18 de fevereiro de 2019, 11h30

Liga NOS: raio-X do Aves

Futebol

Adversário do Benfica na 22.ª jornada é atual 16.º classificado na prova e vem de uma vitória (0-1) frente ao Marítimo na última ronda.

Depois do triunfo sobre o Galatasaray (1-2) na Liga Europa, o Benfica volta à Liga NOS para visitar o Desportivo das Aves às 20h15 desta segunda-feira. O adversário encontra-se na 16.ª posição com 21 pontos, como resultado de seis vitórias, três empates e 12 derrotas.

Na primeira volta da Liga NOS (5.ª jornada), a 23 de setembro de 2018, os encarnados venceram o Aves por 2-0 no Estádio da Luz. João Félix (estreia a titular pela equipa principal) e Cervi apontaram os golos das águias. Nessa altura, José Mota era o treinador dos avenses, tendo vindo a ser substituído por Augusto Inácio após a eliminação da Taça de Portugal diante o SC Braga em meados de janeiro.

Desde a entrada do novo técnico, o Aves disputou quatro jogos na Liga NOS, venceu três e perdeu um. O primeiro desafio de Augusto Inácio no banco dos avenses terminou com uma vitória caseira frente ao V. Setúbal (2-1); na semana seguinte, novo triunfo, mas fora de portas, no terreno do Tondela (0-2).

Desportivo das Aves

O mês de fevereiro começou e o Aves somou a primeira derrota sob o comando de Augusto Inácio. A receção ao SC Braga foi favorável aos visitantes, que venceram a partida por 0-2. Na última jornada, porém, os avenses ganharam em terras insulares (0-1), sendo o golo solitário de Mama Baldé.

Diante do Marítimo, o Aves apresentou-se taticamente em 5x4x1, sistema idealizado e moldado por Augusto Inácio. O onze inicial foi composto pelos seguintes jogadores: Beunardeau (guarda-redes); Rodrigo (lateral-direito), Ponck (central), Diego Galo (central), Jorge Fellipe (central) e Vítor Costa (lateral-esquerdo); Mama Baldé (médio-direito), Vítor Gomes (médio-centro), Braga (médio-centro) e Luquinhas (médio-esquerdo); Derley (avançado).

No mercado de inverno, que terminou a 31 de janeiro, os avenses contrataram quatro jogadores: Marcelo Santos (médio-defensivo), Erik (médio-ofensivo), Gabriel Rodrigues e Caíque (avançados).

Desportivo das Aves

Top 5 marcadores

JOGADOR GOLOS
Mama Baldé 6
Vítor Gomes 3
Defendi 2
Carlos Ponck 2
Rodrigo 1

Até ao momento, o Aves conta com 23 golos marcados na Liga NOS, sendo que o seu principal artilheiro é Mama Baldé com seis remates certeiros. O segundo melhor marcador é Vítor Gomes com três tentos apontados. Juntos representam 39% dos golos apontados no Campeonato, onde a equipa do Benfica detém o melhor ataque da competição (57 golos).

Desportivo das Aves

Top 5 assistentes

JOGADOR ASSISTÊNCIAS
Rodrigo 3
Derley 2
Luquinhas 1
Vítor Costa 1
Mama Baldé 1

No que toca a passes decisivos para golo na Liga NOS, Rodrigo é o grande destaque da formação nortenha. O defesa assistiu três vezes neste Campeonato, sendo o benfiquista Pizzi o líder deste ranking estatístico com 13 assistências.

Desportivo das Aves

Top 5 rematadores

JOGADOR REMATES
Mama Baldé 40
Derley 24
Fariña 19
Vítor Gomes 18
Carlos Ponck 11

Mama Baldé volta a destacar-se noutro parâmetro estatístico, sendo o jogador mais rematador do Aves. O extremo leva 40 remates nesta competição, de acordo com os dados da plataforma Wyscout, sendo o 15.º mais rematador em toda a prova.

Desportivo das Aves

Top 5 cruzamentos

JOGADOR CRUZAMENTOS
Rodrigo 84
Mama Baldé 33
Vítor Costa 21
Rúben Oliveira 11
Cláudio Falcão 9

Relativamente a cruzamentos, Rodrigo é o jogador da equipa de Vila das Aves que lidera esta categoria. O lateral já centrou 84 vezes nesta edição da Liga NOS, corroborando também o facto de ser o melhor assistente do plantel às ordens de Augusto Inácio. Os avenses são a 10.º equipa que mais cruzamentos efetuam (337).

Desportivo das Aves

Top 5 passadores

JOGADOR Passes
Rodrigo 712
Vítor Gomes 628
Carlos Ponck 617
Vítor Costa 372
Mama Baldé 366

Nesta categoria é novamente Rodrigo que mais se destaca. O defesa é quem mais passes efetua durante os jogos do Campeonato. O Aves é a 17.ª equipa mais passadora da competição (6293 passes), numa lista liderada pelo Benfica (10 041 passes).

Texto: Diogo Nascimento

Fotos: Liga de Portugal

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar