Basquetebol

28 março 2019, 21h43

Miguel Maria

O Benfica perdeu, nesta quinta-feira, por 71-78, frente à Oliveirense, no jogo que abriu a 2.ª jornada da 2.ª fase da Liga Portuguesa de Basquetebol. Noite de reviravoltas e incertezas até ao final.

RESUMO DO JOGO

Pavilhão Fidelidade composto para receber o líder da tabela classificativa e detentor do título nacional. Com eficácia de ambas as partes no arranque da partida, o primeiro ataque foi para a formação de Oliveira de Azeméis, que somou os dois primeiros pontos e seguiu na frente.

O conjunto da casa reorganizou a defesa e deu uma boa resposta. Depois de ter estado a uma distância de 11 pontos (2-13), reagiu e recuperou da desvantagem.

[1.º QUARTO: 20-21] Os primeiros 10 minutos jogados deixavam tudo em aberto para o segundo quarto, com apenas um ponto a separar as duas equipas.

RESUMO DO 1.º QUARTO

Boa reentrada do Benfica, a protagonizar uma grande recuperação. Numa altura em que faltavam jogar 7 minutos, a formação liderada por Carlos Lisboa igualou o placard (23-23) e, praticamente a meio do segundo quarto, Álex Suárez, com um triplo, colocou os encarnados pela primeira vez na frente do marcador (25-23).

Com mais ritmo e perante uma UD Oliveirense em claras dificuldades, o Benfica – mais agressivo no ataque – ia aproveitando os erros do adversário para cavar distâncias: 35-32 quando faltava um minuto para o intervalo.

[INTERVALO: 37-35] Primeiros 20 minutos jogados e uma grande reviravolta no resultado, com os encarnados a alterarem as contas. Depois de uma desvantagem (curta) de um ponto no final do primeiro quarto, o Benfica respondeu bem e saiu para o intervalo na frente.

RESUMO DO 2.º QUARTO

A formação de Carlos Lisboa regressou do balneário com o mesmo cinco com que iniciou o encontro e, ao longo do terceiro quarto, inverteram-se os papéis: 46-38 quase a meio dos 10 minutos.

[3.º QUARTO: 57-53] No final do terceiro quarto, mantinha-se tudo em aberto, com uma diferença de apenas 4 pontos, numa partida pautada pelo equilíbrio, onde a vitória poderia pender para qualquer um dos lados.

RESUMO DO 3.º QUARTO

Uma grande entrada da Oliveirense no último quarto permitiu ao líder da tabela classificativa passar para a frente do marcador (57-60). Antes do time-out pedido pelo técnico adversário, a 7 minutos do final, os encarnados reagiram e ganharam nova vantagem (63-60) numa corrida frenética para a liderança da Liga Portuguesa de Basquetebol.

Minutos finais de nervos no Pavilhão Fidelidade, com Benfica e Oliveirense separados por apenas um ponto a um minuto do final do duelo (71-72). No entanto, uma jogada de quatro pontos de James Ellisor (cesto e falta) deixou o jogo praticamente resolvido.

[FINAL: 71-78] Noite de reviravoltas e incertezas até ao final, com o Benfica a ceder nos derradeiros instantes.

Formação inicial do Benfica: Miguel Maria, Micah Downs, José Silva, Arnette Hallman e Mickell Gladness.

Suplentes: Gonçalo Delgado, Fábio Lima, Jaques Conceição, Cláudio Fonseca, Tomás Barroso, Álex Suárez e Rafael Lisboa.

Na próxima jornada, a formação de Carlos Lisboa desloca-se ao terreno da Ovarense (31 de março, domingo, às 16h00).

Benfica-Oliveirense

“Temos de ser mais fortes e mais intensos”

Carlos Lisboa (treinador do Benfica): “Entrámos mal no jogo. No primeiro quarto, em termos defensivos, não fizemos o que tínhamos de fazer. Retificámos ainda no primeiro quarto e no segundo limitámos o ataque da Oliveirense. Estivemos na frente ainda no terceiro quarto e terminámos da mesma forma como começámos: mal. Não selecionámos os melhores timings para os lançamentos ao cesto nem a melhor solução para passar a bola para onde ela tinha de ir, não fomos coletivos nessa parte. Em termos defensivos, no último quarto também não estivemos bem e, quando não se defende bem, acontece isto. É este o trabalho que temos de melhorar, ser bastante mais fortes, mais intensos em termos defensivos e ofensivos.

Miguel Maria (jogador do Benfica): “Começámos mal, voltámos ao jogo, passámos para a frente, fizemos uma boa primeira parte, mas na segunda parte eles foram melhores que nós e há que dar mérito. Temos de continuar a lutar, levantar a cabeça e trabalhar porque no domingo há mais. Vamos lutar até ao fim. Foi um jogo da segunda fase, perdemos, e no domingo temos de ganhar e temos de ganhar os outros todos. É isso que vamos fazer.”

Texto: Filipa Fernandes Garcia

Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica

Última atualização: 9 de julho de 2019

Patrocinadores Basquetebol


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar