Futebol

25 outubro 2018, 07h58

Nuno Gomes festeja o golo ao Nacional de Montevideu, na inauguração do novo Estádio da Luz

Foi ele que fez mexer, pela primeira vez, as redes de uma das balizas do novíssimo Estádio da Luz. A 25 de outubro de 2003, Nuno Gomes atirou – duas vezes – certeiro no 2-1 frente ao Nacional de Montevideu, na noite em que era inaugurada a nova Catedral.

“O próprio dia da inauguração do Estádio da Luz foi, para mim, um momento fantástico. Não só porque estávamos a inaugurar o Estádio, mas também porque marquei dois golos nesse dia e não vou esquecer que fui o primeiro jogador a marcar no novo Estádio da Luz”, recordou em declarações exclusivas ao Site Oficial.

Nuno Gomes

Anos depois, o título nacional. Naquele 22 de maio de 2005, no Bessa, os encarnados sagravam-se Campeões em 2004/05, num jogo em que bastava não perder (1-1). À chegada a Lisboa, a Luz encheu-se de adeptos como se de um jogo de futebol se tratasse… O Benfica abriu as portas para os milhares de adeptos festejarem até às tantas o título – “muito desejado” por Nuno Gomes – que demorou mais de uma década a regressar a casa.

“Não deixa de ser engraçado que um dos meus melhores momentos no Estádio da Luz não tenha sido em dia de jogo. Tínhamos jogado com o Boavista no Bessa, mas depois viemos fazer a festa ao Estádio. É esse, inevitavelmente, um dos melhores momentos, na época 2004/05 quando fomos campeões. Era um momento com o qual eu sonhava muito, que era poder festejar na Luz um título”, revelou o antigo camisola 21 das águias, que vestiu o Manto Sagrado entre 1997/98 e 1990/2000, tendo regressado depois em 2002/03 até 2010/11.

“A quantidade de Benfiquistas, o ambiente vivido, apesar de já serem altas horas da madrugada... As pessoas não arredaram pé do Estádio, esperaram pela equipa e depois foi a festa com a alegria estampada no rosto de todos, que até invadiram o campo a determinada altura e se juntaram a nós. Foi uma explosão de alegria muito grande”, confessou.

Nuno Gomes

Uma semana antes, a 14 de maio de 2005, Luisão direcionava o Benfica para o 31.º título nacional, num dérbi que discutia a liderança da, na altura, SuperLiga. Disputava-se a 33.ª e penúltima jornada do Campeonato e Benfica e Sporting partilhavam o comando, sendo que uma vitória assegurava praticamente o título. Tudo ficou decidido muito perto do fim, num livre cobrado por Petit que Luisão corrigiu de cabeça para a baliza de Ricardo.

“Foi graças ao jogo da semana anterior – que é um dos outros momentos que eu acho que vale a pena recordar –, contra o Sporting, na nossa casa, que ficámos mais perto do tão desejado título”, concluiu.

Bilhetes Benfica Moreirense 15 Anos Catedral

Texto: Filipa Fernandes Garcia

Fotos: Arquivo / SL Benfica

Última atualização: 3 de abril de 2019

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas

Basquetebol Feminino

Duas águias no cinco ideal da 4.ª jornada da Liga Betclic

A equipa feminina de basquetebol do Benfica confirmou o bom momento desportivo que está a atravessar, com o triunfo expressivo diante do Guifões, por 26-87, quarta vitória na Liga Betclic. Em destaque na partida, foram duas as benfiquistas que alcançaram números que permitiram integrar o cinco ideal da 4.ª jornada. Myriam Ackerman totalizou 28,5 pontos de valorização, fruto de 18 pontos, nove ressaltos, um roubo de bola e ainda dois desarmes de lançamento. Já a extrema Raphaella Monteiro acumulou 12 pontos, 12 ressaltos, duas assistências e dois roubos de bola, conseguindo 27 pontos de valorização.

Futebol

Programa Elite International volta a marcar a diferença

Duas semanas de intensa aprendizagem no Benfica Campus permitiram que 22 jovens atletas, nascidos entre 2005 e 2007, com nacionalidades holandesa, norueguesa e escocesa, assimilassem novos conceitos de jogo, associados à metodologia de treino implementada pelo Clube. O programa Elite International Development, em parceria com a Coerver Coaching, já vai na 11.ª edição e as experiências continuam a ser "marcantes". "Todos conhecem o trabalho da nossa formação. É importante receber jovens de qualidade que querem aprender, conhecer o Benfica e a sua metodologia", afirmou Simão Sabrosa, diretor de Relações Internacionais do Clube, à reportagem da BTV.

Futebol

V. Guimarães-Benfica em imagens

No Estádio D. Afonso Henriques, o Benfica empatou com o Vitória de Guimarães (3-3), nesta quarta-feira, em jogo da 2.ª jornada do grupo A (fase 3) da Taça da Liga. Depois do autogolo de Alfa Semedo, Pizzi marcou o segundo golo e Nemanja o terceiro pelos encarnados. Veja aqui as melhores imagens do encontro...

Futebol

Taça da Liga: antevisão de Jorge Jesus | #VSC-SLB

O Benfica venceu (1-3) o Vitória de Guimarães, na Cidade-Berço, na 7.ª jornada da Liga Bwin, mas, desta feita, para a 2.ª jornada do grupo A (fase 3) da Taça da Liga, Jorge Jesus sabe que terá um contexto competitivo "diferente". Mas o técnico, esperando um rival com o seu "melhor onze" e tendo de modificar a equipa em função da densidade competitiva a que tem estado sujeita, deixou claro, em declarações à BTV, que o coletivo "está preparado" para um embate "extremamente difícil".

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar