Clube

29 março 2019, 08h00

115 anos Gloriosos

115 anos Gloriosos foi apresentado na Tribuna Presidencial do Estádio da Luz

Foi apresentado no dia 28 de março, na Tribuna Presidencial do Estádio da Luz, o livro “115 anos Gloriosos”, da coautoria de João Tomaz e Carlos Louzeiro. Antigos e atuais jogadores, entre várias outras personalidades, marcaram presença no evento.

O livro faz o levantamento dos troféus coletivos das equipas seniores masculinas e femininas do Sport Lisboa e Benfica, do futebol às modalidades de pavilhão. Título a título, conta os 115 anos da história do Clube.

“O enfoque do livro é o coletivo. O que é importante – neste livro e na vida – são os títulos do Benfica. Claro que, à boleia dos títulos e troféus, vamos contando a história do Benfica, nomeadamente do futebol, mas também das principais modalidades. Quando contamos a história do futebol estamos a contar também um pouco a história do Clube, que também teve influência depois nas restantes modalidades. Quando estamos a descrever títulos e troféus – alguns mais importantes – falamos nas principais figuras e claro que José Augusto e Artur Santos são incontornáveis, bicampeão europeu e campeão europeu, respetivamente”, explicou à BTV o coautor João Tomaz.

115 anos Gloriosos

“Falamos também de muitos outros jogadores, temos imensas fotografias que foram disponibilizadas pelo Centro de Documentão e Informação do Benfica e pelo departamento de Reserva, Conservação e Restauro. Está aqui um livro bastante interessante, não só do ponto de vista dos conteúdos, mas também das imagens que muitas pessoas se calhar nunca tiveram possibilidade de ver”, prosseguiu.

115 anos Gloriosos

“Foi um grande prazer. Somos adeptos fervorosos desde que nascemos, já conhecemos a história do Benfica de trás para a frente, mas fomos vasculhando essa mesma história de 115 anos e fomos descobrindo muitas histórias por detrás da história. Algumas, devido ao espaço limitado, não pudemos contar. No Benfica o mais importante é a matéria humana, são as pessoas, e isto, no fundo, é um tributo às pessoas, aos milhares de homens e mulheres que contribuíram para que o Benfica seja o maior clube português hoje em dia e um dos maiores do mundo. O autor deste livro é o Benfica em si”, acrescentou Carlos Louzeiro.

Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica

Última atualização: 21 de março de 2024

Relacionadas