Futebol

01 julho 2018, 14h04

Umaro Embaló

Umaro Embaló

Os Juvenis do Benfica encerraram a época do futebol de formação com o título de Campeão Nacional, juntando este ao cetro conquistado semanas antes pelos Juniores. Em comum, um nome: Umaro Embaló! O jovem sagrou-se bicampeão na mesma temporada em dois escalões diferentes.

Nascido a 6 de maio de 2001, na Guiné-Bissau, o extremo começou por se destacar na AD Oeiras. Deu nas vistas e os olheiros do Benfica chamaram à atenção para o seu talento. O Clube foi lesto e contratou-o na época 2015/16 para jogar nos Iniciados. Logo aí mostrou ao que vinha. 23 golos marcados em 24 jogos disputados e o primeiro título nacional de águia ao peito.

Umaro Embaló

TOTAIS DESDE QUE CHEGOU AO BENFICA

Época Jogos Golos
2017/18 33 14
2016/17 34 21
2015/16 29 25

Foi trilhando o seu caminho e esta época acabou por ser preponderante para dois técnicos: João Tralhão (Juniores) e Renato Paiva (Juvenis). Seguindo o lema do Clube à risca: “Formar a Ganhar”, Umaro Embaló tomou-lhe o gosto e só em 2017/18 celebrou dois Campeonatos Nacionais, conseguindo o pleno no Benfica: Iniciados, Juvenis e Juniores. Aliás, na época que agora finda, só os Iniciados falharam – por muito pouco – os festejos.

“Sou Bicampeão! Tenho de agradecer ao Sport Lisboa e Benfica a possibilidade que me deu de ganhar títulos”, lembrou à BTV na hora de festejar o campeonato conquistado pelos Juvenis diante do FC Porto.

Clássico de Juvenis

TOTAIS DE UMARO EMBALÓ EM 2017/18

Escalão Jogos Golos
Juniores 25 11
Juvenis 8 3

A jogar um patamar acima, o jovem, de 17 anos, fechou a temporada a realizar mais jogos pelos Juniores do que pelos Juvenis, equipa do seu escalão (25 contra 8), sendo que ainda participou em cinco partidas da UEFA Youth League.

Rápido, tecnicamente evoluído e com faro de golo, Umaro Embaló é uma das grandes esperanças que gravitam no Caixa Futebol Campus. O talento abunda no Centro de Formação e Treino do Clube e o Benfica não se faz rogado. Rui Vitória tem feito bom uso da matéria-prima que sai da “fábrica de talentos” do Seixal rumo à equipa principal. Só em 2018/19 trabalham André Ferreira, Alex Pinto, Keaton Parks, David Tavares, Gedson, Heriberto e João Félix. Isto depois do técnico benfiquista ter dado palco, entre outros, a Gonçalo Guedes, Nélson Semedo, Ederson, Renato Sanches, Lindelöf, Diogo Gonçalves, João Carvalho e, mais recentemente, a Rúben Dias.

Numa perspetiva de aposta clara na prata da casa, Umaro Embaló reúne todas as condições para ser o senhor que se segue e uma referência para os meninos que hoje dão os primeiros passos no desporto-rei, seja no Seixal ou mesmo nos Pupilos do Exército.

Texto: Marco Rebelo

Fotos: Arquivo / SL Benfica

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas