Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futsal
A equipa de futsal do Benfica esteve várias vezes na frente do marcador, mas não conseguiu trazer o troféu para as vitrinas do Museu Benfica - Cosme Damião.
31 março 2019, 19h18
Equipa do Benfica
Bancadas preenchidas para receber a final masculina da Taça de Portugal de futsal. Na quadra, um jogo muito apetecível com Benfica e Sporting frente a frente. Os adeptos correspondiam nas bancadas e as águias no terreno de jogo.
No primeiro minuto, Henmi testou a atenção de Guitta; no lance seguinte, as redes abanaram…
[GOLO: 0-1] Tolrà recuperou o esférico a Pedro Cary, galgou metros e rematou sem hipóteses para o guarda-redes do Sporting (2’).
Jogo rijinho no Multiusos de Gondomar, com cada bola a ser disputada como se fosse a última e com os jogadores a recorrerem a algumas faltas. Ao fim e ao cabo, tratava-se de um dérbi e de uma final.
Na quadra, o Benfica parecia estar melhor, com maior posse de bola e sempre mais perto da área leonina. Porém, num ataque rápido, aos 8’, Cavinato obrigou Roncaglio a aplicar-se.
[GOLO: 0-2] Nova perda de bola do Sporting, Robinho viu espaço, subiu no terreno com a bola dominada e, de pé esquerdo, desferiu um tiro indefensável para Guitta (9’).
Bola ao centro e Guitta tentou surpreender o colega de baliza, Roncaglio, mas o benfiquista não o permitiu. Pouco depois, Fernandinho atirou por cima.
[GOLO: 1-2] Aos 11’, o Sporting reduziu através de Dieguinho. O brasileiro, com um remate à entrada da área, bateu Roncaglio.
Aos 12’, a defesa do Benfica facilitou e Merlim atirou com estrondo ao poste. Verdes e brancos perto do 2-2. Ao susto, as águias responderam com mais um golo. Antes, Guitta ainda negou com uma defesa.
[GOLO: 1-3] Remate de André Coelho que Guitta não consegue segurar e, oportuno, Fernandinho aumenta a contagem para os da Luz.
O jogo encaminhava-se rapidamente para o intervalo, mas o Sporting ainda queria ter uma palavra a dizer…
[GOLO: 2-3] A dois minutos do fim, aos 18’, Cardinal, com um remate na passada, reduziu o resultado.
A segundos do intervalo, Leo, por duas vezes, esteve perto do golo. Primeiro, Roncaglio defendeu, depois o tiro bateu no poste. No final dos primeiros 20’, o Benfica vencia, por 2-3.
Empurrados pelo público que nunca deixou de apoiar, os encarnados entraram a todo o gás no segundo tempo. Dois remates a testar a atenção de Guitta e a mostrar que a equipa não ia descansar apesar da vantagem no marcador.
O Sporting respondeu por Deo aos 23’, mas Roncaglio opôs-se com uma estrondosa defesa. No seguimento do lance surgiu o empate.
[GOLO: 3-3] Pontapé de canto marcado por Deo, a bola bateu em Cavinato que ia a passar e entrou na baliza. Um tento que tem tanto de caricato como de não intencional.
Bola ao centro e o Benfica está perto de novo golo. Quem não marca, sofre…
[GOLO: 4-3] Merlim rematou, o esférico bateu nos dois postes da baliza do Benfica e, na recarga, o mesmo jogador consumou a reviravolta no marcador.
O Benfica respondeu bem aos golos sofridos e rapidamente foi atrás do prejuízo. Tiago Brito, em duas ocasiões, esteve perto do 4-4. Logo de seguida, Cavinato, com um potente remate, quase surpreendeu Roncaglio.
Aos 31’, Roncaglio perdeu a bola na saída de bola e Pany Varela só não fez o 5-3 porque Henmi cortou em cima da linha de golo.
[GOLO: 4-4] O guarda-redes do Benfica redimiu-se do erro com um golo. O brasileiro subiu e testou o seu remate com êxito.
A cinco minutos do apito final, Bruno Coelho descobriu André Coelho na área, mas o desvio do 4 saiu um tudo-nada ao lado. Aos 18’, Erick esteve perto de marcar para o Sporting; respondeu o Benfica logo a seguir por Fernandinho.
À passagem dos 39’, Fits ficou a centímetros de evitar o prolongamento. Recebeu o esférico, rodou e rematou com estrondo à barra da baliza de Guitta.
No final do tempo regulamentar, o dérbi manteve-se empatado (4-4) e seguiu-se o prolongamento.
O primeiro frisson no prolongamento apareceu por intermédio de Roncaglio, mas o remate do guarda-redes foi defendido pelo outro guardião, Guitta. Mais Benfica na quadra e Guitta a defender o tiro de Fábio Cecílio.
[GOLO: 4-5] Quando o Sporting tentava sair a jogar, Fábio Cecílio recuperou e o esférico sobrou para Fernandinho, que disparou de pé esquerdo para o fundo das redes.
Na segunda parte do prolongamento, Dieguinho tirou tinta ao poste com um remate. Mal, a equipa de arbitragem sinalizou canto e no seguimento do lance novo empate.
[GOLO: 5-5] Jogada de 5x4 do Sporting e Henmi, com um autogolo, traiu Roncaglio e empatou a contenda.
Aos 49’, Cavinato viu o seu remate sair a centímetros da baliza das águias. Roncaglio parecia batido. O resultado seguiu em 5-5 até ao fim e a final da Taça de Portugal foi para o desempate através de grandes penalidades.
BENFICA
Fernandinho marcou
Tolrà marcou
Robinho falhou
Sporting
Cardinal marcou
Dieguinho marcou
Merlim marcou
Cinco inicial do Benfica: Roncaglio, Tolrà, Rafael Henmi, Robinho e Fits.
Suplentes: Cristiano, André Coelho, Fábio Cecílio, Tiago Brito, Bruno Coelho, Miguel Ângelo e Fernandinho.
Encarnados viram agulhas para a Liga Sport Zone e no dia 7 de abril, às 20h00, recebem o Quinta dos Lombos, no Pavilhão Fidelidade.
Joel Rocha (treinador do Benfica): "Palavra de agradecimento e reconhecimento do trabalho dos nossos jogadores. Incrível o empenho e a qualidade durante os 50 minutos do jogo! Estivemos a vencer, estivemos a perder, conseguimos empatar, conseguimos voltar para a frente do marcador, superámos inúmeras adversidades. O Sporting tem uma equipa extremamente forte, mas hoje não foi preciso uma superação extraordinária para igualarmos e em muitos momentos sermos melhores do que o adversário. Na decisão pela marcação de grandes penalidades não fomos tão felizes, tão competentes. Tentámos de tudo no jogo para vencer! As minhas palavras para os nossos jogadores são de absoluto reconhecimento e gratidão por tudo o que fizeram."
Bruno Coelho (fixo/ala do Benfica e capitão da equipa): "Não foi para este resultado que trabalhámos. É ingrato termos este desfecho, é triste, não merecíamos este resultado por tudo o que fizemos no jogo. Vamos continuar a trabalhar, ainda temos muito para conquistar nesta temporada. Vamo-nos focar nisto."
Texto: Marco Rebelo
Fotos: Francisca Caria / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024