Futebol
18 abril 2019, 23h08
O remate de Salvio que podia ter valido o apuramento
Numa primeira parte que mostrou uma equipa benfiquista mais controladora do que ativa nas manobras ofensivas, foi da referida péssima decisão de um dos árbitros assistentes que resultou o lance que objetivamente diferenciou a prestação das equipas neste período da 2.ª mão dos quartos de final da segunda competição da UEFA.
Kostic, aos 36', sobre a esquerda da área, estava em posição de fora de jogo quando arrancou para atacar a bola devolvida pelo poste esquerdo (após remate exterior de Gacinovic), chutando então para as malhas.
O lance foi ilegal, o camisola 10 estava adiantado em relação ao penúltimo defensor das águias, mas o assistente não foi capaz de descortinar a infração. E como na Liga Europa ainda não há videoárbitro, o chefe da equipa de arbitragem, Daniele Orsato, validou a jogada e golo (1-0). Na sequência dos justificados protestos no banco do Benfica, o juiz italiano entendeu dar ordem de expulsão ao treinador Bruno Lage.
No arranque do segundo tempo, o Benfica mostrou-se muito perigoso na zona ofensiva. João Félix passou por uma série de adversários no corredor esquerdo, entrou na área e cruzou para a entrada da pequena área, onde um defensor da casa esticou a perna e quase fez autogolo!
Aos 52', o Benfica voltou a construir uma excelente ocasião para igualar o resultado: Samaris, com um toque de classe perto da linha limite da área do Eintracht Frankfurt, picou a bola sobre a linha defensiva e, desmarcado e livre de marcação, Seferovic cabeceou para defesa do guarda-redes Trapp.
Se as águias não aproveitaram as chances para empatar, o Eintracht Frankfurt foi certeiro assim que teve uma aberta: aos 67', após insistência de Rebic no corredor central, a bola sobrou a saltitar para o remate de Rode já no interior da área, entrando na baliza junto ao poste direito (2-0).
Com 4-4 no agregado (em face do 4-2 na Luz), a equipa germânica desempatava pelo critério dos golos marcados fora de casa. As águias precisavam de um tiro no alvo para seguir em frente...
Samaris (70'), Rafa (76') e André Almeida (79') foram rendidos por Pizzi, Salvio e Jonas. O Benfica carregou na parte final do desafio, empurrou o Eintracht Frankfurt para junto da sua área, forçou e esteve quase, quase, quase a garantir o golo que certamente certificaria o apuramento: aos 85', Grimaldo avançou pela esquerda e cruzou largo; Salvio apareceu na direita da área a disparar com força, acertando em cheio no poste mais próximo!!! As águias não apontaram o golo que mereciam, os jogadores e os adeptos do Eintracht respiraram fundo, aliviados.
Os comandados de Bruno Lage concentram agora as energias em absoluto na luta pela conquista do título nacional. Faltam cinco finais e a primeira é já na segunda-feira, às 20h15, no Estádio da Luz, com receção ao Marítimo na 30.ª jornada da Liga NOS.
Texto: João Sanches
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica