Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Ambicioso, o treinador do Benfica não se inibiu de falar no desejo de conquistar títulos de águia ao peito, mas avisou que ainda há um trajeto a percorrer. Um dos adversários neste caminho é o Eintracht Frankfurt, conjunto que demonstrou conhecer na antevisão.
10 abril 2019, 20h20
Bruno Lage
Está a entrar numa fase crucial da época. Qual seria um bom resultado diante do Eintracht Frankfurt?
Jogar bem e vencer o jogo. É com esse objetivo que vamos para cada jogo. Nesta competição são dois jogos numa situação a eliminar. A nossa ambição passa por fazer um bom jogo e ganhar. Mas sabemos que temos um jogo importante no domingo.
Salvio regressou aos treinos com a equipa. Está a 100%?
Sim, começou a treinar e estamos muito satisfeitos. É uma altura importante da época, todos são importantes e querem contribuir para que a equipa tenha êxito. Está perto da sua forma.
Tem apostado na juventude nesta Liga Europa. Que equipa vai apresentar na quinta-feira?
Vamos ver a melhor equipa em função do que decidimos, da análise que fizemos ao adversário e da estratégia definida. Vamos escolher o melhor onze para vencer o jogo. Entendemos que há uma competição mais importante do que outra, que é o Campeonato Nacional até porque estamos em 1.º lugar, mas isso não nos inibe de tentarmos vencer outras e irmos com a melhor equipa para vencer.
Jovic jogou no Benfica e agora brilha no Eintracht Frankfurt. Gostava de contar com ele, se fosse possível?
Quando chegamos a este patamar não há maus jogadores, há fases. Um jogador precisa de adaptação; um jogador estrangeiro muda de contexto e precisa de tempo. Há novas formas de trabalhar, um novo treinador… depois é preciso o tempo para se adaptar à nova realidade e trabalhar de forma tranquila. Houve uma troca e estamos satisfeitos com o Seferovic, que é um grande jogador, e com os restantes avançados que temos.
O Eintracht Frankfurt não perde há 15 jogos. Já sabe tudo o que precisa de saber para parar este ciclo?
Independentemente da sequência de resultados, o mais importante é entender como jogam. É uma equipa fortíssima, que entende bem o 3x4x3, é forte em transição ofensiva e em organização, típico do futebol alemão. Temos de entender os seus pontos fortes e quando tivermos a bola explorar os espaços que esse sistema oferece. Estamos convictos de que escolhemos a melhor estratégia, e acreditamos que vamos apresentar o melhor onze para disputar e vencer o jogo.
Nos seus sonhos vê-se a levantar o troféu de campeão ou da Liga Europa, ou os dois ao mesmo tempo?
Enquanto treinador tenho muitos sonhos. Tinha o sonho do Jamor, de vencer o campeonato e vencer muitos títulos. Ainda só os ganhei na formação. Temos de entender a dimensão do Benfica, os troféus são muitos importantes e esse é o caminho. Temos de ter a ambição de vencer todos os títulos, sejam eles nacionais ou internacionais. Mas para isso temos de ser mais competentes do que o adversário. Temos a ambição de conquistar o Campeonato Nacional e temos seis finais para lá chegar; temos de ter a ambição de chegar a uma final europeia, mas antes temos de ultrapassar uma eliminatória frente a uma excelente equipa, muito forte na organização e com grandes valores individuais.
O Bruno Lage estava na equipa B há uns meses. Como se sente nesta fase tão adiantada da época e antes deste embate para a Liga Europa?
A única coisa que mudou é que fazia conferências para duas ou três pessoas e agora tenho a sala cheia. A forma de trabalhar do treinador é a mesma: preparar a equipa da melhor forma e ir ao jogo. A II Liga é muito competitiva e deu-nos espaço para trabalhar e colocar em prática as nossas ideias. Agora sinto-me realizado por ter esta oportunidade. É um passo muito importante na minha carreira e estou muito feliz por estar a fazer este percurso. Há 20 anos, se me perguntassem se estaria neste lugar a disputar uma eliminatória da Liga Europa, diria que era impossível. Estou aqui, faço tudo com muita naturalidade, a olhar para o que posso controlar: treinar, jogar, ir para a casa para perto da minha família, ver o Canal Panda e no dia seguinte regressar ao Seixal para treinar.
Texto: Marco Rebelo
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024