Futebol

12 novembro 2018, 17h33

Florentino, Jota, Nuno Santos, Mesaque Dju e José Gomes

Florentino, Jota, Nuno Santos, Mesaque Dju e José Gomes

Os Campeões da Europa Sub-19 – cinco dos quais do Benfica – foram, ao início da tarde de segunda-feira, condecorados no Palácio de Belém com a Ordem de Mérito. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, entregou as insígnias à equipa que prepara agora o Mundial de Sub-20 em 2019.

Na presença do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, o Presidente da República distinguiu jogadores e equipa técnica que conquistaram o histórico título europeu a 29 de julho de 2018.

Os 21 jogadores – Diogo Costa, João Virgínia, Ricardo Benjamim (ausente), Thierry Correia, Romain Correia, Diogo Queirós, David Carmo, Francisco Moura, Rúben Vinagre, Florentino, Miguel Luís, Diogo Teixeira, Nuno Henrique, Domingos Quina, Elves Baldé, Nuno Santos, Jota, Trincão, José GomesMesaque Dju e Pedro Correia – e ainda a equipa técnica, composta por Hélio Sousa, Joaquim Milheiro, José Carneiro e Pedro Espinha, foram condecorados com a comenda de mérito desportivo. A cerimónia aconteceu quatro meses depois de Portugal se ter sagrado Campeão Europeu pela primeira vez na categoria, ao vencer a Itália por 4-3 após prolongamento, na Finlândia.

Jota

A Seleção Sub-19, recorde-se, já tinha sido homenageada pelo Presidente da República assim que chegou a Portugal. Na altura, a 31 de julho, Marcelo Rebelo de Sousa enaltecia o feito da equipa que "representa o futuro do futebol português" e prometia as merecidas condecorações.

Agora, os Campeões Europeus dedicam-se aos três jogos de preparação para o Campeonato do Mundo de Sub-20 que será disputado na Polónia, entre 23 de maio e 15 de junho de 2019: Polónia (15 de novembro), Eslováquia (dia 16) e novamente Eslováquia (dia 18).

Texto: Filipa Fernandes Garcia

Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol