2 de fevereiro de 2019, 16h46

Triunfo taxativo na antecâmara da Taça Hugo dos Santos

Basquetebol

O Benfica mantém a liderança da LPB e no fim de semana viaja até Sines…

Sport Lisboa e Benfica e CAB Madeira defrontaram-se, nesta tarde de sábado, à passagem da 17.ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol. No Pavilhão Fidelidade, vitória justa e sem contestação das águias que assim mantêm a liderança da prova.

RESUMO DO JOGO

Frente a frente o líder Benfica, com 31 pontos, e o 11.º classificado da geral, o CAB Madeira, com 20 pontos somados. Onze pontos a separarem as formações, que vinham de diferentes resultados na ronda anterior. As águias sofreram a primeira derrota da temporada, no Dragão Caixa, já os madeirenses conseguiram uma vitória caseira bem robusta (80-58) perante o V. Guimarães.

Bom início de jogo, com Tomás Barroso a dar o mote e a fazer um triplo bem ao seu jeito! Resposta do outro lado, com um afundanço de Smith! Espetáculo na Luz, com Miguel Maria a abrir o livro – mais um triplo – e Xavi Rey a dar show nos “abafos”.

As águias conseguiram um parcial de 8-2… mas do outro lado a resposta não tardou, com os insulares a conseguirem mesmo estar na frente do marcador (10-13), isto a meio do 1.º quarto.

Tomás Barroso e Miguel Maria – com Fábio Lima a juntar-se –, com mão quente, iniciaram a remontada, com Micah Downs a responder a Smith com um espetacular afundanço. Aos 26-17, João Paulo Silva parou o jogo, mas o Benfica continuou a mandar, a dilatar e a colocar o marcador num 29-19 ao cabo dos primeiros dez minutos.

Segundo quarto com a toada a manter-se, não obstante uns minutos em que faltou eficácia de parte a parte. Com cinco minutos para se atingir o intervalo, as águias venciam, por 41-27, com os triplos a fazerem a diferença! Apesar da qualidade ter baixado um pouco, paulatinamente, ponto a ponto, as águias foram cavando uma larga vantagem pontual assente na qualidade indivual e coletiva… RESULTADO AO INTERVALO: 61-40.

Basquetebol

Segunda metade com o Benfica a reentrar mandão e a querer resolver definitivamente! Pressão alta, defesa agressiva qb e muita raça em quadra, com as águias a manterem distâncias com classe. 73-50 era o resultado a meio do 3.º quarto... com o final do mesmo a chegar com um expressivo 86-63!

Nos últimos dez minutos, o Benfica manteve o pé no acelerador e continuou a dar espetáculo, com as individualidades a sobressaírem em prol do coletivo. Com cinco minutos para jogar, as águias atingiram a marca dos 100 pontos… e até ao final só deu Benfica, isto perante a boa réplica de um CAB Madeira que lutou sempre. RESULTADO FINAL: 105-91.

Vitória justa e convincente! Missão cumprida, com as águias a manterem a liderança da LPB.

Cinco inicial do Benfica: Micah Downs, Tomás Barroso, Miguel Maria, Arnette Hallman e Xavi Rey.

Basquetebol

Na próxima jornada joga-se a liderança isolada da Liga Portuguesa de Basquetebol, com Sport Lisboa e Benfica e UD Oliveirense a medirem forças à passagem da 18.ª jornada da competição. Este desafio está marcado para as 16h00 de dia 16 de fevereiro, domingo, em Oliveira de Azeméis.

Antes, já no próximo fim de semana, atenções focadas na Taça da Liga/Hugo dos Santos, prova que terá Sines como palco. O Benfica entra em quadra no sábado, dia 10 de fevereiro, às 15h00, na disputa da meia-final da competição, perante a formação da Ovarense. Na outra meia-final jogam UD Oliveirense e FC Porto.

A final disputa-se no dia seguinte, domingo.

Texto: Sónia Antunes

Fotos: Francisca Caria / SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar