7 de junho de 2019, 15h04

Obrigado, Luís Nascimento

Futebol

Treinador trabalhou com dedicação e empenho no SL Benfica ao longo dos últimos 14 anos, e agora abraça um novo desafio profissional.

No momento em que deixa o Clube, aceitando o convite para assumir a função de treinador adjunto na equipa técnica do Rio Ave, liderada por Carlos Carvalhal, o Sport Lisboa e Benfica deseja a Luís Nascimento as maiores felicidades para este novo desafio profissional, agradecendo-lhe toda a dedicação, empenho e trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 14 anos.

Luís Nascimento entrou no SL Benfica em 2005/06 para treinar a equipa de Iniciados C, dando início a um percurso de 14 anos em que treinou todos os escalões do Futebol de Formação, desde a Iniciação até aos Juniores.

Ao longo desse percurso, foi campeão nacional por quatro vezes e campeão distrital em cinco épocas desportivas.

Porém, o maior troféu que conquistou nestas 14 temporadas foi ter contribuído para a formação de jogadores como Hélder Costa, Gonçalo Guedes, Renato Sanches, João Cancelo, Bernardo Silva, Rúben Dias, Ferro, Florentino, Gedson, Jota e… muitos outros que virão a afirmar-se no futuro próximo.

Luís Nascimento

A origem do convite

"O convite foi endereçado pelo míster Carlos Carvalhal, surgiu com alguma naturalidade, mas também com alguma surpresa da minha parte. Conheci o míster enquanto treinador do Sheffield Wednesday, quando o meu irmão trabalhou com eles. Tive a oportunidade de estar presente noutro momento de estágio e fomos conversando sobre futebol. Sempre senti grande abertura da parte dele, na nossa relação e também naquilo que era a minha opinião face ao jogo e face à metodologia de treino."

O próximo passo

"Quando o Bruno [Lage] tomou a decisão de regressar ao Benfica, sem qualquer tipo de influência da parte dele, surgiu a ideia de eventualmente eu poder vir a trabalhar com eles, e o que é certo é que nunca me tinham falado no caso, até surgir essa oportunidade. Acho que neste momento da minha carreira é o passo certo para dar continuidade àquilo que é a minha evolução e à minha aprendizagem, e acredito também que vai ser um bom contributo para a equipa técnica."

Luís Nascimento

Saudades do Benfica

"Muita nostalgia... Em jeito de brincadeira já disse a algumas pessoas que ainda não saí e já tenho saudades. Entrei aqui muito jovem e saio daqui um treinador muito diferente daquilo que cheguei. Cresci a todos os níveis, cresci muito aqui com muitas pessoas, cresci muito com os meus jogadores, cresci muito com todas as pessoas que trabalharam comigo ao longo dos anos, todas elas foram muito importantes naquilo que foi a normal evolução da minha carreira. Saio com o sentimento de dever cumprido. É um momento com alguma ambiguidade porque não é fácil sair do Benfica, sinto alguma tristeza por isso, mas desde o momento em que entrei sabia que este momento podia chegar."

Luis Nascimento 

14 anos de muitos êxitos

"Foram 14 anos onde tive a oportunidade de trabalhar com todos os escalões, onde tive a oportunidade de ajudar muitos jogadores a atingir os seus sonhos, a atingir a equipa principal do Benfica, outros não conseguiram fruto do contexto no momento, mas estão aí a despontar pela Europa fora, alguns deles nos melhores clubes do mundo, e isso deixa-nos muito satisfeitos. Do ponto de vista competitivo, felizmente, as coisas também me correram bem ao longo dos anos. Conseguimos vencer quatro campeonatos nacionais, cinco distritais, e acredito que, se tudo correr bem, vamos conseguir ganhar também o de Juvenis este ano."

A notória evolução

"Recordo-me que quando cheguei ao Benfica nós não tínhamos sequer um centro de estágio e aquilo que se passou ao longo de 14 anos traz-nos a trabalhar numas condições extremamente favoráveis e ao nível dos melhores clubes do mundo."

Fotos: Francisca Caria e Arquivo / SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar