10 de janeiro de 2019, 11h20

Liga NOS: raio-X do Santa Clara

Futebol

O Benfica desloca-se ao reduto do 9.º classificado da Liga NOS. Os açorianos regressaram esta época ao convívio com os grandes e apresentam uma equipa-tipo com muitas caras novas.

O Santa Clara é o adversário que se segue na caminhada do Benfica na Liga NOS. A partida da 17.ª jornada tem lugar às 19h00 de Portugal Continental (menos uma hora nos Açores), no Estádio de São Miguel.

De regresso à Primeira Liga – a última presença datava de 2002/03 – os insulares estão a fazer uma campanha regular, com seis triunfos em 16 partidas. Cederam três empates e perderam sete encontros. O saldo de golos é positivo: 26 marcados contra 25 sofridos. Curioso, neste particular, o facto de o Santa Clara conseguir melhores resultados na condição de visitante do que quando joga perante o seu público.

Para 2018/19, o Santa Clara apostou em João Henriques, técnico que treinara o Paços de Ferreira na época anterior, e em várias caras novas para reforçar o plantel, como se nota no onze-tipo, com os futebolistas mais utilizados: Marco Pereira; Patrick, Fábio Cardoso, César, Mamadu Candé; Anderson, Osama Rashid, Bruno Lamas; Zé Manuel, Alfredo Stephens e Fernando Andrade.

Porém, deste onze há dois nomes que não poderão dar o seu contributo e que tanta influência têm tido: Osama Rashid (em representação da seleção na Taça Asiática) e Fernando Andrade (transferido para o FC Porto no mercado de transferências de janeiro). A influência que os dois jogadores tinham na manobra do coletivo verifica-se ao atentarmos nos tops. Osama Rashid está no topo do Santa Clara nos marcadores, assistentes, rematadores, passadores e nos cruzamentos; o avançado Fernando Andrade só não aparece no top de passadores. A estas ausências, juntam-se, por lesão, Marco Rocha, Thiago e Denis Pineda.

Raio X do Santa Clara

Top 5 marcadores (todas as provas)

JOGADOR GOLOS
Osama Rashid 5
Zé Manuel 5
Fábio Cardoso 4
Bruno Lamas 3
Fernando Andrade 3

Os açorianos tiveram um arranque de temporada algo periclitante, com três empates e uma derrota, sendo que foram eliminados da Taça da Liga nas grandes penalidades pelo Aves. À entrada para o mês de setembro, vieram a estabilidade e as vitórias. Em seis jogos, cinco triunfos (4-2 ao Boavista, 0-3 ao Nacional, 1-0 ao Chaves, 1-2 ao Maria da Fonte e 1-2 ao Aves) e um desaire (1-3 com o Rio Ave).

Em novembro, regressaram as derrotas consecutivas, quatro (1-2 com o Sporting, 2-0 ante o V. Guimarães, 1-2 diante do Chaves e 2-3 frente ao Belenenses SAD); seguiu-se a vitória na casa do Moreirense (0-1), a derrota em São Miguel, 1-2, com o FC Porto, e o triunfo por 0-2 no Estádio do Bonfim. Nas recentes duas partidas, uma derrota (1-2 com o Tondela) e um empate, na última ronda da Liga NOS, a duas bolas com o Feirense, onde o Santa Clara alinhou de início com: Serginho; Patrick, Fábio Cardoso, Accioly, Mamadu Candé; Pedro Pacheco, Anderson, Martin Chrien; Alfredo Stephens e Zé Manuel.

O Santa Clara conta com 31 golos em todas as competições nacionais e o médio iraquiano Osama Rashid é o goleador de serviço, com cinco tentos, os mesmos que Zé Manuel. No encalce, destaque para os quatro golos do defesa-central Fábio Cardoso, produto da formação do Benfica.

Raio X do Santa Clara

Top 5 assistentes (todas as provas)

JOGADOR PASSES PARA GOLO
Osama Rashid 6
Bruno Lamas 3
Alfredo Stephens 3
Fernando Andrade 2
Patrick 2

Todavia, a arte de Osama Rashid não se esgota na hora de faturar. O médio também sabe dar a marcar, como confirmam as seis assistências já conseguidas. Distante vêm Bruno Lamas e Alfredo Stephens, ambos com três.

Raio X do Santa Clara

Top 5 rematadores na Liga NOS

JOGADOR REMATES
Fernando Andrade 29
Bruno Lamas 22
Osama Rashid 18
Zé Manuel 18
Patrick 10

O Santa Clara não é uma equipa vocacionada para atacar em cadência nos jogos que realiza. Segundo o portal Wyscout, tem 158 remates (cerca de 10 por desafio), mas cerca de 37% deles acertam na baliza contrária, percentagem acima da média produzida pelas 18 equipas da Liga NOS.

Fernando Andrade e Bruno Lamas, com 29 e 22 disparos, respetivamente, são os mais afoitos da equipa e os únicos do top 5 com mais do que uma vintena de remates na prova.

Raio X do Santa Clara

Top 5 cruzamentos na Liga NOS

JOGADOR CRUZAMENTOS
Patrick 23
Fernando Andrade 22
João Lucas 17
Zé Manuel 17
Osama Rashid 14

Os corredores laterais não são a arma mais utilizada pela formação liderada por João Henriques. Em 16 jogos na Primeira Liga, o Santa Clara contabiliza 162 cruzamentos – média inferior a 10 por jogo – e é a formação que menos usa este recurso na Liga NOS. Ainda assim, ultrapassou a dezena de cruzamentos em seis encontros.

Raio X do Santa Clara

Top 5 passadores na Liga NOS

JOGADOR PASSES
Patrick 426
Bruno Lamas 404
Osama Rashid 387
César 350
Fábio Cardoso 325

Também nos passes, os insulares são o emblema menos profícuo neste item na Liga NOS. Somam 4044 passes (270 por partida), com uma eficácia de 77%. O Santa Clara aposta nas transições rápidas. A posse de bola do opositor das águias no Campeonato cifra-se nos 44%.

Texto: Marco Rebelo

Fotos: Liga Portugal

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar