26 de novembro de 2017, 23h20

Jonas já tem mais de 100 golos pelo Benfica

Futebol

Na mesma noite, o avançado brasileiro atingiu e ultrapassou a centena de golos. Marcou pelo 10.º jogo consecutivo e foi eleito o Man of the Match no duelo com o V. Setúbal (6-0).

Jonas, que está na Luz desde 2014/15, chegou aos 100 golos pelo Benfica, na partida da Liga NOS com o V. Setúbal, e consolida-se como segundo melhor marcador estrangeiro do Clube, atrás de Cardozo, agora com 101 golos (bisou com os sadinos).

Quando Jonas se estreou a marcar pelo Benfica, a 5 de outubro de 2014, frente ao Arouca (4-0), estava longe de imaginar que pouco mais de três anos depois chegaria ao golo 100 em todas as competições de águia ao peito.

O jogo da 12.ª jornada da Liga NOS com o V. Setúbal é, assim, histórico e inolvidável para o brasileiro. Com um cabeceamento aos 39’, o camisola 10 festejou pela centésima vez ao serviço do Clube. Mas o avançado brasileiro não se contentou e, aos 66’, começou uma nova contagem ao apontar o 101.º golo.

Com estes dois golos e com uma exibição de qualidade foi eleito o Man of the Match, o melhor jogador em campo, numa votação levada a cabo pelos internautas através do Facebook Oficial do Clube.

Jonas foi eleito Man of the Match

Os 101 golos de Jonas pelo Benfica distribuem-se por competições da seguinte forma: 80 na Liga NOS, 9 na Taça da Liga, 8 na Taça de Portugal, 2 na Liga dos Campeões e 2 na Supertaça.

Logo na época de estreia, o avançado fez 31 golos em 35 jogos. Destes 31, 20 foram na Liga NOS o que significou ter ficado a um de ser o melhor marcador da prova. Não foi nessa temporada, foi na seguinte. Na luta pela Bota de Ouro até ao fim, Jonas foi o melhor marcador em Portugal com 32 tentos marcados em 34 jogos na Liga NOS, num total de 36 golos em 48 partidas realizadas.

Em 2016/17 não foi tão feliz. Lesionou-se no início da temporada e foi afetado, pouco tempo depois, por uma infeção bacteriana que o afastou da competição uma série de meses. Ainda assim, foi a tempo de marcar 18 golos em 28 jogos e festejar a conquista do inédito Tetra por parte das águias.

De volta aos melhores tempos de Benfica, o camisola 10 teve um arranque de época com bastante apetite pelo golo. Já apontou 16 tentos em 19 jogos, sendo que no Campeonato Nacional tem uma média de golos superior a um por jogo (12 partidas/15 golos).

Na quarta época na Luz, Jonas já tem o seu nome gravado na história centenária do emblema: é o segundo melhor marcador estrangeiro do Clube – depois de Cardozo, com 172 golos – e um dos poucos futebolistas que completaram 100 golos de águia ao peito.

Para assinalar este feito, o Sport Lisboa Benfica criou uma edição especial, com uma T-shirt alusiva ao registo histórico já disponível na loja online do Site Oficial.

T-shirt Jonas 100 golos

Para além da marca, Jonas reforçou o seu nome na lista dos melhores marcadores da Liga NOS, agora com 15 golos (em 12 jornadas), mais seis do que o segundo posicionado, Aboubakar, do FC Porto.

Texto: Marco Rebelo e Filipa Fernandes Garcia

Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica 

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar