Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Em 1975, as águias disputavam o primeiro jogo frente ao Fenerbahçe nas competições europeias. Iniciava-se uma história que já tem 13 capítulos.
05 agosto 2018, 18h02
Fejsa
O primeiro encontro entre as águias e uma equipa do campeonato da Turquia data de 17 de setembro de 1975. Os encarnados receberam no Estádio da Luz o Fenerbahçe (adversário que agora reencontram) na 1.ª mão da primeira ronda da Taça dos Clubes Campeões Europeus, atual Liga dos Campeões.
As águias venceram o jogo com o resultado mais expressivo dos 13 confrontos contra os adversários turcos: 7-0, com golos de Shéu (22’), um hat-trick de Nené (33’, 43’, 72’) e outro de Rui Jordão (60’, 75’, 84’).
Na segunda mão, que se jogou a 1 de outubro, o anfitrião Fenerbahçe acabou por levar a melhor, vencendo o Benfica por uma bola a zero. Sem margem para discussão, o Benfica seguiu tranquilamente para a segunda eliminatória.
Cinco anos depois, o Benfica tinha novamente no seu caminho uma equipa turca, o Altay. A 20 de agosto de 1980 jogava-se, fora de portas, a 1.ª mão da ronda de qualificação da Taça das Taças, que ficou empatada (0-0). O Benfica foi de armas e bagagens para a 2.ª mão (3 de setembro) e goleou o Altay, por 4-0 (golos de Chalana, Humberto Coelho, Nené e César), perante 60 mil espectadores no antigo Estádio da Luz.
A 6 de novembro de 2008, o Benfica encarou o Galatasaray no novo Estádio da Luz na fase de grupos da Taça UEFA. Felizes no último terço do campo, os turcos venceram por 0-2 (golos de Emre Asik e Ümit Karan).
Em 27 de julho de 2011, nova partida entre águias e turcos no Estádio da Luz. Benfica e Trabzonspor disputaram a 1.ª mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Fortes, os encarnados triunfaram por 2-0, com Nolito a estrear o marcador aos 71’ e Nico Gaitán a fechar o resultado aos 88’, numa noite de grande espetáculo e comunhão na Catedral.
A segunda mão, disputada a 3 de agosto na Turquia, resultou num empate (1-1) entre as duas equipas. O golo dos encarnados ficou a cargo do espanhol Nolito, aos 19’.
Benfica e Fenerbahçe voltaram a encontrar-se em 2012/13, mais precisamente nas meias-finais da Liga Europa, com as águias a levarem mais uma vez a melhor. Depois de uma derrota tangencial por 1-0 na Turquia na primeira mão, um golo de Nico Gaitán (9’) e dois de Óscar Cardozo (35’ e 66’) valeram um triunfo por 3-1 na segunda mão e a consequente passagem à final, que os encarnados perderiam para o Chelsea.
Em 2015/16, o Benfica bateu-se novamente com o Galatasaray, então nas 3.ª e 4.ª jornadas da fase de grupos da Liga dos Campeões. A 21 de outubro, em Istambul, Nico Gaitán inaugurou o marcador aos 2’, mas os turcos responderam e fizeram dois golos (2-1).
Na Luz, na receção ao Gala, quem mandou foi o Benfica. Um golo de Jonas, aos 52’, estreou o marcador. Aos 58’, os turcos ainda empataram, mas a equipa benfiquista estava determinada a somar três pontos e atingiu o seu objetivo com uma finalização certeira de Luisão (2-1). As águias haveriam de se apurar para os oitavos de final da Champions League, sob o comando técnico de Rui Vitória.
Os últimos confrontos com equipas turcas juntaram o Benfica e o Besiktas na época 2016/17. No dia 13 de setembro, o Estádio da Luz foi palco do primeiro jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões, que acabou empatado a uma bola, com o único golo das águias a ser apontado por Cervi logo aos 12’.
O encontro da segunda voltarealizou-se a 23 de novembro de 2016, em Istambul. As duas equipas voltaram a empatar (3-3), com os golos do Benfica a terem a assinatura de Gonçalo Guedes (10’), Nélson Semedo (25’) e Fejsa (31’).
Às 20h00 de terça-feira, dia 7 de agosto, o Benfica volta a encontrar-se com o Fenerbahçe, no arranque da discussão da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, sendo este o primeiro jogo oficial das águias. A lotação no Estádio da Luz está esgotada.
Texto: Márcia Dores
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024