Efeméride

12 setembro 2018, 16h03

Mário Coluna

Mário Coluna e Costa Pereira vestiram pela primeira vez a camisola do Benfica há 64 anos, em jogos oficiais. Foi na 1.ª jornada do Campeonato Nacional de 1954/55: alinharam no onze de Otto Glória, que também se estreou.

O dia 12 de setembro de 1954 marcava a estreia de dois nomes que se tornariam eternos na história do Benfica. O guarda-redes Costa Pereira e o médio Mário Coluna iniciaram o seu percurso oficial no Benfica com uma goleada (5-0) frente ao V. Setúbal, no Estádio Nacional (Jamor), a contar para a 1.ª jornada do Campeonato Nacional.

O Benfica não podia começar da melhor maneira a temporada e os dois jogadores também não: Costa Pereira a impedir que os adversários concretizassem na sua baliza e Mário Coluna a fazer os primeiros dois golos de águia ao peito (50’ e 65’). Os restantes foram assinados por Arsénio (5’), Salvador Martins (25’) e José Águas (46’).

Otto Glória

Otto Glória (na foto acima), treinador brasileiro que também se estreou ao serviço das águias no mesmo dia, fez alinhar o seguinte onze: Costa Pereira, Jacinto, Artur Santos, José Naldo, Francisco Calado, Ângelo, Arnénio, Fernando Caiado, Mário Coluna, Salvador Martins e José Águas. Foi a primeira vitória no Campeonato, que terminaria com o Benfica a sagrar-se Campeão Nacional pela 8.ª vez na sua história.

O ano de 1954 viria a ser o começo de uma história feliz no Benfica, tanto para Mário Coluna e Costa Pereira como para o treinador Otto Glória.

Mário Coluna vestiu o Manto Sagrado por 16 temporadas, conquistando duas Taças dos Campeões Europeus (marcou em ambas as finais, frente a Barcelona e Real Madrid), 10 Campeonatos Nacionais e seis Taças de Portugal, para além de inúmeros troféus de prestígio nacional e internacional como o Ramon Carranza (1963). Foi o capitão da Seleção Nacional no Mundial de 66, onde em Inglaterra os Magriços terminaram no 3.º lugar.

Costa Pereira

O guarda-redes Costa Pereira (na foto) somou 13 épocas ao serviço das águias e conquistou duas Taças dos Campeões Europeus, sete Campeonatos Nacionais e cinco Taças de Portugal. Um Bicampeonato, um Tricampeonato e uma dobradinha em 1955. Jogou quatro finais da Taça de Portugal em 1955, 1962, 1964 e 1965 e também quatro finais da Taça dos Clubes Campeões Europeus em 1961, 1962, 1963 e 1965.

O treinador brasileiro Otto Glória serviu o Benfica durante oito temporadas (1954-59 e 1967-70) e teve nove conquistas: quatro Campeonatos Nacionais e cinco Taças de Portugal.

Texto: Márcia Dores

Fotos: Arquivo / SL Benfica

Última atualização: 7 de fevereiro de 2019

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas

Futebol

V. Guimarães-Benfica em imagens

Melhor ataque da Liga Bwin (agora com 19 golos), o Benfica partiu para um triunfo seguro (1-3) no terreno do Vitória de Guimarães. São sete vitórias em sete jornadas, 21 pontos que sustentam a liderança isolada num arranque perfeito no Campeonato. Yaremchuk (2) e João Mário marcaram os golos do Glorioso.

Andebol

Adeptos convidados para jogo decisivo

Às 19h45 de terça-feira, 28 de setembro, joga-se uma partida decisiva no Pavilhão n.º 2 da Luz, com o Benfica a receber o Rhein-Neckar Löwen na 2.ª mão da 2.ª ronda de acesso à EHF European League. O apoio dos Benfiquistas será vital, e os andebolistas Carlos Martins e Rogério Moraes convidam-nos a marcar presença. O intervalo do duelo de hóquei deste sábado no Pavilhão Fidelidade foi aproveitado para uma abordagem direta. Na Alemanha registou-se um empate (31-31).

Basquetebol Feminino

Está conquistada a 1.ª Supertaça do palmarés!

Numa exibição forte, com garra e ambição, ante o V. Guimarães, neste sábado, 25 de setembro, o Benfica foi superior (77-75) e conquistou a 1.ª Supertaça do seu palmarés. Para a equipa feminina de basquetebol do Clube, a história continua a escrever-se, com triunfos inéditos! Raphaella Monteiro, extrema e reforço das águias, esteve em grande destaque no seu primeiro jogo oficial pelo Benfica, tendo sido titulada de MVP da partida. Veja aqui as melhores imagens da final...

Futebol

Jonas a "torcer por títulos"

O Pistolas não esquece os seus e com quem partilhou "muitos momentos bonitos", como deu conta em entrevista à BTV. Em Lisboa para resolver assuntos pessoais, Jonas esteve com os amigos do "clube que ama", no Benfica Campus, e viu quem tem "acompanhado". Sobre o início de época do Benfica foi eloquente: "Tem sido muito bonito, espero que continue assim. Torço para conseguir títulos". E quando foi desafiado a olhar para os avançados às ordens de Jorge Jesus não teve dúvidas em ver "muita qualidade".

Futebol

Jonas pistolas voltou!

Uma visita especial no Benfica Campus! Jonas reencontrou velhos amigos e antigos colegas na manhã desta sexta-feira, dia 24 de setembro. O antigo goleador internacional brasileiro esteve no treino, conviveu com o treinador Jorge Jesus, o Presidente Rui Costa e recordou memórias com quem partilhou muitas alegrias, que o diga Luisão! As imagens falam por si...

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar