Futebol

17 outubro 2017, 13h48

José Mourinho na Eusébio Cup

Em bom futebolês costuma dizer-se que “Isto não é como começa, é como acaba”. Assim foi com José Mourinho no Benfica, na estreia como treinador principal depois de passagens como adjunto no Sporting, FC Porto e Barcelona.

O treinador português, atualmente no Manchester United – adversário do Benfica na quarta-feira –, começou a 23 de setembro de 2000 com uma derrota no Bessa. Frente ao Boavista, o Benfica perdeu por 1-0. Seguiu-se a eliminação na Taça UEFA perante o Halmstads depois do 2-2 no Estádio da Luz.

O arranque foi algo periclitante e o primeiro triunfo aconteceu ao quarto encontro, por 1-0, ante o Belenenses. O Clube estava numa fase complicada na sua história, a operar mudanças que se viriam a revelar fundamentais para o futuro. O presidente da altura, João Vale e Azevedo, haveria de perder as eleições para Manuel Vilarinho e nada mais seria igual.

No relvado sentia-se essa turbulência, mas José Mourinho teve a capacidade de reunir as tropas para uma série de vitórias consecutivas. O volte-face nos resultados menos bons deu-se depois do desaire na Madeira com o Marítimo. Triunfos ante Farense, V. Guimarães e Campomaiorense (este para a Taça de Portugal) anteciparam o auge. No dia 3 de dezembro de 2000 houve dérbi na Luz. A antiga Catedral estava a rebentar pelas costuras e o Benfica respondeu a preceito. Pierre van Hooijdonk marcou de grande penalidade ainda na primeira parte; João Tomás arrumou a questão com um bis na etapa complementar.

José Mourinho sairia pouco depois do Clube e começava ali o primeiro dia do resto da vida do que é, para muitos, considerado o melhor treinador português de todos os tempos. Todavia, nunca esqueceu o emblema benfiquista. Várias vezes elogiou o Benfica enquanto Clube, a sua grandeza, a sua capacidade mobilizadora, bem como as suas infraestruturas e equipa de futebol. 

José Mourinho regressa agora a um estádio onde já esteve como adversário ao serviço do Chelsea (2005/06) e Real Madrid (2012/13), ambos os jogos a contar para a pré-temporada, o último dos quais enquadrado na Eusébio Cup. 

JOSÉ MOURINHO

Números no Benfica em 2000/01

11 jogos oficiais

6 vitórias

3 empates

2 derrotas

Primeiro jogo: Boavista-Benfica, 1-0 (23/09/2000)

Onze: Enke; Dudic (Calado, 56’), Paulo Madeira, Ronaldo, Rojas; Fernando Meira, Maniche, Poborsky (Miguel, 75’), Carlitos; Sabry (João Tomás, 66’) e Pierre van Hooijdonk.

Último jogo: Benfica-Sporting, 3-0 (03/12/2000)

Onze: Enke; Dudic, Marchena, Fernando Meira, Diogo Luís; Chano, Calado, Maniche; Carlitos (Poborsky, 73’), Miguel (Geraldo, 84’) e Pierre van Hooijdonk (João Tomás, 60’).

Total de jogadores utilizados: 22

Texto: Marco Rebelo

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas