Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Clube
Está prevista a presença de 140 dos “braços-armados” do Benfica, num total de cerca de 2500 representantes. Jogo é domingo, no Estádio da Luz, às 17h30, e os bilhetes custam dez euros em todas as Casas com sistema de bilhética.
08 fevereiro 2019, 19h04
O desfile em pleno relvado da Catedral
O pontapé de saída da partida está marcado para as 17h30 e os bilhetes para a mesma custam dez euros em todas as Casas com sistema de bilhética.
Sintomático do seu papel inovador e sempre na vanguarda, é preciso viajar até 1911 para encontrar a criação da primeira delegação do SL Benfica, na altura o Sport Lisboa e Portalegre, tendo-se seguido muitas outras.
O Clube foi crescendo, ganhando notoriedade e visibilidade, assente na sua popularidade e nos feitos alcançados e, ao seu lado, começaram também a surgir e a ganhar asas as Casas do SL Benfica. A primeira nasceu na cidade do Porto, em 1950, e, desde então, o caminho tem sido longo e profícuo, com os números a falarem por si!
A década de 1980 marca o pontapé de saída para o crescimento veloz da quantidade de Casas do Clube, contudo, é com Luís Filipe Vieira que os “braços-armados” do Benfica, como o próprio Presidente as apelidou, ganham uma nova dimensão e importância no seio do Glorioso, constituindo-se como verdadeiros locais de Mística, ligando o convívio e o associativismo com a própria vertente desportiva e muito mais.
O projeto de uniformização de imagem foi o mote para uma verdadeira revolução, com Almodôvar (4 de abril de 2009) e Oleiros (18 de abril de 2009) a darem o exemplo. Inovação, modernização, acompanhamento dos tempos, com estes locais a disponibilizarem neste momento praticamente todos os serviços que existem no Estádio face a uma ligação em rede. Comprar bilhetes, comprar RED PASS, pagar quotas, store Benfica (produtos oficiais), descontos únicos e até votar nas eleições do Clube… Todo um novo mundo!
De momento existem 298 Casas, Filiais e Delegações, espalhadas por todo o mundo e com representantes nos cinco continentes. Nestas, existem 14 Escolas de Modalidades do Benfica e uma Escola de Futebol do Clube, o que significa 25 mil atletas em ação, em 36 modalidades diferentes.
Ora, de há uns anos a esta parte o Clube dedica um jogo de futebol para homenagear estes verdadeiros bastiões de benfiquismo, sendo que o escolhido da temporada 2018/19 é o encontro da 21.ª jornada da Liga NOS, perante o Nacional.
O desafio tem início às 17h30, mas a festa vai começar cedo. De todos os pontos do País e de vários locais do mundo, é dia de romaria à Catedral. São esperadas 140 Casas, Filiais e Delegações do Benfica, um total muito perto de 2500 pessoas, com 45 autocarros a assegurar as muitas e longas viagens.
Pelas 13h00 momento muito importante, com a realização do almoço de trabalho, com a presença de Luís Filipe Vieira, Domingos Almeida Lima e dos delegados Regionais das Casas, num total que aponta para as 30 presenças. No camarote presidencial, para além do ponto de situação atual – como começou e onde estamos? – será apresentado o novo projeto Casas 2.0 – o futuro.
Este será dividido em três áreas de atuação, todas com gestão profissional: o Benfica ativo (atividades dos 6 aos 100 anos), o espaço Snack Bar e Restaurante e a Store Benfica. Tudo isto dotará os braços-armados do Clube de um associativismo ainda mais forte, acrescendo a capacidade de realização de eventos. A Casa-piloto para este inovador projeto é a de Santarém.
Voltando ao próximo domingo, a partir das 14h00 a Fan Zone será o palco central da animação, momentos que se prolongarão até bem perto do início do desafio, sendo que os delegados regionais vão assistir ao mesmo no Camarote Presidencial, enquanto os representantes e sócios das Casas vão ocupar o Piso 3 (Sectores 30, 31, 32, 33,…)
No intervalo do Benfica-Nacional o momento esperado, com o desfile em pleno relvado da Catedral, onde marcarão presença 280 pessoas.
Jorge Jacinto, diretor do departamento das Casas e Filiais do Benfica, esteve no programa "Em Linha", da BTV, na tarde de sexta-feira, e falou um pouco sobre o jogo dedicado às casas do Clube, mas também abordou o novo projeto Casas 2.0 – o futuro.
"Recuperámos esta tradição que homenageia as pessoas que diariamente trabalham nas Casas do Benfica de forma gratuita. São Sócios que fazem com que o Estádio possa estar perto de qualquer localidade, sendo que somos o único clube do mundo que permite aos Sócios e adeptos, fora do Estádio, terem o seu Benfica um pouco mais perto", salientou.
Para além do desfile em pleno relvado do Estádio da Luz no intervalo do Benfica-Nacional, irá haver um almoço de trabalho onde será apresentado o novo projeto Casas 2.0 – o futuro.
"Essa reunião de trabalho servirá para percebermos o que mudou nestes últimos anos e para preparar aquilo que são os próximos anos – as casas 2.0. Aprendemos muito daquilo que se faz e vamo-nos juntar, tentar dar uma inovação diferente. Penso que iremos criar um modelo único no mundo, os nossos parceiros dizem-nos que aquilo que estamos a fazer em Portugal é único", comentou Jorge Jacinto.
"As Casas 2.0 são um projeto transversal ao Clube. Queremos prepará-las para que no futuro tenham um profissionalismo que de certa forma pague o associativismo demonstrado ao longo destes anos. A Casa do Benfica de Santarém será a primeira a receber este projeto, relembrando que um dos grandes objetivos, o chamado Benfica Ativo, é que as crianças possam ter um espaço onde poderão usufruir de um grande apoio nas atividades letivas quando saem da escola, sendo acompanhadas diariamente por profissionais qualificados. Os seus tempos livres poderão assim ficar ocupados com aulas de música, de línguas, de robótica, de desporto e muitas mais. Será um espaço aberto das 9h às 24h, a funcionar com atividade desportiva, agarrado a um espaço de restauração profissional e também os nossos serviços do Benfica assegurados por profissionais", garantiu.
Texto: Sónia Antunes e Diogo Nascimento
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 4 de julho de 2022