Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Judo
Judoca compete na quarta-feira, nos Mundiais de Budapeste.
26 agosto 2017, 15h31
Com cinco medalhas em Mundiais de judo, Telma Monteiro, continua a ser a principal esperança lusa nos Mundiais que decorrem de segunda-feira a domingo em Budapeste, na Hungria, assumiu a selecionadora.
"A Telma, por si só, mete pressão nela própria, ela já traçou bem os objetivos e nós sabemos que dali pode vir sempre um bom resultado. Não é preciso meter pressão em nenhum deles e muito menos na Telma, pelo trabalho que faz, trabalhou muito bem e já pôs o objetivo dela na cabeça. É como ela diz: quando vai, vai para ganhar, mas os outros também estão lá para ganhar", disse à agência Lusa a selecionadora Ana Hormigo.
Portugal apresenta-se na capital húngara com uma delegação de 15 atletas, com a bronze olímpica Telma Monteiro (-57 kg), quatro vezes vice-campeã mundial e uma vez terceira classificada, mas também Joana Ramos, Sergiu Oleinic ou Jorge Fonseca.
Telma Monteiro chega a Budapeste depois de ter vencido o Open Europeu de Minsk, em julho, colocando um ponto final a uma longa recuperação à lesão sofrida no ombro nos Jogos do Rio2016, que a obrigou a uma cirurgia.
A judoca, com o melhor palmarés de sempre na modalidade em Portugal, vai competir na quarta-feira, depois de ter subido cinco vezes a pódios de Mundiais, com a 'frustração' de nunca ter conseguido o título de campeã, em contraponto com cinco títulos europeus no currículo.
Em Budapeste, o diretor para o Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Judo (FPJ), Luís Monteiro, reconhece que Telma Monteiro é candidata, mas alerta para o processo de recuperação da judoca.
"Tem essa limitação, do ombro e das costas, mas é uma miúda com uma grande determinação, uma larga experiência", começou por dizer Luís Monteiro em declarações à agência Lusa, admitindo que o currículo e experiência lhe dão a hipótese de chegar ao pódio.
A judoca do Benfica realizou o estágio de preparação para o Mundial e mesmo não estando a 100%, face ao período longo de recuperação, de janeiro a maio, e vai apresentar-se com algumas limitações.
"Gostaríamos de dois lugares de finalista (até ao sétimo) e dois de semifinalistas (até ao nono) e que mais dois entrassem no projeto de esperanças olímpicas", explicou Luís Monteiro.
Outro nome experiente no judo português é o de Joana Ramos, judoca que compete nos -52 kg, quinta nos Mundiais de Paris, em 2011, e sétima em Tóquio, em 2010, e medalha de bronze e prata em dois Europeus.
"A Joana Ramos é muito experimente, está bem treinada, acredito que possa fazer bom resultado", considerou Luís Monteiro.
Em Budapeste, os «olímpicos» Sergiu Oleinic (-66 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg) são outros atletas com nome firmado no judo, além de Nuno Saraiva (-73 kg) e Célio Dias (-90 kg), judocas que também estarão na capital húngara e competiram no Rio2016.
"Temos aqui um misto, da equipa mais experiente, que já competiram em campeonatos do mundo, com experiência olímpica, e depois também temos os outros jovens, alguns de primeiro ano de seniores, que conseguiram garantir o apuramento e vão fazer a sua estreia", assinalou a selecionadora Ana Hormigo.
A seleção lusa vai contar ainda com Joana Diogo e Maria Siderot (-48 kg), Leandra Freitas (-52 kg), Yahima Ramirez (-78 kg), Gonçalo Mansinho (-60 kg), João Crisóstomo (-66 kg) Jorge Fernandes (-73 kg), e Anri Egutidze e João Martinho (ambos em -81 kg).
Os Mundiais seguem-se aos congressos da Federação internacional e União Europeia de Judo, na sexta-feira e hoje, encontros que servem para debater algumas mudanças na qualificação olímpica.
Um dos pontos já aprovado pelo Comité Olímpico Internacional é a criação de equipas mistas nos Jogos de Tóquio2010, competição para a qual estará em discussão a redução do número de atletas nos quadros masculinos.
"Há pressão do COI para que haja número igual e provas iguais, em masculinos e femininos. O que fará diminuir o número de quotas nos masculinos", explicou Luís Monteiro, presente nas duas reuniões juntamente com o presidente da FPJ, Jorge Fernandes.
Programa dos Mundiais de Judo de Budapeste:
- Domingo, 27 agosto: Sorteio
- Segunda-feira, 28 agosto: Joana Diogo e Maria Siderot (-48 kg) e Gonçalo Mansinho (-60 kg).
- Terça-feira, 29 agosto: Joana Ramos e Leandra Freitas (-52 kg) e Sergiu Oleinic e João Crisóstomo (-66 kg).
- Quarta-feira, 30 agosto: Telma Monteiro (-57 kg) e Nuno Saraiva e Jorge Fernandes (-73 kg).
- Quinta-feira, 31 agosto: Anri Egutidze e João Martinho (-81 kg).
- Sexta-feira, 01 setembro: Yahima Ramirez (-78 kg) e Célio Dias (-90 kg).
- Sábado, 02 setembro: Jorge Fonseca (-100 kg).
Texto: Agência Lusa
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024