Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Luís Nascimento (treinador), Alexandre Penetra (defesa-central) e Gonçalo Ramos (médio) reviveram os primeiros meses da competição e olharam para o futuro.
08 fevereiro 2019, 16h04
Luís Nascimento, treinador da equipa de Juniores do Benfica
Luís Nascimento, treinador dos Juniores, Alexandre Penetra, defesa-central, e Gonçalo Ramos, médio, fizeram um apanhado daquilo que foi a 1.ª Fase do Campeonato, salientaram a importância da Youth League e apontaram o foco para a conquista do título nacional, em entrevista à BTV.
Luís Nascimento: "Um nível competitivo bastante exigente. Olhando à classificação nota-se uma superioridade evidente da equipa do Benfica e um nível muito competitivo nas restantes equipas. Fizemos uma primeira fase fantástica, com um registo competitivo muito interessante, e terminámos invictos, que é algo digno de registo e muito poucas equipas vão conseguir fazê-lo no futuro, mas não foi fácil. Este percurso foi fruto de muito trabalho de várias pessoas, principalmente dos jogadores e da anterior equipa técnica."
Alexandre Penetra (na foto): "Tanto ao nível individual como coletivo, todos evoluímos e isso é o mais importante. E a juntar a isso conseguimos fazer uma primeira fase invicta, sendo algo que fica marcado na história do Clube. Podemos retirar muito mais coisas positivas do que negativas."
Gonçalo Ramos: "Quero reforçar que, apesar de invictos, esta primeira fase não foi assim tão fácil como parece à primeira vista. Houve vários jogos que nós ganhámos na garra, na raça. Triunfos nos últimos minutos, que eu me lembre, foram dois, três jogos – Marítimo, Alverca e Belenenses..."
Luís Nascimento: "O nosso principal objetivo, apesar da idade dos jogadores, é proporcionar-lhes uma experiência competitiva nas várias provas. Neste Clube interessa-nos sempre estar nas fases decisivas, e a partir do momento em que estamos nestas fases o número de jogos de carácter mais competitivo aumenta e vai permitir uma melhor evolução. O facto de termos vários jogadores de primeiro ano é bom, é sinal de que o Clube está a queimar algumas etapas na formação dos atletas."
Alexandre Penetra: "A nossa geração está habituada a ganhar. Foi fácil adaptar-nos aos atletas mais velhos, essa junção foi fácil de se fazer porque ao jogarmos no Benfica temos incutida a cultura de ganhar, por isso é muito fácil juntarmos duas gerações ambiciosas que nunca estão satisfeitas e querem sempre ganhar."
Gonçalo Ramos (na foto): "Normalmente os jogadores mais velhos são mais fortes fisicamente, são mais rápidos, mas depois é uma questão de adaptação e, ao final de 10/15 jogos, nós já estamos habituados e acabamos por crescer como jogadores nesse aspeto."
Luís Nascimento (na foto): "A Youth League é uma competição muito importante para o Clube e para os atletas, é o torneio que dá maior visibilidade ao trabalho feito na formação, que mostra pela Europa fora o que nós fazemos de bem dentro do Benfica."
Alexandre Penetra: "É uma Liga dos Campeões de Sub-19 e isso só nos faz bem para crescermos e estarmos mais preparados para uma chamada à equipa A ou à equipa B, porque na Youth League já se joga muito a nível profissional."
Gonçalo Ramos: "A Youth League já é um nível acima, prepara-nos para jogar a Liga dos Campeões, daqui a alguns anos, no Estádio da Luz, por exemplo. É aqui que os melhores jogam contra os melhores."
Luís Nascimento: "O modelo de jogo não é de equipa, o modelo de jogo é do Benfica. A nossa adaptação é perfeitamente normal a um nível de jogo mais elevado onde encontramos atletas mais competentes, mas acima de tudo são jovens que continuam o seu percurso e o seu processo de formação. Apesar de já estarem numa fase mais avançada e mais próxima daquilo que é o futebol profissional, não nos podemos esquecer que são jovens, que continuam com o seu processo de formação e a nossa responsabilidade é tremenda."
Gonçalo Ramos: "O objetivo de qualquer jogador dos Juniores é chegar aos Sub-23 e à equipa B. As formas de jogar mudam um pouco consoante o treinador, mas é o Benfica, por isso temos de estar sempre preparados."
Alexandre Penetra: "Temos de estar sempre preparados para num fim de semana jogarmos nos Juniores, no fim de semana seguinte entrarmos em campo pelos Sub-23 e assim sucessivamente. Temos de olhar para isto como forma de completar o nosso crescimento."
Luís Nascimento: "Vai ser um momento competitivo de excelência, muito disputado, independentemente de quem seja o adversário. Uma fase final é fantástica, a dificuldade aumenta, jogamos contra as melhores equipas e há uma grande responsabilidade por estar nesta fase."
Alexandre Penetra: "Todos os jogos são bastante importantes. O primeiro é com o FC Porto, mas depois todos os outros vão ser tão ou mais difíceis. Temos de estar mentalizados que não vai ser fácil, o nível de concentração tem de estar ao máximo."
Luís Nascimento: "Temos já um jogo contra o FC Porto no dia 17 de fevereiro. Caso não fosse esta equipa, seria outra, o jogo valeria na mesma três pontos e os níveis de exigência seriam os mesmos. Esta fase da competição obriga a uma maior responsabilidade da nossa parte. É importante percebermos que a primeira fase foi fantástica, mas já faz parte do passado. Agora volta tudo a zeros e temos de continuar a trabalhar para mostrar a nossa competência e assim vencermos os adversários."
Gonçalo Ramos: "O título nacional é sempre a nossa ambição. Vão ser 14 finais, todos os adversários são difíceis e, como tal, não vão haver jogos fáceis."
Texto: Diogo Nascimento
Fotos: SL Benfica / Arquivo
Última atualização: 21 de março de 2024