Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Seferovic é o mais consistente entre os goleadores do top 10 europeu; João Félix tem influência direta nos golos da equipa como nenhum outro avançado com idade Sub-19.
16 abril 2019, 18h54
Seferovic e João Félix
Na última partida da Liga NOS, frente ao V. Setúbal, ambos os jogadores da linha de ataque deixaram a sua marca. Com uma exibição de encher o olho, João Félix começou por assistir Rafa para os dois primeiros golos do Benfica no jogo e ainda foi a tempo de fazer o 3-1, com dedicatória especial ao irmão Hugo Félix, também ele jogador dos Iniciados do Clube; Seferovic deu seguimento a uma veia goleadora fantástica (19 golos só na Liga NOS) e fez o quarto tento das águias no jogo após assistência de Rafa.
O camisola 14, aliás, marcou em 11 dos últimos 12 jogos que realizou na Liga NOS, cadência que faz de Seferovic o goleador mais regular dos 10 maiores campeonatos da UEFA.
Com Bruno Lage à frente dos destinos dos encarnados – estreou-se em casa com o Rio Ave no dia 6 de janeiro de 2019 – o suíço ganhou outra preponderância no capítulo ofensivo da equipa. Nas últimas 12 partidas, apenas numa, com o FC Porto, ficou em branco. Em todas as outras em que foi a jogo, faturou, mesmo nas que entrou no decorrer do desafio, como foram os casos dos desafios frente a V. Guimarães (fora) e Tondela (casa), sendo que em ambos marcou o tento solitário e triunfal das águias.
Durante este percurso praticamente imaculado, Seferovic apontou 15 golos de um total de 19 no Campeonato, precisando apenas de 79 minutos em média para festejar. A forma evidenciada no ano civil de 2019 coloca-o no topo dos marcadores neste ranking particular, juntamente com Messi.
Mas na consistência ninguém bate o benfiquista. O facto de ter faturado em 11 dos 12 encontros realizados coloca Seferovic no patamar mais alto da regularidade entre os melhores marcadores das 10 principais ligas da UEFA. Nomes como Agüero, Quagliarella, Messi, Mbappé ou Lewandowski não marcam com a mesma frequência do internacional helvético.
Entre o top 10, quem mais se aproxima é o argentino do Barcelona, com golos em 10 das últimas 12 jornadas que fez na La Liga. Mais longe estão Mbappé (PSG), Lewandowski (Bayern) e Diagne (Galatasaray), com 8 em 12 nos respetivos campeonatos; Júnior Moraes (Shakhtar), com golos em 7 dos últimos 12 jogos; Agüero (Manchester City) e Quagliarella (Sampdoria), com 6 em 12; Samatta (Genk) com 5 em 12; e Chalov (CSKA Moscovo), com golos apontados em apenas 3 dos últimos 12 da liga russa.
Seferovic é também sinal de vitórias, revelando-se um verdadeiro talismã em 2018/19 para as águias. Sempre que o suíço marca na Liga NOS, o Benfica obtém os três pontos. Tem sido assim nesta série de 12 jogos, como já o fora antes de Bruno Lage assumir a equipa, diante do Nacional (fora), FC Porto (casa), Tondela (fora) e Feirense (casa).
Aposta no plantel principal da equipa do Benfica, João Félix – que já foi convocado por Fernando Santos para a Seleção A – conta com 11 golos marcados na Liga NOS e ainda seis assistências em 21 partidas na prova. A participação em 17 golos da equipa nesta prova coloca-o como melhor Sub-19 europeu na sua posição.
Se abrirmos a análise a todas as competições, os números são ainda mais impressionantes. Com utilização regular a partir de janeiro, o 79 entrou no novo ano com três golos apontados. Quando Bruno Lage assumiu o comando técnico dos encarnados, os números de João Félix dispararam.
Em todas as provas contabiliza 37 jogos, 16 golos, sete assistências e cerca de 2400 minutos de utilização. No último jogo da Liga Europa, diante do Eintracht Frankfurt, foi a figura do encontro com um histórico hat-trick e uma assistência para o tento de Rúben Dias.
Texto: Marco Rebelo
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 19 de novembro de 2024