21 de julho de 2018, 19h31

Uma questão de respeito

Atletismo

SL Benfica compete este fim de semana sob protesto no Nacional de Clubes de Atletismo.

As equipas de Atletismo do Sport Lisboa e Benfica competem, este fim de semana, em Braga, sob protesto, no Campeonato Nacional de Clubes.

Existem fortes suspeitas de que o processo de filiação de alguns atletas na Federação Portuguesa de Atletismo se encontre ferido de graves irregularidades motivadas por eventuais falsas declarações (ou outras situações à margem dos regulamentos) quanto às datas de entrada e tempo de permanência em Portugal desses atletas, circunstância que lhes permite competir em provas nacionais em clara violação do artigo 6.º do Regulamento Geral de Competições.

Mais se informa que o Clube solicitou à FPA, por escrito, a atenção para este assunto, com base em fundados receios quanto a processos burocráticos.

No entender do Benfica, os casos comunicados à FPA merecem a abertura imediata de processos de averiguação e inquérito. No entanto, até ao momento, a estrutura federativa não deu qualquer resposta ou esclarecimento oficial sobre um tema que pode colocar em causa a própria verdade desportiva.

Apesar da argumentação acima descrita, atletas e treinadores do Clube estão fortemente motivados para, no Estádio 1.º de Maio, abordarem prova após prova, como sempre, com a máxima ambição, atitude competitiva e espírito de equipa.

Nada demove o Benfica na incessante luta por mais conquistas, mas o que está aqui em causa é uma questão de respeito: por todos os clubes em pista, em Braga, pelos respetivos atletas e pela credibilidade do atletismo português.

O Sport Lisboa e Benfica irá reforçar a denúncia junto da FPA e dar conhecimento das suspeitas acima referidas às entidades públicas a quem cabe, tal como aos órgãos federativos, fiscalizar e fazer cumprir as leis do País.