13 de janeiro de 2019, 20h25

Benfica conquista Taça da Liga!

Futsal

Troféu vem diretinho e com todo o mérito para as vitrinas do Museu Benfica-Cosme Damião.

Emoções ao rubro! SL Benfica e SC Braga encontraram-se, nesta tarde de domingo, na grande final da Taça da Liga de Futsal. Grande jogo no Pavilhão Municipal de Sines, com as águias a vencerem (3-0) e a revalidarem o troféu!

RESUMO DO JOGO

Joel Rocha lançou o repto no final da partida de sábado e a resposta da Família Benfiquista não tardou! Excelente ambiente nas bancadas, com os artistas a responderem em quadra! E que início de jogo, sintomático de uma autêntica final, com os primeiros minutos a serem marcados pelas muitas oportunidades criadas.

Coelho foi o primeiro a dar o mote, atirando à baliza de Roncaglio; na resposta, Tiago Brito, primeiro, Fernandinho, depois, tiveram nos pés soberanas oportunidades. Cinco minutos sem golos… mas que já se justificavam!

O Benfica começou a rodar o seu cinco, mantendo a velocidade, a qualidade e a identidade de processos. Fits e Robinho começaram a tirar as medidas à baliza minhota, com o coletivo a carregar e a remeter a equipa comandada por Paulo Tavares para a linha dos 10 metros, tal era a pressão.

Em cima dos 10’, num erro das águias, Nilson quase, quase aproveitou para inaugurar o marcador. Grande defesa de Roncaglio. O desafio já merecia golos... mas mantinha-se o 0-0 em Sines.

O jogo abriu, equilibrou… e muito perigo para as redes encarnadas! Marinho e João Abreu combinaram na perfeição, com Roncaglio a ser chamado ao serviço. Resposta pronta, desta feita com Raúl Campos a testar os reflexos de Vítor Hugo. Ataque, contra-ataque e Tiago Brito, de pé esquerdo, a atirar ao ferro! Jogo vivo e intenso!

Adivinhava-se o golo a qualquer momento… e ele chegou aos 15’, após uma triangulação espetacular, com Fernandinho a sentenciar de primeira no coração da área, após Roncaglio descobrir Robinho na ala! [GOLO: 1-0]

Benfica Final da Taça da Liga de futsal

Em vantagem, ainda mais Benfica, com os comandados de Joel Rocha por cima do jogo e a construírem várias situações de finalização, com Vítor Hugo a ser cada vez mais o destaque do encontro. A 2'23s do intervalo, infelicidade para os minhotos, com Vítor Hugo a sair lesionado, dando lugar a Vasco Ribeiro.

Até ao intervalo, manteve-se a toada, mas faltaram os golos! Bruno Coelho esteve a milímetros de dilatar; na resposta, num contra-ataque viperino, Cássio quase, quase empatava a contenda! Não obstante, ao cabo dos primeiros 20 minutos mantinha-se o 1-0.

Reinício de jogo, espetacular jogada do coletivo encarnado, com Fábio Cecílio (de ângulo apertado) a dilatar para o 2-0.

O adversário não acusou o golo e Coelho e Cássio mostraram que havia ainda muito para jogar… com o Benfica a ter de se focar e não facilitar!

Em cima da meia hora de jogo mantinha-se o 2-0, com o Benfica a dominar as operações, perante um SC Braga que nunca deixou de acreditar, mas ao qual começaram a faltar pernas para acompanhar o ritmo e a intensidade dos encarnados.

O Benfica continuava a carregar, em ataque organizado, e o golo não tardaria! Aos 33', lance de insistência, com Fits, com um espetacular trabalho de pivot a oferecer o 3-0 a Raúl Campos. Fits deu a marcar... mas também queria assinar o seu nome na lista de marcadores e, em duas ocasiões sucessivas, esteve muito, muito perto! Faltou alguma estrelinha...

Benfica Final da Taça da Liga de futsal

Sem nada a perder, Paulo Tavares colocou "a carne toda no assador", o mesmo que dizer que mudou a estratégia para um 5x4... Era o tudo por tudo dos arsenalistas! Não faltou ambição, mas este Benfica sabe muito bem o que quer e tem uma enorme qualidade!

Até ao final, não obstante as oportunidades criadas, o marcador não mexeu! Triunfo justo, de classe e talento, para o Sport Lisboa e Benfica, que assim revalida o troféu! A 2.ª Taça da Liga do palmarés vem diretinha para o Museu Benfica-Cosme Damião! [RESULTADO FINAL: 3-0]

Cinco inicial do Benfica: Diego Roncaglio, André Coelho, Tiago Brito, Rafael Henmi e Fernandinho.

Benfica Final da Taça da Liga de futsal

“Foi uma conquista justa, que agradeço ao Presidente”

Joel Rocha (treinador do Benfica): "Ficou evidente que foi muito difícil o jogo desta noite, com o SC Braga a adotar uma estratégia de muita aglomeração defensiva para explorar o contra-ataque. Entrámos bem, mas, como não fomos eficazes, manteve-se o 0-0, o que alimentou a estratégia do adversário. Fomos uma equipa de luta, com maturidade competitiva elevada e só isso permitiu ganharmos. Ao intervalo tivemos de organizar o nosso processo para o Braga não nos surpreender e julgo que fomos ainda melhores do que na primeira parte. Foi uma conquista justa, que agradeço ao Presidente, que representa um Clube que não nos deixa faltar absolutamente nada para que os jogadores tenham esta qualidade. Estou feliz, orgulhoso e agora é hora de festejar e pensar nas próximas batalhas. Mostrámos aqui o que valemos, o que somos e, em cada segundo, o que queremos. Conseguimos o objetivo de conquistar a Taça da Liga 'à Benfica'." 

Fernandinho (ala do Benfica): "Foi um grande jogo, a equipa do Braga também fez uma grande exibição, mas conseguimos cometer menos erros, saímos com a vitória e estamos muito felizes com este título. Estamos satisfeitos [por vencer este troféu pelo segundo ano seguido]. A equipa está a fazer um trabalho importante e, para nós, esta conquista também é muito relevante para o seguimento do Campeonato."

Benfica Final da Taça da Liga de futsal

TAÇA DA LIGA

Quartos de final

JOGO RESULTADO
Fundão-SC Braga 1-1 (2-4, nas gp)
Leões de Porto Salvo-Modicus 3-3 (10-11, nas gp)
Eléctrico-Sporting 3-3 (5-4, nas gp)
Futsal Azeméis-BENFICA 1-7

Meias-finais

JOGO RESULTADO
SC Braga-Eléctrico 4-1
Modicus-BENFICA 2-6

Final

JOGO RESULTADO
BENFICA vs SC Braga 3-0

 

Texto: Sónia Antunes

Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica

 

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar