Clube

25 janeiro 2019, 10h09

Eusébio

Eusébio da Silva Ferreira

A 25 de janeiro de 1942 nascia em Moçambique, para o mundo, Eusébio da Silva Ferreira. O Rei do futebol português faria, nesta sexta-feira, 77 anos.

Chegou ao Benfica em dezembro de 1960 e a partir daí nunca mais saiu das bocas do mundo. 15 épocas de uma história contada através de excelentes exibições, golos e conquistas, que fizeram de Eusébio um dos melhores jogadores portugueses de todos os tempos.

Fez 614 jogos pelo Benfica, marcou 638 golos (média superior a 1 por jogo), e ainda conquistou 10 Campeonatos Nacionais, 5 Taças de Portugal, 1 Taça dos Clubes Campeões Europeus e 5 Taças de Honra de Lisboa.

Notável também a nível individual, o Rei Eusébio foi o único jogador ao serviço de um clube português a vencer uma Bola de Ouro, em 1965, conquistando ainda, por duas vezes, a Bota de Ouro, troféu destinado ao melhor marcador europeu, em 1968 e 1973.

Eusébio

O dia em que Portugal parou

Na madrugada do dia 5 de janeiro de 2014 o país recebia a notícia de que Eusébio tinha morrido. Um dia que ficou marcado na história do Sport Lisboa e Benfica como um dos dias mais tristes de sempre.

Adeptos de todo o mundo assoberbaram o Estádio da Luz para dizerem um último "adeus" ao Pantera Negra, numa merecida e comovente homenagem. Cachecóis de vários clubes, cartazes, fotografias e outros artefactos foram deixados junto à estátua do Rei, que o eterniza.

A 3 de julho de 2015, o Panteão Nacional recebeu o corpo de Eusébio, numa cerimónia que contou com a presença da família do antigo futebolista, do Presidente Luís Filipe Vieira e de várias personalidades da sociedade portuguesa.

Texto: Márcia Dores

Fotos: Arquivo / SL Benfica

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas