18 de março de 2019, 16h18

Pizzi: o rei dos reis das assistências na Europa

Futebol

A arte de bem servir é um dos predicados do camisola 21 do Benfica, que lidera o ranking dos passes para golo nas sete principais ligas do Velho Continente.

Visita a Moreira de Cónegos na 26.ª jornada da Liga NOS e mais um passe de Pizzi para golo no triunfo do Benfica sobre o Moreirense (0-4). O médio é o jogador com mais assistências nas sete principais ligas europeias.

Após um pontapé de canto, batido com conta, peso e medida, Samaris fez de cabeça o 2.º golo do Benfica no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas. O passe teleguiado pertenceu uma vez mais a Pizzi, o Rei das assistências na Liga NOS e na Europa.

Com mais um passe para golo realizado na tarde de domingo (17 de março), o camisola 21 das águias reforçou a liderança das assistências no Campeonato Nacional – são já 15 os golos que o médio encarnado deu a marcar. Entre os benfiquistas, André Almeida (8) e Grimaldo (6) são os jogadores que se lhe seguem no ranking.

Além de se destacar na Liga NOS, Pizzi é o jogador com mais assistências realizadas nas sete principais ligas europeias – Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França, Rússia e, claro, Portugal.

O centrocampista do Benfica, uma das peças relevantes no sistema tático e no modelo de jogo definidos por Bruno Lage, fica à frente de alguns dos nomes mais sonantes do futebol mundial. Lionel Messi, do Barcelona, e Eden Hazard, do Chelsea, são apenas alguns dos exemplos.

Moreirense-Benfica

Top 5 das maiores 7 ligas da Europa

JOGADOR CLUBE ASSISTÊNCIAS
Pizzi Benfica 15
Messi Barcelona 12
Sancho Dortmund 12
Hazard Chelsea 11
Di María PSG 10

Com Pizzi (15) e Messi (12) nas duas primeiras posições, Jadon Sancho, do Borússia Dortmund, completa o pódio do top 5 de assistentes das sete principais ligas da Europa. Eden Hazard (11), do Chelsea, ocupa o quarto lugar, enquanto o ex-benfiquista Di María (10), que agora veste a camisola do PSG, fecha este restrito lote de reis.

Ainda existem mais cinco jogadores com 10 assistências nas ligas analisadas – Kimmich (Bayern Munique), Thorgan Hazard (Borússia Mönchengladbach), Ryan Fraser (Bournemouth), Bruno Fernandes (Sporting) e Jony Rodriguez (Alavés) –, mas Di María precisou de menos tempo em campo para efetuar os passes para golo e esse é o fator de desempate.

Moreirense-Benfica

Dá muito a marcar, mas também marca

O brilho do desempenho de Pizzi não resulta "apenas" das assistências. O internacional português também tem a mira apontada às redes adversárias e é o 5.º melhor marcador das águias na Liga NOS. Nesta época já concretizou por oito ocasiões, o que equivale a 11,1% dos golos faturados pelo Benfica (72) no Campeonato.

O excelente momento de forma que atravessa está à vista de todos. Fernando Santos, selecionador nacional, tornou a convocar o camisola 21, incluindo-o no leque de quatro benfiquistas chamados para os primeiros dois desafios da fase de qualificação para o Euro 2020, que vão ter lugar no Estádio da Luz nos dias 22 e 25 de março, diante da Ucrânia e da Sérvia.

Texto: Diogo Nascimento

Fotos: SL Benfica / Arquivo

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar