Futebol

26 julho 2018, 14h54

João Filipe

João Filipe ao serviço dos Sub-19

A Seleção Nacional de Sub-19 carimbou, esta quinta-feira, o passaporte para a final do Campeonato da Europa da categoria ao derrotar, na meia-final, a Ucrânia, por 0-5. O benfiquista João Filipe esteve em destaque com um bis e uma assistência.

Portugal entrou a todo o gás e teve uma primeira meia hora de luxo em Vaasa com cinco remates certeiros. O primeiro surgiu logo aos 2’, por Pedro Correia. O avançado estreou-se a titular com um golo apontado à segunda após excelente trabalho de João Filipe na esquerda com assistência para o 0-1.

Depois de ter feito o passe para golo, João Filipe fez questão de fazer o gosto ao pé… e logo por duas vezes! Aos 19’ fez o 0-2 após a marcação de um pontapé de canto e aos 21’ aumentou para 0-3 com um remate na passada após passe de Miguel Luís.

João Filipe

A Ucrânia só conseguiu reagir à avalanche ofensiva aos 23’. Dryshliuk obrigou Diogo Costa a grande defesa. Depois do susto, Portugal regressou ao ataque e aos golos. À passagem do 28’, Francisco Trincão, com um remate cruzado de pé esquerdo, completou o 0-4 e aos 30’ apontou o 0-5 após jogada na esquerda entre João Filipe e Rúben Vinagre, com este último a assistir o bracarense para o golo.

Na segunda parte, Hélio Sousa operou algumas alterações na equipa, tirando alguns elementos fulcrais do jogo já a pensar na final de domingo. Um dos que foi a jogo foi o futebolista do Benfica Nuno Santos que, assim, se juntou aos colegas de Clube Florentino e João Filipe que alinharam de início diante dos ucranianos.

A golear, Portugal geriu o jogo com bola, tentando, aqui e ali, alvejar a baliza defendida por Kucheruk de forma a ampliar um resultado já por si volumoso. Ainda assim, o resultado manteve-se nos 0-5 até final.

Portugal começou de início com Diogo Costa (57’, João Virgínia); Thierry Correia, David Carmo, Romain Correia, Rúben Vinagre; Florentino, Domingos Quina (57’, Nuno Santos), Miguel Luís (46’, Diogo Teixeira); João Filipe, Francisco Trincão e Pedro Correia.

A equipa lusa encontrará na final a Itália que, quinta-feira, venceu a França, por 2-0, na outra meia-final. O jogo decisivo terá lugar às 17h30 de domingo.

Texto: Marco Rebelo

Fotos: UEFA

[Notícia atualizada às 19h00]

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol