Atletismo

21 julho 2018, 19h31

As equipas de Atletismo do Sport Lisboa e Benfica competem, este fim de semana, em Braga, sob protesto, no Campeonato Nacional de Clubes.

Existem fortes suspeitas de que o processo de filiação de alguns atletas na Federação Portuguesa de Atletismo se encontre ferido de graves irregularidades motivadas por eventuais falsas declarações (ou outras situações à margem dos regulamentos) quanto às datas de entrada e tempo de permanência em Portugal desses atletas, circunstância que lhes permite competir em provas nacionais em clara violação do artigo 6.º do Regulamento Geral de Competições.

Mais se informa que o Clube solicitou à FPA, por escrito, a atenção para este assunto, com base em fundados receios quanto a processos burocráticos.

No entender do Benfica, os casos comunicados à FPA merecem a abertura imediata de processos de averiguação e inquérito. No entanto, até ao momento, a estrutura federativa não deu qualquer resposta ou esclarecimento oficial sobre um tema que pode colocar em causa a própria verdade desportiva.

Apesar da argumentação acima descrita, atletas e treinadores do Clube estão fortemente motivados para, no Estádio 1.º de Maio, abordarem prova após prova, como sempre, com a máxima ambição, atitude competitiva e espírito de equipa.

Nada demove o Benfica na incessante luta por mais conquistas, mas o que está aqui em causa é uma questão de respeito: por todos os clubes em pista, em Braga, pelos respetivos atletas e pela credibilidade do atletismo português.

O Sport Lisboa e Benfica irá reforçar a denúncia junto da FPA e dar conhecimento das suspeitas acima referidas às entidades públicas a quem cabe, tal como aos órgãos federativos, fiscalizar e fazer cumprir as leis do País.

 

Última atualização: 7 de fevereiro de 2019

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar