2 de abril de 2019, 17h26

Voleibol: Percurso das águias até à final do Campeonato Nacional

Voleibol

O primeiro jogo está agendado para o dia 6 de abril, às 18h00, no Pavilhão João Rocha.

A quatro dias do primeiro jogo da final do Campeonato Nacional de Voleibol entre o SL Benfica e do Sporting CP, o Site Oficial relembra o percurso das águias ao longo da temporada e projeta os jogos que se seguem diante do eterno rival. 

É já no próximo dia 6 de abril, às 18h00, que se disputa o Jogo 1 da Final do Campeonato Nacional entre Benfica e Sporting. O encontro, que se realiza no Pavilhão João Rocha, coloca frente a frente 1.º e 2.º classificados da fase regular.

Os encarnados terminaram a 1.ª fase do Campeonato Nacional no 1.º lugar com 75 pontos conquistados, fruto de 25 vitórias e apenas uma derrota. Dessas 25 vitórias, 19 foram por 3-0, cinco tiveram um desfecho de 3-1 e apenas um desafio registou um resultado de 3-2.

Derbi

Para além das vitórias, o Benfica também foi o melhor ataque e melhor defesa da fase regular do Campeonato Nacional de Voleibol: 2158 pontos marcados perante 1608 sofridos.

Esta temporada, Benfica e Sporting já se defrontaram por quatro ocasiões (duas para o Campeonato, uma na Supertaça e outra no Torneio das Vindimas). Na Supertaça, primeiro troféu da época, a 5 de outubro, o Benfica levou a melhor sobre o eterno rival na Póvoa de Varzim e conquistou uma vitória contundente por 0-3.

Festejos 7.ª Supertaça de voleibol

Antes da Supertaça, a 30 de setembro, águias e leões voltaram a encontrar-se na final de um torneio de pré-época (Torneio das Vindimas), sendo que a vitória voltaria a sorrir aos encarnados (3-2).

No Campeonato, os comandados de Marcel Matz mantiveram a superioridade e venceram nas duas voltas da competição. Triunfos por 2-3 no Pavilhão João Rocha e 3-0 no Pavilhão n.º 2 da Luz.

Mas a superioridade não se ficou apenas pelo Campeonato, na Taça de Portugal o Benfica dominou e conquistou novamente a prova-rainha da modalidade. Nos oitavos de final eliminou o Leixões, nos quartos de final afastou o V. Guimarães e nas meias-finais derrotou o AA São Mamede. O jogo decisivo ocorreu no Pavilhão Multiusos de Sines a 17 de março. O Benfica venceu por 3-1 a equipa açoriana da Fonte do Bastardo e ergueu o troféu.

Voleibol

Para além da vitória na Taça de Portugal é de salientar a boa prestação da equipa encarnada na Challenge Cup, competição em que o Benfica chegou aos quartos de final. Ultrapassou adversários como o Pafiakos Pafos, Iraklis e Zalau, tendo sido apenas afastado pelos russos do Belgorod (que acabariam por vencer a prova!) e já no golden set! 

As atenções voltaram a centrar-se no Campeonato e depois de finda a fase regular o Benfica jogou novamente com a Fonte do Bastardo por uma vaga na final do Campeonato. Os comandados de Marcel Matz foram demolidores e não deram a mínima hipótese aos açorianos. Numa meia-final à melhor de cinco, os encarnados só precisaram dos três primeiros jogos para garantir o lugar na final.

Benfica-Fonte do Bastardo

O adversário da final, e atual Campeão em título, não conquistou nenhum troféu nesta temporada. Os leões ficaram em 2.º no torneio de pré-época, perderam a Supertaça para as águias e ficaram em 2.º na fase regular do campeonato. Destaque para a caminhada do Sportinga CP na Challenge Cup, onde foi eliminado já nas meias-finais pelo Monza.

Agora, o foco das duas equipas é a final do campeonato que será a reedição da do ano passado. O primeiro jogo será no dia 6 de abril, às 18h00, no Pavilhão João Rocha.

Texto: Diogo Nascimento

Fotos: SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar