Futebol

16 outubro 2017, 20h22

Matic no Benfica

E se um jogo frente ao ex-clube o catapultasse para uma carreira sem igual? Não deixa de ser irónico, mas este é um capítulo forte da história de Matic, que agora volta ao Estádio da Luz, mas para defrontar o Benfica pelo Manchester United, emblema para onde se transferiu, oriundo do Chelsea, no último verão.

Em 2011/12, em casa do Chelsea, num jogo para a Liga dos Campeões, o médio sérvio encheu o campo e deixou Stamford Bridge boquiaberto. Até os benfiquistas ficaram surpreendidos com a exibição. Nunca se vira tal Matic de águia ao peito, então tapado por Javi García na posição mais recuada do meio-campo.

Longe de ser titular, o sérvio ainda realizou 30 jogos em 2011/12; na época seguinte, o miolo seria seu. Com uma envergadura impressionante (1,94 m) e com um pé esquerdo fabuloso, há algo em Matic que faz lembrar Redondo, o médio argentino que espalhou magia no Santiago Bernabéu. Médio-defensivo moderno, tem uma amplitude impressionante, com um raio de ação que permite à equipa subir as linhas e pressionar alto o adversário.

Assim, ninguém se surpreendeu quando começaram os primeiros rumores do interesse de clubes das ligas mais fortes da Europa no concurso do sérvio. Já não era um desconhecido – tal como chegara à Luz –, mas sim um dos melhores do mundo da sua posição. O Chelsea aproveitou o mercado de inverno e levou-o de volta para Londres.

Antes disso, todavia, Matic ajudou o Benfica a vencer o FC Porto por 2-0, num jogo repleto de emoção, realizado dias depois do desaparecimento de Eusébio da Silva Ferreira. Ambiente de arrepiar! No dia 12 de janeiro de 2014 todos foram Eusébio.

Os azuis e brancos são um marco incontornável na passagem de Matic por Portugal. Decorria a época 2012/13 e realizava-se o clássico em Lisboa. Benfica e FC Porto empatariam a duas bolas na Luz, mas na retina ficou o golo do médio, num vólei perfeito a fazer lembrar Zidane na final da Champions com Bayer Leverkusen em 2001/02.

Pouco mais de três anos depois está de volta a uma casa onde foi muito feliz. Por certo para ser aplaudido.

MATIC

No Benfica de 2011/12 a 2013/14

99 jogos oficiais

9 golos

Primeiro jogo: Trabzonspor-Benfica, 1-1 (03/08/2011)

Último jogo: Benfica-FC Porto, 2-0 (12/01/2014)

Texto: Marco Rebelo

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas