Futebol

14 setembro 2018, 20h42

Rui Vitória

Arrumados os compromissos das seleções nacionais, o Benfica reabre a agenda de jogos para enfrentar nova série exigente: seis em apenas 22 dias. O primeiro desafio dos comandados de Rui Vitória é frente ao Rio Ave, às 18h00 de sábado no Estádio da Luz, na 1.ª jornada da fase de grupos da Taça da Liga (Allianz Cup).

No lançamento da partida com os vila-condenses, feito em declarações exclusivas à BTV, Rui Vitória analisou o adversário que se segue no caminho das águias e enfatizou a vontade da equipa de voltar a competir e somar triunfos.

O Benfica vai iniciar a sua participação na Taça da Liga, uma competição mais curta. Que Rio Ave espera ter pela frente aqui no Estádio da Luz?

Vamos encontrar um adversário de qualidade, que estava a ter resultados favoráveis antes da paragem do Campeonato. Tem um novo treinador e, com as suas ideias, está a encontrar o caminho. O Rio Ave teve um dissabor numa fase inicial da época quando tentou aceder à Liga Europa, mas reagiu muito bem. É uma equipa que tem jogadores de qualidade na frente. Se lhes dermos espaço e tempo para pensarem, têm qualidade para nos criar complicações. Atrás, ainda procura o seu entrosamento, mas o que se vê é uma equipa a melhorar à medida que o tempo passa. O nosso propósito é começar este ciclo com uma vitória em nossa casa. Estamos muito desejosos de voltar a competir.

Que análise faz à paragem competitiva nas últimas duas semanas?

Este intervalo serviu para alguns jogadores irem para as suas seleções, continuarem com bons desempenhos e regressarem com as doses de confiança que tinham quando como daqui saíram; serviu ainda para outros jogadores ainda melhorarem as suas capacidades porque tivemos um processo de treino de uma forma contínua, sem o stress da competição que pode tirar discernimento e qualidade na evolução.

Tivemos um processo de trabalho em qualidade para recomeçarmos a competir ao nível a que vamos competir já amanhã [sábado]. Temos a consciência de que tivemos um ciclo muito bom na fase inicial da época, que cumprimos os objetivos a que nos propusemos, mas também sabemos que vai começar uma nova etapa com seis jogos em 22 dias. Vamos para eles com muita determinação.

Rui Vitória

Vai fazer algumas alterações na equipa tendo como comparação o último onze que lançou na Liga NOS em casa do Nacional?

Vamos ter uma equipa de qualidade, qualquer um dos nossos jogadores tem enorme qualidade. Vamos formar uma equipa tendo em conta aquilo que é o melhor para o nosso contexto, para o jogo. Vai haver uma ou duas modificações, também devido a processos de recuperação, mas vão estar onze e possivelmente mais três preparadíssimos para o jogo. Qualquer um destes jogadores poderia ter atuado no primeiro ciclo que tivemos na época.

Depois de um ciclo com muitos jogos (oito em 27 dias), agora enfrenta nova fase difícil, com seis jogos em 22 dias. Como encara este novo período de grande exigência?

Da mesma forma que encarámos a primeira fase. Tínhamos a noção de que era um período importante da época. Entrámos muito bem e não podemos esquecer isso. Todos os jogadores tiveram um desempenho fantástico, muito confortáveis naquilo que fizeram. Vamos reentrar na competição e vamos encará-la da mesma maneira, sabendo que cada jogo tem uma realidade muito própria. São seis jogos e o primeiro, por ser o próximo, é o mais importante.

Olhamos jogo a jogo, é assim que pensamos, é a nossa forma de trabalhar; foi assim que fizemos na fase inicial e é assim que vamos continuar. Agora é direcionar todas as energias para o jogo com o Rio Ave e depois pensaremos nos seguintes. A equipa está preparada, os que cá ficaram fizeram um trabalho muito bom e os que foram às seleções voltaram com um sorriso nos lábios. Estão reunidas as condições para voltarmos a competir.

Texto: João Sanches

Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica

Última atualização: 7 de fevereiro de 2019

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas

Futebol

Programa Elite International volta a marcar a diferença

Duas semanas de intensa aprendizagem no Benfica Campus permitiram que 22 jovens atletas, nascidos entre 2005 e 2007, com nacionalidades holandesa, norueguesa e escocesa, assimilassem novos conceitos de jogo, associados à metodologia de treino implementada pelo Clube. O programa Elite International Development, em parceria com a Coerver Coaching, já vai na 11.ª edição e as experiências continuam a ser "marcantes". "Todos conhecem o trabalho da nossa formação. É importante receber jovens de qualidade que querem aprender, conhecer o Benfica e a sua metodologia", afirmou Simão Sabrosa, diretor de Relações Internacionais do Clube, à reportagem da BTV.

Futebol

V. Guimarães-Benfica em imagens

No Estádio D. Afonso Henriques, o Benfica empatou com o Vitória de Guimarães (3-3), nesta quarta-feira, em jogo da 2.ª jornada do grupo A (fase 3) da Taça da Liga. Depois do autogolo de Alfa Semedo, Pizzi marcou o segundo golo e Nemanja o terceiro pelos encarnados. Veja aqui as melhores imagens do encontro...

Futebol

Taça da Liga: antevisão de Jorge Jesus | #VSC-SLB

O Benfica venceu (1-3) o Vitória de Guimarães, na Cidade-Berço, na 7.ª jornada da Liga Bwin, mas, desta feita, para a 2.ª jornada do grupo A (fase 3) da Taça da Liga, Jorge Jesus sabe que terá um contexto competitivo "diferente". Mas o técnico, esperando um rival com o seu "melhor onze" e tendo de modificar a equipa em função da densidade competitiva a que tem estado sujeita, deixou claro, em declarações à BTV, que o coletivo "está preparado" para um embate "extremamente difícil".

Futebol

Por dentro do jogo com o Vizela

Um golo de Rafa, aos 90'+8', levou a crença Benfiquista à explosão de euforia de todos os que sentem e vivem o clube! Muitos deles estiveram em Vizela horas antes do início do duelo, demonstrando o seu amor. A receção à equipa do Benfica foi carregada de paixão e o 0-1 final, no desafio da 9.ª jornada da Liga Bwin, trouxe um sentimento de dever cumprido! Antes, durante e depois, os Benfiquistas disseram presente no apoio à equipa. Veja como se viveu nos bastidores, e não só, a missão Vizela!

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar