Futebol

05 agosto 2018, 18h02

Fejsa

Fejsa

O Benfica é a equipa portuguesa que mais duelos travou com formações turcas nas competições europeias: 13 jogos. A história já tem 43 anos.

Fernando Chalana

O primeiro encontro entre as águias e uma equipa do campeonato da Turquia data de 17 de setembro de 1975. Os encarnados receberam no Estádio da Luz o Fenerbahçe (adversário que agora reencontram) na 1.ª mão da primeira ronda da Taça dos Clubes Campeões Europeus, atual Liga dos Campeões.

As águias venceram o jogo com o resultado mais expressivo dos 13 confrontos contra os adversários turcos: 7-0, com golos de Shéu (22’), um hat-trick de Nené (33’, 43’, 72’) e outro de Rui Jordão (60’, 75’, 84’).

Na segunda mão, que se jogou a 1 de outubro, o anfitrião Fenerbahçe acabou por levar a melhor, vencendo o Benfica por uma bola a zero. Sem margem para discussão, o Benfica seguiu tranquilamente para a segunda eliminatória.

Cinco anos depois, o Benfica tinha novamente no seu caminho uma equipa turca, o Altay. A 20 de agosto de 1980 jogava-se, fora de portas, a 1.ª mão da ronda de qualificação da Taça das Taças, que ficou empatada (0-0). O Benfica foi de armas e bagagens para a 2.ª mão (3 de setembro) e goleou o Altay, por 4-0 (golos de Chalana, Humberto Coelho, Nené e César), perante 60 mil espectadores no antigo Estádio da Luz.

A 6 de novembro de 2008, o Benfica encarou o Galatasaray no novo Estádio da Luz na fase de grupos da Taça UEFA. Felizes no último terço do campo, os turcos venceram por 0-2 (golos de Emre Asik e Ümit Karan).

Nolito

Em 27 de julho de 2011, nova partida entre águias e turcos no Estádio da Luz. Benfica e Trabzonspor disputaram a 1.ª mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Fortes, os encarnados triunfaram por 2-0, com Nolito a estrear o marcador aos 71’ e Nico Gaitán a fechar o resultado aos 88’, numa noite de grande espetáculo e comunhão na Catedral.

A segunda mão, disputada a 3 de agosto na Turquia, resultou num empate (1-1) entre as duas equipas. O golo dos encarnados ficou a cargo do espanhol Nolito, aos 19’.

Benfica e Fenerbahçe voltaram a encontrar-se em 2012/13, mais precisamente nas meias-finais da Liga Europa, com as águias a levarem mais uma vez a melhor. Depois de uma derrota tangencial por 1-0 na Turquia na primeira mão, um golo de Nico Gaitán (9’) e dois de Óscar Cardozo (35’ e 66’) valeram um triunfo por 3-1 na segunda mão e a consequente passagem à final, que os encarnados perderiam para o Chelsea.

 Cardozo

Em 2015/16, o Benfica bateu-se novamente com o Galatasaray, então nas 3.ª e 4.ª jornadas da fase de grupos da Liga dos Campeões. A 21 de outubro, em Istambul, Nico Gaitán inaugurou o marcador aos 2’, mas os turcos responderam e fizeram dois golos (2-1).

Na Luz, na receção ao Gala, quem mandou foi o Benfica. Um golo de Jonas, aos 52’, estreou o marcador. Aos 58’, os turcos ainda empataram, mas a equipa benfiquista estava determinada a somar três pontos e atingiu o seu objetivo com uma finalização certeira de Luisão (2-1). As águias haveriam de se apurar para os oitavos de final da Champions League, sob o comando técnico de Rui Vitória.

Cervi

Os últimos confrontos com equipas turcas juntaram o Benfica e o Besiktas na época 2016/17. No dia 13 de setembro, o Estádio da Luz foi palco do primeiro jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões, que acabou empatado a uma bola, com o único golo das águias a ser apontado por Cervi logo aos 12’.

O encontro da segunda voltarealizou-se a 23 de novembro de 2016, em Istambul. As duas equipas voltaram a empatar (3-3), com os golos do Benfica a terem a assinatura de Gonçalo Guedes (10’), Nélson Semedo (25’) e Fejsa (31’).

Às 20h00 de terça-feira, dia 7 de agosto, o Benfica volta a encontrar-se com o Fenerbahçe, no arranque da discussão da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, sendo este o primeiro jogo oficial das águias. A lotação no Estádio da Luz está esgotada.

Texto: Márcia Dores

Fotos: SL Benfica

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas