7 de abril de 2019, 17h46

Corrida Benfica: o importante é a interligação com a Família Benfiquista

Atletismo

Apesar de o tempo não ter sido o mais convidativo, cerca de 11 mil pessoas aderiram em massa e estiveram presentes na 14.ª edição da Corrida Benfica-António Leitão.

A chuva e o vento que se fizeram sentir na manhã de domingo não demoveram os cerca de 11 mil participantes que marcaram presença na 14.ª edição da Corrida Benfica–António Leitão. Segundo Fernando Tavares, vice-presidente dos encarnados, o objetivo para o futuro é "fazer desta corrida um evento ainda maior".

Desfrutar da corrida, sentir o apoio dos Sócios e simpatizantes do Benfica e proporcionar momentos de alegria no seio da Família Benfiquista são os principais objetivos da Corrida Benfica-António Leitão.

Corrida Benfica

No que diz respeito a vencedores, Rui Pinto e Dulce Félix foram, uma vez mais, os principais destaques desta 14.ª edição (resultados provisórios). O atleta encarnado venceu pela terceira vez consecutiva (quarta vitória na Corrida Benfica) a distância dos 10 km com um tempo de 30.19 minutos, ficando à frente de André Pereira (a 1.12 minutos do vencedor) e Etson Barros (a 2.17 minutos de Rui Pinto).

"Tenho sempre todo o gosto em participar na nossa Corrida. Poder correr, desfrutar da Corrida com o apoio das pessoas e vencer é a cereja no topo do bolo. Senti-me sempre muito bem e muito confortável", referiu Rui Pinto em declarações exclusivas à BTV.

Corrida Benfica

No sector feminino, Dulce Félix foi a grande vencedora. A atleta olímpica do Benfica terminou o percurso de 10 km com um registo de 37.32 minutos, sendo que o pódio ficaria completo com a presença das atletas Carla Reis (a 32 segundos da vencedora) e Solange Fernandes.

"Correu muito bem, o meu objetivo era vir aqui à Corrida e vencer, portanto, estou feliz por isso, foi um ritmo bastante confortável, deu para gerir o esforço e estou feliz. Sinto-me em casa, sou atleta da casa e correr aqui na Corrida do Benfica com milhares de pessoas a puxar por nós, a puxar por mim e pelo meu nome faz com que me sinta orgulhosa. As pessoas divertiram-se e isso é o objetivo principal desta corrida", explicou Dulce Félix.

Carla Reis, 2.ª classificada, afirmou que foi uma boa prova e o facto de poder participar com uma atleta olímpica dá sempre uma motivação diferente.

"Tive sensações muito boas, esta foi a minha primeira corrida da época de verão e foi muito bom apesar de o tempo que se fez sentir. Correr com uma atleta olímpica [Dulce Félix] é sempre muito bom e dá uma motivação extra", referiu.

Corrida Benfica

A 3.ª classificada, Solange Fernandes, não é atleta profissional, mas fez questão de estar presente nesta que é a sua 2.ª participação na Corrida Benfica–António Leitão.

"Já não é a primeira vez que venho a esta Corrida, sendo que o objetivo era fazer um tempo inferior aos 40 minutos. Consegui e esse era o grande objetivo, o facto de ter ficado no 3.º lugar foi um bónus", explanou.

Realçando os contornos que a prova encarnada já tem no panorama do atletismo nacional, Fernando Tavares, vice-presidente do Benfica, garantiu que o próximo passo é fazer crescer a Corrida e torná-la num evento ainda maior e mais abrangente.

"Foi mais uma Corrida para homenagear o nosso grande atleta olímpico António Leitão, a nossa grande referência, a nossa medalha de bronze nos Jogos Olímpicos, e é com muita satisfação que estou aqui com cerca de 11 mil pessoas, que mais uma vez em massa aderiram à Corrida Benfica. Temos planos para fazer crescer a Corrida, estamos a falar com a Câmara Municipal de Lisboa e com as autoridades policiais para ver se conseguimos fazer deste um evento ainda maior, mas vamos ver o que os próximos anos, ou talvez já o próximo ano, nos dizem sobre a Corrida Benfica", assegurou o vice-presidente das águias à BTV.

Corrida Benfica

Corroborando a ideia de Fernando Tavares, Rui Silva (organizador da Corrida Benfica) afirmou que tudo correu dentro do previsto e que, apesar de a chuva que se fez sentir, a Família Benfiquista não faltou à chamada e apresentou uma enorme moldura humana.

"Correu tudo muito bem, dentro daquilo que estávamos à espera. Tivemos muitos participantes apesar de o tempo não estar 100% convidativo, mas todos os Benfiquistas aderiram à festa e não se deixaram intimidar pela chuva. Foi uma moldura humana enorme que chegou aqui ao Estádio da Luz e penso que todos ficaram muito satisfeitos por terem participado nesta Corrida", declarou.

"Todos os atletas sabem que é importante haver esta interligação dos atletas de alto rendimento e os Sócios e simpatizantes do Sport Lisboa e Benfica. Esta prova surge muito nessa vertente de proporcionar a todos os amantes do desporto, e a todos os Benfiquistas, a possibilidade de estarem um pouco mais próximos e poderem dizer que competiram com os melhores atletas nacionais que representam o Clube", finalizou.

Corrida Benfica

Para além da 14.ª edição da Corrida do Benfica António Leitão, que dá a oportunidade aos participantes de sentirem a mística benfiquista no seu esplendor, ao fazerem parte do trajeto no interior do Estádio da Luz, já no sábado se tinha realizado mais uma edição da Corrida da Pequenada. Um fim de semana recheado de atletismo para os amantes da modalidade e para os amantes do Sport Lisboa e Benfica.

Logo que os resultados sejam oficiais, os participantes da 14.ª edição da Corrida Benfica–António Leitão podem descarregar através desta hiperligação o seu diploma e um vídeo personalizado da sua participação.

Texto: Diogo Nascimento

Fotos: Isabel Cutileiro e Cátia Luís / SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar