Futebol

09 abril 2019, 12h54

Seferovic, João Félix e Jonas

Seferovic, João Félix e Jonas

Lutando com todas as forças pela reconquista do título nacional (faltam seis finais!) e envolvido na discussão do acesso às meias-finais da Liga Europa, o Benfica conta com três lanças bem afiadas no eixo do ataque: Seferovic, João Félix e Jonas.

A equipa benfiquista chega a esta fase da temporada com 110 golos apontados em todas as frentes. Segmentando números nesta trajetória, o impacto dos três avançados é notório e inequívoco: pela soma das parcelas "tiros certeiros" e "assistências", Seferovic participou em 28 golos (22+6), João Félix em 16 (12+4) e Jonas em 19 (14+5).

Perfeitos aliados nas ofensivas para produzir mossa nas balizas adversárias, o suíço, o português e o brasileiro foram preponderantes na concretização das últimas quatro vitórias das águias (frente a Dínamo Zagreb, Moreirense, Tondela e Feirense), aproveitando o trabalho coletivo para marcar e também dar a marcar.

Revivendo estes quatro momentos, e começando por aquele em que o Benfica virou a eliminatória e avançou para os quartos de final da Liga Europa, retemos um golo e uma assistência de Jonas na receção ao Dínamo Zagreb (3-0 após prolongamento).

No desafio seguinte, em Moreira de Cónegos, João Félix desbloqueou o resultado e rasgou avenida para mais um triunfo. Em época de estreia na alta-roda, o avançado formado e desenvolvido no Caixa Futebol Campus assinou no Minho o seu 12.º golo na temporada – o 10.º na principal competição nacional.

Perante a equipa-sensação da Liga NOS, Jonas também sobressaiu no relvado do Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas: depois de um tento anulado no primeiro tempo, o camisola 10 dos encarnados fez um passe para golo (de Rafa) no triunfo por 0-4 sobre o Moreirense na 26.ª jornada. O internacional brasileiro alcançava então a quinta assistência na temporada – a segunda no Campeonato.

Perante o Tondela, no Estádio da Luz, coube a Seferovic rubricar a vitória na 27.ª ronda da Liga NOS, num cabeceamento após centro de Grimaldo no corredor esquerdo (1-0). Dando continuidade à melhor época da sua carreira, o avançado faturava o seu 16.º golo no Campeonato 2018/19. 

O mesmo camisola 14, já em Santa Maria da Feira, na visita ao Feirense (28.ª jornada), foi bem-sucedido nos dois remates que enquadrou (um de pé esquerdo, outro de cabeça), contribuindo para o 1-4 e reforçando-se como líder dos melhores marcadores da competição (tem agora 18 golos).

Além de faturar, Seferovic também proporciona oportunidades aos companheiros de equipa para visarem as redes: só na Liga NOS, o esquerdino já fez cinco passes para golo.

IMPACTO DOS 3 AVANÇADOS

JOGADOR GOLOS ASSISTÊNCIAS PARTICIPAÇÃO EM GOLOS
Seferovic 22 6 28
João Félix 12 16 
Jonas 14 19 

O adversário que segue na rota das águias é o Eintracht Frankfurt, emblema que, curiosamente, Seferovic representou antes de vestir o Manto Sagrado. Às 20h00 de quinta-feira, os encarnados encaram os alemães no Estádio da Luz na 1.ª mão dos quartos de final da Liga Europa. Depois deste encontro, o Benfica recebe o V. Setúbal no domingo (29.ª jornada da Liga NOS), fecha os "quartos" da prova da UEFA na Alemanha (18 de abril) e torna a jogar na Catedral defrontando o Marítimo a 22 de abril (30.ª ronda do Campeonato).

Texto: João Sanches

Fotos: SL Benfica

Última atualização: 18 de novembro de 2024

Patrocinadores principais do Futebol