Futebol

19 outubro 2017, 00h18

Svilar

O mais jovem guarda-redes de sempre (18 anos) a atuar na Liga dos Campeões, Svilar fica ligado à história da derrota do Benfica com o Manchester United (0-1), na 3.ª jornada do Grupo A da Liga dos Campeões, mas a infelicidade no lance-chave não pode apagar tudo o que de muito bom o internacional sub-19 belga mostrou, na baliza e fora dela, na quarta-feira à noite no Estádio da Luz.

No relvado, numa demonstração de personalidade, Svilar pediu desculpa aos adeptos e fê-lo em português.

Assim que o desafio terminou, o guardião foi confortado por todos os técnicos e companheiros do grupo benfiquista, mas do outro lado da barricada também houve vincadas manifestações de encorajamento.

O compatriota Lukaku, em pleno relvado, foi dos primeiros a abeirarem-se de Svilar, tal como o seu grande amigo Matic, que lhe deu um sentido abraço. À distância, foi impossível perceber o que lhe disse o avançado do United, mas, pela forma expressiva como liderou o diálogo, não custa adivinhar que lhe endereçou palavras de estímulo e de crença absoluta nas suas qualidades.

Sem complexos, Svilar falou aos jornalistas sobre o lance capital em que, apesar de ter congelado a bola nas luvas, acabou por detê-la para lá da linha de baliza depois de recuar no terreno para se reposicionar.

“Podia ter feito melhor, mas agora não há volta a dar. Estou preparado mentalmente para estas situações, que fazem parte do processo de crescimento”, assumiu.

Continuo a ter a confiança de toda a equipa. No Benfica queremos sempre ganhar, principalmente no Estádio da Luz com estes adeptos fantásticos, por isso não estamos contentes”, disse o mais jovem guarda-redes da história da Champions.

“Estou feliz por esse facto e agradecido aos meus companheiros de equipa”, comentou o belga.

Audíveis e esclarecedoras foram as declarações do treinador do Benfica nos diferentes momentos em que falou à Imprensa após o jogo.

Rui Vitória e José Mourinho

“Pondero todas as decisões que tomo. Svilar é um grande guarda-redes, é um craque, enfatizou Rui Vitória.

Tem que trabalhar para continuar a melhorar, claro. Quase ainda não tem pêlos na cara, mas tem mãos para isto. Tem as características que queremos e por isso é que jogou num encontro desta importância. O futuro do Benfica está assegurado”, frisou. 

No domingo [contra o Aves, na 9.ª jornada da Liga NOS] vai jogar outra vez. Estamos perante um jovem de enorme qualidade. As apostas que fiz em relação a ele, se fosse agora fazia outra vez. Tem muito potencial para ser um dos maiores a nível europeu”, vincou o técnico.

O treinador do Man. United fez igualmente uma defesa cerrada da qualidade do jovem guardião.

José Mourinho

“É um fenómeno. Antes prefiro que um guarda-redes meu sofra um golo destes do que esteja a pisar a linha de golo durante 90 minutos”, afirmou José Mourinho.

Só os grandes guarda-redes sofrem golos como este, porque só os grandes arriscam e utilizam o espaço que têm em frente. Só os grandes guarda-redes defendem uma bola como ele defendeu fora da área na primeira parte. É tudo aquilo que faz de bom pela fantástica utilização do espaço”, acrescentou.

“Teve azar e comeu este golo. Se calhar nunca mais vai comer outro igual. É um guarda-redes com um potencial fantástico”, insistiu o Special One.

“Das duas, uma: ou o Benfica tem um guarda-redes de topo para muitos anos, ou então o presidente que prepare uma mala grande porque vão pagar-lhe muito dinheiro por este miúdo daqui por uns anos.”

Mourinho mostrou-se conhecedor do cenário em que Svilar se mudou do Anderlecht para as águias. “Svilar só veio para o Benfica por ter confiança de que ia jogar aqui ainda muito jovem, porque neste momento é a forma como o Clube pensa e atua. Ele tinha outros grandes clubes e se calhar mais poderosos economicamente, mas a decisão foi jogar aqui”, sublinhou.

Raúl Jiménez

Raúl, avançado do Benfica, também falou sobre o lance que decidiu a partida frente ao Manchester United, passando uma mensagem de “confiança” e “ânimo” a Svilar.

“São coisas que acontecem, pode acontecer a qualquer um. Ele está a começar agora a carreira, temos de lhe dar confiança, transmitir-lhe ânimo para que se sinta melhor, ultrapasse isto e possa continuar a jogar”, afirmou o mexicano.

Texto: João Sanches, Marco Rebelo e Sónia Antunes

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas