Futsal

01 dezembro 2017, 16h53

Afonso Jesus

Em 2016/17, foi campeão de Juniores pelo Benfica e o melhor jogador do Campeonato.

A época culminou com a promoção de Afonso Jesus à equipa principal de futsal. Em entrevista ao jornal O Benfica, a promessa explica a caminhada, o que foi feito e o que está por fazer.

Afonso Jesus

Como está a ser a transição dos Sub-20 para os Seniores?

Tem sido muito importante. A chamada à equipa sénior foi como que uma recompensa do trabalho nos Juniores no ano passado. Era um objetivo que já tinha há muito tempo e está a ser um período incrível. Trabalho com os melhores e no melhor clube.

Os jogos que já realizou nesta temporada são uma motivação para o futuro?

 Sim. É algo que me dá muita força para continuar a trabalhar. É ver todo o trabalho recompensado, assim como o esforço e dedicação que dou de mim todos os dias, em todos os treinos no seio desta excelente equipa.

É uma das faces da aposta que o futsal do Benfica está a fazer nos jovens. Como encara este novo paradigma do Clube?

 Julgo ser uma ideia muito positiva. Para além de promover os jovens a terem oportunidade de trabalhar com a equipa sénior, onde estão os melhores jogadores, faz com que possamos crescer muito ao lado de quem já tem muitos anos de futsal.

O plantel é uma mescla de juventude com experiência, isso pode fazer a diferença? E até que ponto ajuda na sua integração e desenvolvimento como jogador?

É algo muito importante. Não só os jogadores mais jovens do plantel, como aqueles que já têm mais anos disto, têm sido muito importantes para mim, apoiam-me muito na tentativa de ajudar a melhorar. Os treinadores e todo o staff que envolve a equipa sénior também têm sido impecáveis.

Em que aspetos julga que pode evoluir na equipa sénior e sob o comando do treinador Joel Rocha?

Tenho muita coisa para melhorar. Naturalmente que os que são mais jovens e estão a trabalhar com os mais velhos têm de progredir em vários aspetos. Estou no clube certo e na equipa ideal para evoluir.

Afonso Jesus

O que levou à decisão de escolher o projeto do Benfica em 2016?

Escolhi o Benfica porque é o meu clube do coração e desde sempre tive o sonho de jogar aqui, junto destas pessoas, destes adeptos que são uma fonte de inspiração enorme, apoiando-nos de um modo incansável. Esse foi sem dúvida um dos maiores fatores para escolher o Benfica.

Como é que surgiu o seu interesse pelo futsal? Tem algum ídolo ou inspirou-se em alguém?

Sempre tive um grande apreço pela modalidade. Comecei a jogar futsal nos Maristas, o meu colégio antigo, onde tive a oportunidade de trabalhar com o treinador de Juniores do nosso clube. Em relação ao ídolo, o meu foco são os jogadores com quem trabalho diariamente e retenho-me no que eles me vão ensinando, essa é a minha inspiração.

Que objetivos tem para a sua carreira?

Em primeiro lugar quero elevar o nome do Benfica ao máximo para conquistar o maior número de títulos. A nível individual gostava de um dia ter a oportunidade de pisar grandes palcos ao lado de grandes atletas e, se possível, tornar-me um dos melhores jogadores do mundo.

Texto: João André Silva

Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Futsal


Relacionadas