Futebol

20 novembro 2017, 16h27

Jonas

Benfica e CSKA enfrentam-se no VEB Arena às 17h00 de quarta-feira para a 5.ª ronda da fase de grupos da Liga dos Campeões. Este não é, porém, o primeiro duelo em solo russo: há números e factos particulares que sustentam uma relação histórica entre os dois emblemas. O Site Oficial fez um levantamento.

10 curiosidades que ligam o CSKA e o Benfica

- Encontros anteriores 

O Benfica defronta pela segunda vez o CSKA na Rússia.  Em 2005, a eliminatória (a terceira) dizia respeito à Taça UEFA. Os moscovitas levaram a melhor (2-0 em casa, 1-1 na Luz).

- Os repetentes

Desde o último encontro na Rússia entre os dois emblemas são vários os repetentes. Do lado benfiquista, Luisão ainda permanece no plantel; nos moscovitas pontificam Akinfeev e os irmãos Berezutski, Aleksey e Vasily. 

- Manuel Fernandes sempre contra

O médio formado no Benfica enfrentou o CSKA nessa fatídica eliminatória de 2005; agora joga na liga russa, no Lokomotiv Moscovo.

- Único desaire na Rússia em eliminatórias

Em eliminatórias a duas mãos, a derrota por 2-0 com o CSKA foi a única do Benfica com clubes russos. Nas outras cinco ganhou sempre, a última das quais em São Petersburgo, frente ao Zenit.

- Velhos conhecidos

Dos dois lados há vários jogadores e treinadores que já se defrontaram ou jogaram na mesma equipa. Por exemplo, Jonas e Mário Fernandes coincidiram no Grémio; o treinador Viktor Goncharenko já sentiu a força do Benfica e a pontaria de Jonas quando orientava o BATE; Dzagoev já marcou a Júlio César quando este defendia as redes do Inter de Milão. 

- Estreia na Champions e em Moscovo

Benfica e CSKA estreiam-se em confrontos na Champions e na capital russa. O jogo da Taça UEFA, em 2005, aconteceu em Krasnodar.

- Fazer o que ainda não foi feito

Para pensar na Liga Europa – em primeira instância – o Benfica tem de alcançar o que nunca fez antes: vencer na casa do CSKA.

- A série negra de Akinfeev 

O guarda-redes internacional russo sofre golos na Champions há 43 jogos consecutivos, desde 2006. Agudizar essa série é fulcral para o Benfica pensar no triunfo e na continuidade na Europa. 

- Cinco russos pró-Benfica

Já passaram vários futebolistas de nacionalidade russa pelo Benfica, mas nenhum representou o CSKA. Foram eles: Yuran, Kulkov, Mostovoi, Ovchinnikov e Karyaka. 

- VEB Arena madrasta na Liga dos Campeões

O estádio do CSKA é um dos palcos do Campeonato do Mundo em 2018, mas não tem dado sorte aos moscovitas na Liga dos Campeões. Antes do Benfica, Manchester United e Basileia foram lá vencer. 

Texto: Marco Rebelo

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas