Futebol

04 dezembro 2017, 19h00

Renato Sanches e Gonçalo Guedes

O Observatório do Futebol revelou a lista atualizada dos 50 jogadores Sub-21 mais valiosos e nela constam três jogadores formados no Benfica. 

Rony Lopes (Mónaco), Renato Sanches (Swansea) e Gonçalo Guedes (Valência) são os únicos jogadores portugueses presentes e que têm em comum a formação feita no Caixa Futebol Campus

Com 21 anos, Rony Lopes tem sido um dos mais utilizados por Leonardo Jardim (21 jogos/3 golos) o que lhe valeu a estreia pela Seleção A de Portugal frente aos Estados Unidos. Chegou ao Benfica no último ano de infantil e aí permaneceu até aos Juniores. Saiu para o Manchester City e daí para França. O criativo atacante está em 32.º lugar na lista, avaliado em 33,9 milhões de euros (a 1 de setembro valia menos de 10 milhões). 

Rony Lopes na formação do Benfica

Dentro do top 30 está Renato Sanches (29.º lugar). O jogador do Swansea, emprestado pelo Bayern Munique, vê o seu nome constar entre os melhores com menos de 21 anos. O Observatório do Futebol atribui o valor de 37,6 milhões de euros ao médio-centro que chegou ao Benfica em 2007/08 e que percorreu todos os escalões de Formação – equipa B incluída – até chegar à equipa principal e à Seleção Nacional que venceu o Europeu em França. 

Renato Sanches na formação do Benfica

Gonçalo Guedes, emprestado pelo PSG ao Valência, está na 23.ª posição com um valor de 40,9 milhões de euros (estava avaliado em 24 milhões a 1 de setembro). Tal como Renato Sanches, o atacante, que completou 21 anos há dias, fez toda a Formação no Benfica, começando nos Pupilos do Exército até à equipa principal. Foi Campeão Nacional de Iniciados, Juvenis e Juniores – último título do Benfica –, passou pela equipa B e ainda festejou sete títulos pela equipa principal, incluindo um Tricampeonato.

Gonçalo Guedes na formação do Benfica

OUTROS CASOS DE SUCESSO
Mesmo não constando na lista do Observatório do Futebol (por terem mais de 21 anos) há múltiplos talentos a fervilhar no futebol europeu que detêm a chancela Made In Seixal

Ederson e Oblak na baliza; Nélson Semedo, João Cancelo e Lindelöf na defesa; Bernardo Silva e André Gomes no meio-campo; e Ivan Cavaleiro no ataque. Estes são alguns dos exemplos à espera do aparecimento dos vindouros.

O domínio benfiquista existente nas recentes convocatórias para as seleções jovens de Portugal faz prova do trabalho diário realizado no Caixa Futebol Campus

Texto: Marco Rebelo

Fotos: SL Benfica

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas