Futebol

09 novembro 2018, 12h18

Tomané

Tomané

O Benfica desloca-se ao Estádio João Cardoso, domingo, às 17h30, para disputar a 10.ª jornada da Liga NOS. Antes do duelo, o Site Oficial dá-lhe a conhecer a versão 2018/19 do Tondela.

O adversário das águias está, atualmente, no 13.º lugar do Campeonato Nacional, com nove pontos em nove rondas (duas vitórias, três empates e quatro derrotas). Já apontou 11 golos e sofreu outros tantos. O treinador do Tondela, Pepa, viu sair 20 jogadores do plantel da época passada e entraram apenas 12. Entre todas estas alterações, realce para a perda de peças basilares como Miguel Cardoso, Pedro Nuno ou Tyler Boyd, jogadores muito utilizados na temporada transata.

Ícaro

A equipa de Pepa arrancou a época oficial com o pé direito. No Estádio Dom Afonso Henriques, em Guimarães, na 2.ª fase da Taça da Liga, o Tondela venceu por 0-2, com tentos de Jhon Murillo e Arango. Na semana seguinte, a Liga NOS teve o pontapé de saída e, em casa, frente ao Belenenses houve derrota, por 0-1.

Seguiram-se os empates com Aves (2-2), tentos de Juan Delgado e Sabbag, e com o Rio Ave (1-1), golo de Sérgio Peña. Na 4.ª jornada, regresso às derrotas. De novo em Guimarães, desta feita, o Vitória SC venceu, por 1-0.

O primeiro triunfo na Liga NOS aconteceu à 5.ª jornada na receção ao Moreirense. António Xavier bisou e deu os três pontos à formação liderada por Pepa. Entre a 6.ª e a 8.ª jornada, duas derrotas e um empate: 1-0 diante do FC Porto, 1-1 com o Nacional (golo de David Bruno) e 1-2 com o V. Setúbal (golo de Tomané).

A vitória regressou na última jornada, em Santa Maria da Feira. Diante do Feirense, uma das defesas menos batidas na prova, o Tondela venceu por 2-4, através dos remates certeiros de Bruno Monteiro, Tomané, Jhon Murillo e Juan Delgado.

Aliás, no último onze apresentado, houve várias alterações face ao que tem sido o onze-tipo de 2018/19. Pepa fez alinhar de início: Cláudio Ramos; Joãozinho, Ícaro, Ricardo Costa, David Bruno; Hélder Tavares, Bruno Monteiro; Tomané, Jhon Murillo, Arango e António Xavier.

Com o Feirense, Pepa não pôde contar com Azougha e Sabbag, jogadores que ainda estão em dúvida para a receção às águias.

O onze-tipo com os mais utilizados ao longo da temporada tem três reforços, destacados a negrito: Cláudio Ramos; Joãozinho, Ícaro, Ricardo Costa, David Bruno; Hélder Tavares, Bruno Monteiro, Sérgio Peña, Jhon Murillo; António Xavier e Tomané.

Para além da Liga NOS, o Tondela está presente na fase de grupos da Taça da Liga onde começou por perder (2-1) com o SC Braga; na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal passou nas grandes penalidades (3-4) após empate a uma bola com o Estoril, emblema que milita na Ledman LigaPro.

Festejos

Contra-ataque e bolas paradas para chegar ao golo

Os números do Tondela apresentados pelo Wyscout mostram-nos uma equipa que aposta mais no contra-ataque do que no ataque posicional, aproveitando a velocidade dos homens da frente. Frente ao Benfica não deverá ser diferente, apesar de o jogo ter lugar no Estádio João Cardoso, casa dos beirões. Os tondelenses efetuam, em média, 21 ataques posicionais contra 28 dos adversários e quatro contra-ataques contra um dos opositores.

O Tondela tem, em 2018/19, uma média de 10 remates por jogo (36% acertam na baliza contrária). Porém, é de alertar o facto de ter vindo a crescer neste patamar onde registou mais de uma dezena de disparos nos últimos três jogos.

No capítulo do passe e da posse de bola, o Tondela costuma fazer menos passes do que os adversários e tem menos posse de bola. Neste último item está numa percentagem média de 46%.

No capítulo do passe, realiza 296 por jogo contra mais de 400 feitos pelos opositores ao longo da temporada. De forma a lançar os ataques rápidos, o Tondela aposta no passe longo (cerca de 50 por desafio) com uma eficácia a rondar os 55%.

Outra força do adversário dos encarnados está nas bolas paradas. 60% dos cantos resultam em remate à baliza contrária e 45% dos livres também.

Em termos defensivos, o Tondela envolve-se em 80 duelos defensivos por jogo, acabando por fazer 18 faltas, em média, por partida.

António Xavier

Transferências no Tondela

ENTRADAS Posição SAÍDAS Posição
Pedro Silva guarda-redes Ricardo Moura guarda-redes
Diogo Silva guarda-redes Janota guarda-redes
Ricardo Alves defesa Osório defesa
João Reis defesa Júnior Pius defesa
Jaquité médio Ansell defesa
Sérgio Peña médio Ruca defesa
João Mendes médio Rafael Amorim defesa
António Xavier avançado Tomás Cardoso médio
Jhon Murillo avançado Claude médio
Pablo Sabbag avançado Pedro Nuno médio
Patrick avançado Joca médio
Cristián Arango avançado Tyler Boyd avançado
    Zachara avançado
    Harramiz avançado
    Simão Pipo avançado
    Heliardo avançado
    Miguel Cardoso avançado
    João Vasco avançado
    Wagner avançado
    Murilo avançado

Texto: Marco Rebelo

Fotos: Liga Portugal

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas