20 de julho de 2017, 20h10

“Lutar pelo pódio” na Taça dos Clubes Campeões Europeus

Triatlo

SL Benfica vai competir na Estafeta Mista em Espanha, Banyoles, no dia 23 de julho (domingo).

Tags

Triatlo

O Sport Lisboa e Benfica vai competir na Taça dos Clubes Campeões Europeus de Estafeta Mista. A prova vai decorrer em Banyoles, Espanha, no dia 23 de julho. João Pereira, Miguel Arraiolos, Mélanie Santos, Vanessa Fernandes e a suplente, Vera Vilaça, serão os triatletas do SL Benfica presentes.

Referir que para além do Clube da Luz, mais uma equipa lusa participa nesta prova, o Olímpico de Oeiras.

João Mascarenhas

Em antevisão à prova, o treinador João Mascarenhas explicou a importância da mesma e os objetivos do Clube.

“Esta vai ser uma prova em que os clubes que foram campeões nacionais na época anterior vão representar o clube cada um dos seus países a nível europeu e irão representar, portanto, a sua nação numa taça dos Campeões Europeus. Tal e qual como no futebol há a liga dos campeões, isto é a liga dos campeões do triatlo”, começou por explicar à BTV.

“Vamos ter alguma concorrência bastante forte, as equipas francesas têm um campeonato muito forte, habitualmente disputado pelos melhores atletas, portanto, essas equipas têm muitos atletas australianos, americanos, portanto várias personalidades nos seus quadros. Nós temos uma particularidade, somos cem por cento lusitanos, somos totalmente constituídos por portugueses. Temos uma equipa super-forte”, revelou o técnico.

Olhando já em frente, esta é uma altura de fazer testes…

“Estamos a fazer vários ensaios e este será o primeiro ensaio a nível internacional para uma prova muito importante que será em Tóquio 2020, em que também já teremos este formato de estafetas, portanto, iremos disputar, não enquanto SLB, mas como Portugal. Mas, de facto, estes são os nossos atletas mais bem-dotados para nessa altura representarem o País e estamos já a ensaiar essa situação”, disse à BTV.

Perspetivando a prova, há muita estratégia para ser levada em conta.

“Claro que conhecendo as características dos atletas dos outros clubes, temos de jogar também com as características dos nossos atletas e também prepará-los para isso. Uma natação mais rápida, mais lenta, um ciclismo mais forte e isso depende sempre muito da tática que as outras equipas vão utilizar”, explicou.

“Esta é uma prova disputada numa distancia super sprint em que as características são de velocidade. Normalmente, os atletas que são bons nesta distância ou mesmo olímpica têm uma prestação excelente nestas distâncias, no entanto, é verdade que alguns atletas de menor relevo nas distancias superiores também se distinguem nas distâncias mais curtas”, concluiu João Mascarenhas.

Mélanie Santos

“Estamos preparados para conseguir um bom lugar”

A triatleta Mélanie Santos também já anteviu a prova e mostrou-se confiante.

“Vimos de um momento intenso de competições, ou seja, esta prova veio a calhar bem, mas também estamos um bocado cansados das outras provas. Nunca fiz estas distâncias, e muito menos pelo Benfica, ou seja, vai ser uma experiencia para todos, mas acho que estamos fortes e acho que vai correr bem”, começou por dizer à BTV.

Explicando como a prova se vai processar…

“Começam sempre as mulheres que vão intercalando com os homens, ou seja, cada um vai ter que fazer um triatlo, estamos habituados a isso, a única diferença é que vai ser em grupo, temos o apoio uns dos outros, vamos puxar uns pelos outros, o que vai tornar a prova ainda mais épica”, explicou.

E quais as perspetivas?

“Já conhecemos alguns dos nossos adversários de provas internacionais, há uma equipa francesa muito boa, que ganhou o ano passado, ou seja, é uma equipa muito forte que nos vai dar muita luta, mas acho que nós estamos preparados para conseguir um bom lugar”, concluiu a triatleta do Clube.

João Pereira

“Esta é uma prova bastante especial”

João Pereira também vai participar na competição e a ambição é o mote.

“Estamos bastante expetantes, vamos ter adversários bastante fortes de outras equipas internacionais, mas a nossa equipa do Benfica é uma equipa bastante boa. Será também um pouco como preparação para os jogos Olímpicos que foi anunciado, a menos de um mês, que vai haver uma prova de estafetas”, começou por afirmar à BTV.

“Acho que o Benfica tem tudo para fazer uma estafeta plena, representando a seleção, então julgo que este primeiro início, mesmo com a baixa do João Silva, fragiliza sempre um pouco, mas o Miguel Arraiolos também apresenta muito boa forma por isso acho que tem tudo para correr bem”, explicou.

Que tática esperar?

“Por ser uma prova curta é uma prova bastante especial, onde os erros técnicos podem condicionar grandes tempos, e também toda a organização da estafeta, desde do primeiro elemento ao último, tem de ser muito bem planeada. Como nós temos atletas com características diferentes acho que se completam e essa organização acaba por ser bastante fácil”, revelou.

“Tanto a frança, como Espanha e Alemanha têm um campeonato muito forte, vai ser muito concorrido. Lutar pelo pódio é sempre um objetivo, ganhar era o sonho, mas vai ser bastante complicado. Vamos lutar pelo pódio com afinco, sem desistirmos, sem baixar os braços e acho que podemos conseguir”, concluiu João Pereira.

“Competir pelo Benfica é sempre uma motivação extra”

Vera Vilaça também vai viajar até Espanha. Apesar de se apresentar como suplente da equipa, a vontade não falta… bem pelo contrário!

“Lutar pelo pódio é sempre um objetivo, ganhar era o sonho”

“A preparação é feita como é a prova, com treinos mais curtos, mais rápidos, tentar trabalhar a intensidade. Como sou ainda júnior estou mais habituada a estas distâncias curtas, portanto, adapto-me bastante bem e gosto de competir assim sempre muito rápido, duro, mas é uma prova bastante interessante”, disse à BTV.

Quais as perspetivas?

“As expetativas são muito altas, sabemos que é uma competição à altura, mas nós temos uma equipa muito forte, e estar a competir em equipa e a competir pelo Benfica é sempre uma motivação extra. Temos de ser ainda melhores do que costumamos ser porque temos a equipa à nossa espera e depende daquilo que cada um faz”, concluiu.

MD/SA

Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica

 

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar