Futebol

18 março 2019, 16h18

Pizzi, Messi, Sancho, Hazard e Di María

Visita a Moreira de Cónegos na 26.ª jornada da Liga NOS e mais um passe de Pizzi para golo no triunfo do Benfica sobre o Moreirense (0-4). O médio é o jogador com mais assistências nas sete principais ligas europeias.

Após um pontapé de canto, batido com conta, peso e medida, Samaris fez de cabeça o 2.º golo do Benfica no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas. O passe teleguiado pertenceu uma vez mais a Pizzi, o Rei das assistências na Liga NOS e na Europa.

Com mais um passe para golo realizado na tarde de domingo (17 de março), o camisola 21 das águias reforçou a liderança das assistências no Campeonato Nacional – são já 15 os golos que o médio encarnado deu a marcar. Entre os benfiquistas, André Almeida (8) e Grimaldo (6) são os jogadores que se lhe seguem no ranking.

Além de se destacar na Liga NOS, Pizzi é o jogador com mais assistências realizadas nas sete principais ligas europeias – Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França, Rússia e, claro, Portugal.

O centrocampista do Benfica, uma das peças relevantes no sistema tático e no modelo de jogo definidos por Bruno Lage, fica à frente de alguns dos nomes mais sonantes do futebol mundial. Lionel Messi, do Barcelona, e Eden Hazard, do Chelsea, são apenas alguns dos exemplos.

Moreirense-Benfica

Top 5 das maiores 7 ligas da Europa

JOGADOR CLUBE ASSISTÊNCIAS
Pizzi Benfica 15
Messi Barcelona 12
Sancho Dortmund 12
Hazard Chelsea 11
Di María PSG 10

Com Pizzi (15) e Messi (12) nas duas primeiras posições, Jadon Sancho, do Borússia Dortmund, completa o pódio do top 5 de assistentes das sete principais ligas da Europa. Eden Hazard (11), do Chelsea, ocupa o quarto lugar, enquanto o ex-benfiquista Di María (10), que agora veste a camisola do PSG, fecha este restrito lote de reis.

Ainda existem mais cinco jogadores com 10 assistências nas ligas analisadas – Kimmich (Bayern Munique), Thorgan Hazard (Borússia Mönchengladbach), Ryan Fraser (Bournemouth), Bruno Fernandes (Sporting) e Jony Rodriguez (Alavés) –, mas Di María precisou de menos tempo em campo para efetuar os passes para golo e esse é o fator de desempate.

Moreirense-Benfica

Dá muito a marcar, mas também marca

O brilho do desempenho de Pizzi não resulta "apenas" das assistências. O internacional português também tem a mira apontada às redes adversárias e é o 5.º melhor marcador das águias na Liga NOS. Nesta época já concretizou por oito ocasiões, o que equivale a 11,1% dos golos faturados pelo Benfica (72) no Campeonato.

O excelente momento de forma que atravessa está à vista de todos. Fernando Santos, selecionador nacional, tornou a convocar o camisola 21, incluindo-o no leque de quatro benfiquistas chamados para os primeiros dois desafios da fase de qualificação para o Euro 2020, que vão ter lugar no Estádio da Luz nos dias 22 e 25 de março, diante da Ucrânia e da Sérvia.

Texto: Diogo Nascimento

Fotos: SL Benfica / Arquivo

Última atualização: 9 de julho de 2019

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas

Futebol

Programa Elite International volta a marcar a diferença

Duas semanas de intensa aprendizagem no Benfica Campus permitiram que 22 jovens atletas, nascidos entre 2005 e 2007, com nacionalidades holandesa, norueguesa e escocesa, assimilassem novos conceitos de jogo, associados à metodologia de treino implementada pelo Clube. O programa Elite International Development, em parceria com a Coerver Coaching, já vai na 11.ª edição e as experiências continuam a ser "marcantes". "Todos conhecem o trabalho da nossa formação. É importante receber jovens de qualidade que querem aprender, conhecer o Benfica e a sua metodologia", afirmou Simão Sabrosa, diretor de Relações Internacionais do Clube, à reportagem da BTV.

Futebol

V. Guimarães-Benfica em imagens

No Estádio D. Afonso Henriques, o Benfica empatou com o Vitória de Guimarães (3-3), nesta quarta-feira, em jogo da 2.ª jornada do grupo A (fase 3) da Taça da Liga. Depois do autogolo de Alfa Semedo, Pizzi marcou o segundo golo e Nemanja o terceiro pelos encarnados. Veja aqui as melhores imagens do encontro...

Futebol

Taça da Liga: antevisão de Jorge Jesus | #VSC-SLB

O Benfica venceu (1-3) o Vitória de Guimarães, na Cidade-Berço, na 7.ª jornada da Liga Bwin, mas, desta feita, para a 2.ª jornada do grupo A (fase 3) da Taça da Liga, Jorge Jesus sabe que terá um contexto competitivo "diferente". Mas o técnico, esperando um rival com o seu "melhor onze" e tendo de modificar a equipa em função da densidade competitiva a que tem estado sujeita, deixou claro, em declarações à BTV, que o coletivo "está preparado" para um embate "extremamente difícil".

Futebol

Por dentro do jogo com o Vizela

Um golo de Rafa, aos 90'+8', levou a crença Benfiquista à explosão de euforia de todos os que sentem e vivem o clube! Muitos deles estiveram em Vizela horas antes do início do duelo, demonstrando o seu amor. A receção à equipa do Benfica foi carregada de paixão e o 0-1 final, no desafio da 9.ª jornada da Liga Bwin, trouxe um sentimento de dever cumprido! Antes, durante e depois, os Benfiquistas disseram presente no apoio à equipa. Veja como se viveu nos bastidores, e não só, a missão Vizela!

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar