Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Treinador do Benfica enalteceu o ambiente vivido no seio do plantel antes da "final" de Moscovo com o CSKA, na Champions League. Desta forma a equipa está mais perto de “ter sucesso”.
21 novembro 2017, 17h54
“Não quisemos correr riscos. As temperaturas estavam baixas. Foi gestão de esforço e vamos decidir no dia de jogo. O importante é estarmos todos disponíveis física e mentalmente”, esclareceu.
O Benfica precisa obrigatoriamente de vencer para sonhar com a continuidade na prova. Todos acreditam que é possível fazê-lo em Moscovo.
“A crença é a mesma de muitas equipas de outros grupos. Estamos a jogar para três possibilidades [continuar na Liga dos Campeões, passar para a Liga Europa ou ser eliminado das provas europeias], é a pensar nisso que vamos entrar em jogo e a crença é muita”, assegurou.
O treinador do CSKA, Viktor Goncharenko, analisou o Benfica segundo a tática: mais perigoso no ataque em 4x4x2 e mais equilibrado em 4x3x3.
“É evidente que o treinador adversário olha para os últimos jogos e tira uma conclusão. Isso não me serve de referência. Já fizemos coisas bem feitas em 4x4x2 ou em 4x3x3. O que interessa é o que podemos fazer perante este adversário. Não quer dizer que um sistema seja bom e outro mau. Os nossos jogadores adaptam-se a qualquer sistema. Vamos entrar a controlar as valências do CSKA, nomeadamente do ponto de vista individual e as bolas paradas. Temos de perceber os espaços que podemos explorar e o ritmo que poderemos impor no jogo”, referiu Rui Vitória.
Sem pontos na Champions, as águias também não receberam euros na fase de grupos. O técnico desvaloriza a componente financeira e vira-se para a desportiva.
“Gosto de estar a par de várias áreas do futebol, mas as questões financeiras não são a prioridade. Quero é ganhar e preparar a equipa da melhor forma. O que interessa é o jogo em si”, apontou.
Devido às ausências de Svilar e Júlio César, Bruno Varela deverá ser o mais provável titular na baliza benfiquista. Rui Vitória deixou uma garantia.
Os jornalistas russos presentes na conferência de Imprensa mostraram-se surpreendidos com a alegria no plantel encarnado e o treinador explicou: “Estamos de bem com a vida. Enfrentamos os momentos de maior e menor stress com disponibilidade, alegria e sorriso na cara. Assim, estamos mais próximos de render mais e ter mais sucesso. Este grupo é muito unido e há uma grande amizade entre todos os jogadores.”
O guardião russo Ivan Zlobin não está inscrito na prova milionária da UEFA, mas foi tema na antevisão.
“O Ivan não está inscrito na Champions, trabalha na equipa B. O Benfica tem, na baliza e nas restantes posições, bons jogadores. O Ivan tem futuro na baliza do Benfica”, afirmou.
“Essa não pode ser a maior preocupação. Temos de conhecer e preparar o jogo em função do adversário. Tudo o restante será acessório. Temos de nos focar na forma como estamos a trabalhar”, considerou, acrescentando em jeito de remate: “O frio não tem a ver com adaptações. Os jogadores podem é estar mais habituados a jogar com este tipo de clima e isso é mais do ponto de vista mental. Do ponto de vista fisiológico, quando começar o jogo, os jogadores pensam nos aspetos táticos e técnicos e o frio é ultrapassado.”
Viktor Goncharenko tentou colocar a pressão do lado benfiquista ao afirmar que o Benfica tem o melhor plantel do grupo depois do Manchester United.
“Sabemos como são vividos estes jogos. Estamos atrás do CSKA e Basileia. Há uma realidade! Entramos na 5.ª jornada com a possibilidade de seguirmos para a Liga Europa ou continuar na Champions. O CSKA quer vencer em casa pela primeira vez na Liga dos Campeões, mas queremos mostrar a nossa qualidade”, observou.
Texto: Marco Rebelo
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024