Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O Benfica vai lutar, no dérbi da 2.ª mão da meia-final, pela presença no jogo de atribuição do troféu.
01 abril 2019, 14h14
Seferovic
O Clube já é o recordista em presenças e em finais ganhas: 36 e 26, respetivamente, mas pretende, no 37.º dérbi da cidade de Lisboa na Taça de Portugal, chegar ao primeiro dos dois 37 que poderá atingir em 2018/19.
No jogo da 1.ª mão, a 6 de fevereiro, no Estádio da Luz, o Benfica venceu por 2-1, com golo de Gabriel e autogolo de Ilori; Bruno Fernandes reduziu para os leões. O dérbi eterno está agora de regresso para parar Lisboa. Os encarnados já disputaram 305 jogos oficiais com o Sporting e estão em vantagem no duelo: 132 triunfos contra 108 derrotas.
Na Taça de Portugal, os verdes e brancos levam vantagem, ainda que ténue: 18 vitórias contra 16 do Benfica, mas o melhor marcador nos dérbis da prova é benfiquista. Arsénio apontou seis golos em oito jogos com o Sporting. Referir que esta é a 8.ª meia-final entre os dois emblemas, num histórico que começou a ser construído em 1942/43. Nos anos 1940 jogaram duas meias-finais (1944/45 e 1947/48); reencontraram-se nos anos 1950 e 1960 com mais três meias-finais (1958/59, 1959/60 e 1962/63), mas os duelos na prova-rainha só regressaram neste século, com desafios em 2007/08 e na corrente temporada.
Em cerca de dois meses, no intervalo dos encontros da 1.ª e da 2.ª mão, muita coisa mudou. Os comandados por Marcel Keizer vêm de quatro triunfos consecutivos na Liga NOS (3-1 ao Portimonense, 1-2 ao Boavista, 1-0 ao Santa Clara e 1-3 ao GD Chaves). Do outro lado, o conjunto da Luz também vem de uma série de vitórias. O 1-0 ao Tondela foi a terceira consecutiva depois do 3-0 ao Dínamo Zagreb e do 0-4 ao Moreirense. Seferovic já recuperou de lesão e faturou diante dos tondelenses no regresso à competição.
Com o apoio dos adeptos (os bilhetes voaram na manhã de segunda-feira), o Benfica luta pelo passaporte rumo à 37.ª final, o que abrirá a porta para a última batalha pela conquista da 27.ª Taça de Portugal do palmarés.
O último sucesso benfiquista na competição aconteceu a 28 de maio de 2017 – fecho de 2016/17 – diante do V. Guimarães (2-1). No Estádio do Jamor, as águias marcaram por Raúl Jiménez e Salvio; Zangu apontou para os minhotos. Nessa época, o Benfica juntou a Taça de Portugal ao inédito Tetra e confirmou a 11.ª dobradinha da história.
Na outra semifinal da Taça de Portugal 2018/19 jogam FC Porto e SC Braga, no Estádio Municipal de Braga. Os portistas estão em vantagem – 3-0 – na eliminatória.
A final da Taça de Portugal está marcada para 25 de maio no Estádio Nacional, no Jamor.
Texto: Marco Rebelo
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 9 de julho de 2019