Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futsal
Benfica esteve a 30 segundos de ser campeão, mas o Sporting acabou por ser mais forte no prolongamento.
13 junho 2019, 19h39
Fernandinho
Bancadas no pavilhão do Sporting muito bem compostas – tanto no lado leonino como no lado das águias – para receberem o dérbi n.º 4 da final do play-off da Liga Sport Zone. Em caso de vitória, o Benfica sagrava-se Campeão Nacional, em caso de triunfo do Sporting, o título ficaria adiado até domingo, no Pavilhão Fidelidade.
Na quadra, o encontro começou a toda a velocidade, mas sem oportunidades de golo claras. O primeiro remate de perigo foi da autoria da equipa da casa, por Alex, aos 3’. Roncaglio, atento, afastou. Aos 6’, Rocha, de pé esquerdo, enviou o esférico com um estrondo à baliza do Benfica.
[GOLO: 1-0] Da ameaça ao golo foram segundos. Cary assistiu e Leo inaugurou o marcador com um tiro do meio da rua (7').
Na frente, os leões continuaram a carburar. Aos 9’, Pany Varela foi descoberto solto na área, virou-se, mas ao remate opôs-se Roncaglio a fazer a mancha. Aos 10’, Cary recebeu ordem de expulsão ao derrubar Fernandinho dentro da grande área sportinguista.
[GOLO: 1-1] André Coelho não deu hipóteses a Gonçalo Portugal com um remate forte e colocado. Empate no dérbi!
Aos 11’, André Coelho perdeu a bola, Rocha avançou para a área. A defesa encarnada afastou em primeira instância, mas, na ressaca, Pany Varela, obrigou Roncaglio a excelente intervenção. Dois minutos depois – aos 13’ – foi Robinho a atirar bem perto da baliza de Guitta depois de ter fletido da direita para o meio.
[GOLO: 2-1] Aos 14’, Merlim trabalhou bem sobre o Fits, deixou o pivô para trás e rematou forte e colocado, sem hipóteses para o guarda-redes internacional brasileiro do Benfica.
À entrada para os derradeiros cinco minutos da primeira parte, os dois emblemas ficaram tapados com cinco faltas. A primeira equipa a beneficiar de um livre direto foi o Sporting aos 16’, mas André Correia esteve gigante na baliza benfiquista e não permitiu veleidades a Leo.
Aos 18’, o conjunto da casa voltou a dispor de uma oportunidade nos 10 metros. Merlim tentou o 3-1, mas André Correia, com o pé, a voltar a defender um livre direto. No seguimento do lance, a equipa de arbitragem assinalou falta por mão de André Coelho. Merlim com nova oportunidade e André Correia voltou a ser enorme com a terceira defesa consecutiva em livres diretos.
O resultado não mais se alterou e ao intervalo, o marcador eletrónico do João Rocha assinalava 2-1 para o Sporting.
A etapa complementar começou com um livre indireto perigoso a favor do Benfica, mas a defesa leonina resolveu sem problemas. Aos 24’, o empate…
[GOLO: 2-2] Lançamento lateral para o Benfica, André Coelho vê o primeiro remate intercetado, mas a recarga é desviada por Chaguinha para o fundo das redes.
Resposta do Sporting por Merlim aos 25’. Lance individual do brasileiro, a passar por vários jogadores e frente a Roncaglio remate à barra da baliza das águias. Aos 27’, foi o Benfica a ter clamorosa oportunidade para o 2-3. Robinho recuperou o esférico, saiu em velocidade, assistiu Fernandinho que, isolado, permitiu a defesa Guitta.
Após o 2-2, a partida ficou mais tática, com as equipas a arriscarem menos. O prolongamento ou mesmo as grandes penalidades pairavam no ar. Safanão no marasmo aos 33’, por Tiago Brito e Chaguinha. Em ambos os casos Guitta afastou.
O Sporting respondeu de novo por Merlim. Novo lance individual com potente disparo para defesa de Roncaglio aos 38’. Quem não marca, sofre…
[GOLO: 2-3] Grande jogada coletiva dos encarnados, com Fernandinho a assistir Fábio Cecílio a encostar em cima da linha do golo aos 39’.
Após o golo houve escaramuças nas bancadas, nomeadamente no topo em que estavam situadas as claques do Sporting. A polícia teve de intervir.
[GOLO: 3-3] Sporting a jogar com guarda-redes avançado e Rocha, após bom trabalho coletivo, a fazer o empate a 30 segundos do apito final.
O resultado não se alterou e o dérbi seguiu para prolongamento.
Jogaram-se mais cinco minutos em cada parte e foi o Sporting a dispor da primeira grande oportunidade. Rocha trabalhou bem sobre André Coelho, fintou Roncaglio, mas o remate do pivô do Sporting foi afastado pelo fixo André Coelho que, entretanto, recuperara a posição (41').
[GOLO: 4-3] Logo a seguir – 42’ –, novo livre de 10 metros para o Sporting. Na baliza, André Correia para evitar. Defendeu à primeira o remate de Rocha, mas não o conseguiu fazer na recarga do camisola 11.
Bola ao centro, Robinho não finalizou e… novo golo.
[GOLO: 5-3] Pany Varela arrancou para a baliza encarnada, temporizou e atirou pelo meio das pernas de Roncaglio (42’).
Motivados pelo golo, os verdes e brancos queriam mais e Merlim obrigou Roncaglio a aplicar-se aos 43’.
Motivados pelo golo, os verdes e brancos queriam mais e Merlim obrigou Roncaglio a aplicar-se aos 43’. Nos derradeiros segundos da primeira parte do tempo extra, Joel Rocha mandou subir Roncaglio no terreno de jogo para criar superioridade na quadra.
O Benfica esteve muito perto do 5-4 aos 47’. Remate, desvio de Bruno Coelho e a bola bate no poste quando Guitta já estava batido. Que oportunidade! Nos últimos minutos, as águias carregaram, mas em várias ocasiões Guitta negou os intentos encarnados. O tempo esfumou-se e o resultado manteve-se no 5-3 até final.
Cinco inicial do Benfica: Roncaglio, Robinho, Fernandinho, Chaguinha e André Coelho.
Texto: Marco Rebelo
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 9 de julho de 2019