Atletismo

01 agosto 2017, 11h26

Pedro Pablo Pichardo

Pedro Pichardo não vai participar no Campeonato do Mundo de Atletismo. Os regulamentos impedem um dos melhores triplistas de sempre de estar em Londres.

É atleta do Sport Lisboa e Benfica desde abril deste ano. Desde então, as três competições em que entrou – Lisboa, Paris e Lausanne – foram enquanto atleta do Clube.

Segundo os regulamentos da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Pichardo apenas poderá participar pelo Sport Lisboa e Benfica numa competição coletiva nacional 12 meses após a sua inscrição.

Pelos regulamentos da International Association of Athletics Federations (IAAF) e pela situação de não inscrição pela Federação Cubana – o país só reconhece e inscreve os atletas residentes na sua escola nacional de atletismo -, não poderá participar neste Mundial, que decorrerá de 4 a 13 de agosto.

Perante isto, Pedro Pichardo utilizou as redes sociais para agradecer ao Benfica todo o apoio, assumindo-se triste por não poder marcar presença no Campeonato do Mundo de Londres.

O saltador – Campeão do Mundo Júnior em Barcelona (2012) e Vice-Campeão Mundial absoluto em Moscovo (2013) e Pequim (2015) e falhou os Jogos Olímpicos de 2016 por lesão – é um dos raros triplistas que já voaram para lá de 18 metros (18,08, quarta melhor marca de sempre) e era um dos favoritos à conquista do ouro nos Mundiais. Um atleta de apenas 24 anos que terá, de certo, pela frente muitas oportunidades para mostrar o seu valor e qualidade.

Texto: Filipa Fernandes Garcia

Fotos: Arquivo / SL Benfica

Última atualização: 21 de março de 2024

Relacionadas