17 de dezembro de 2017, 23h20

Rui Vitória: “Afirmámo-nos categoricamente”

Futebol

Treinador do Tetracampeão elogiou a “postura inexcedível” dos jogadores, numa exibição que considerou de “quase perfeita”.

Benfica venceu o Tondela, por 1-5, em jodo disputado esta noite de domingo, no Estádio João Cardoso, para as contas da 15.ª jornada da Liga NOS, a última do ano 2017. Pizzi (2), Salvio e Jonas (2) assinaram os golos de um triunfo robusto, pleno de convicção e que mantém o Benfica firme na luta pelo Pentacampeonato.

Rui Vitória mostrou-se satisfeito com a exibição da equipa, “uma exibição de gala”, que considerou estar perto de “quase perfeita” e onde o 4x3x3 foi executado na perfeição e como se quer.

“Na abordagem que tivemos ao jogo, os jogadores foram muito fortes, então do ponto de vista mental… foi fortíssimo! Entrámos a saber aquilo que queríamos para o jogo, muito determinados, convictos e fizemos uma exibição de grande qualidade. Uma exibição quase perfeita, diria, tirando o golo sofrido… Foi aquilo que queríamos fazer em todos os momentos de jogo. Uma exibição com uma saúde física e mental muito grande. Acaba por ser um resultado volumoso, mas justo, frente a uma equipa boa, mas hoje fomos muito superiores. Circulámos a bola, criámos muitas oportunidades, controlámos o jogo do princípio ao fim”, analisou o treinador, acrescentando, já na conferência de Imprensa, que “esta não foi uma reação a nada, mas sim mais um jogo para disputar”, de uma equipa focada e unida.

“Nunca peço aos jogadores para resolverem o jogo cedo. Peço, sim, para entrarem forte. Aliás, peço em todos os jogos que demonstrem a sua qualidade e esta exibição demonstrou a saúde física que a equipa tem. Mostrámos muita qualidade e uma abordagem à campeão, não no sentido de sermos vaidosos, porque isso não faz parte da nossa essência, mas sim naquilo que é a determinação, convicção e crença. Os jogadores foram inexcedíveis e foi uma exibição de enorme qualidade, bem conseguida, frente a uma boa equipa, que tem criado problemas aos adversários, mas nós fomos claramente superiores”, reiterou.

Pizzi bisou na partida… É este o melhor Pizzi da época?

“É sempre bom quando os jogadores marcam golos. O golo veio dar um pouco mais de colorido em relação ao que foi exibição. Às vezes, quando se fazem certas análises, esquecemo-nos que o Pizzi foi o melhor jogador do último campeonato. A qualidade está lá… e hoje apareceu! Não estamos focados em questões pessoais, mas sim num trabalho coletivo que foi de grande qualidade, com uma grande entrega e uma comunhão que se viu dentro e fora do campo… E a dizer claramente: contem connosco, vamos estar até final, contem mesmo connosco. Vamos lutar, lutar e lutar até ao final por este campeonato”, atirou de forma taxativa Rui Vitória.

E este Benfica… é o melhor da época?

“Não estamos com essa preocupação, nós vamos é fazendo o nosso trabalho! Os jogadores estão com uma assimilação muito boa do que são as nossas ideias. Hoje foi a continuidade do que fizemos na quarta-feira [contra o Rio Ave, na Taça de Portugal], que também foi muito bom. Vamos ter jogos muito bons, jogo menos bons… a vida das equipas é esta! Agora, esta foi uma exibição de gala, num momento e num campo difícil e nós afirmámo-nos categoricamente”, enfatizou.

Relativamente ao facto de ter deixado Rúben Dias no banco e ter optado por Lisandro na zona central da defesa… “É sinal de que qualquer jogador que faz parte do nosso plantel tem qualidade e está pronto para competir. São opções do treinador! Hoje escolhi o Lisandro e ele correspondeu muito bem. É muito bom quando temos um eventual problema [que não temos] e temos uma situação de enorme qualidade. Estou satisfeito com todos os jogadores”, disse Rui Vitória.

Na próxima jornada da Liga NOS, marcada para dia 3 janeiro de 2018, há dérbi lisboeta no Estádio da Luz. Rui Vitória lembra que ainda há dois jogos para a Taça da Liga até lá e que no Benfica se pensa "jogo a jogo". "Neste momento, o jogo mais importante é o de quarta-feira [frente ao Portimonense, para a Taça da Liga]", disse, vincando que este Benfica sabe muito bem o quer e que está muito satisfeito - mas não iludido! - com a exibição e vitória em Tondela. Contudo, há muito trabalho pela frente até ao Pentacampeonato.

Texto: Sónia Antunes

Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica

Comentários (0)

200 caracteres disponíveis

Submeter

Ainda não existem comentários. Sê o primeiro a enviar uma opinião.

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar