente do início ao fim e concluiu em 1h04s52. O pódio ficou fechado com a espanhola Anna Contreras, (1h06s34) e a italiana Federica Parodi (1h06s52).

"Queria lutar pelo ouro, embora soubesse que não era fácil. Tive logo uma atitude agressiva no arranque e isso permitiu-me acreditar sempre", disse no final da prova Melanie Santos.

A atleta do Benfica admitiu que a parte mais complicada foi a bicicleta, por causa do vento, e considerou "muito gratificante ter conseguido esta medalha".  “Foi um grande dia para o Triatlo e para Portugal! Senti-me forte e estou contente por as coisas estarem a correr bem", finalizou.

João Pereira

Às 13h00 foi a vez de João Pereira, tricampeão europeu em 2017, lutar por um lugar no pódio. Foi o primeiro a cortar a meta, o que se traduziu na segunda medalha do dia para a comitiva lusa. Dois ouros, dois atletas do Benfica. 

O atleta, que no ano passado venceu três títulos europeus - dois por Portugal em sprint e na distância olímpica e um pelo Benfica na vertente de equipas -, demorou 10.10 minutos a nadar (750 metros), 31.14 em bicicleta (20 quilómetros) e 15.15 minutos a correr as duas voltas num total de cinco quilómetros.

"Foi um grande dia, estou muito satisfeito com o resultado. Depois de um período de lesão voltar à competição deixa-me bastante contente. Queria agradecer ao Benfica por todo o apoio que me foi dando neste processo", disse João Pereira em declarações ao Site Oficial do Clube. 

As medalhas de prata e bronze foram arrecadadas por espanhóis: Antonio Seoane com o tempo 57.45 minutos, mais 17 segundos do que o atleta português, e Antonio Lopez com o tempo 57.57 minutos, mais 29 segundos do que o primeiro classificado.

João Silva, o outro atleta português que participou nesta prova, acabou na 10.ª posição com o tempo de 1:01.22 horas.

A 18.ª edição dos Jogos do Mediterrâneo, recorde-se, marca a estreia de uma comitiva portuguesa, sob a alçada do Comité Olímpico de Portugal, estando este representado na cidade espanhola de Tarragona com 233 atletas de 29 modalidades.

Texto: Filipa Fernandes Garcia

Fotos: International Triathlon Union

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar