Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Depois do Fenerbahçe no início do acesso à Champions, o Benfica volta a enfrentar um clube turco, desta feita na Liga Europa.
17 dezembro 2018, 17h14
Garry Rodrigues é o n.º 7 do Galatasaray
Fundado em 1905, o conjunto de Istambul é sempre um dos candidatos a vencer a Superliga turca – já a conquistou em 21 ocasiões – e as restantes competições internas. Soma, ainda, 17 Taças da Turquia, 15 Supertaças, uma Taça UEFA e uma Supertaça Europeia.
Na atual temporada, porém, as coisas não têm sido tão positivas. Está em 5.º lugar no campeonato, com 26 pontos; vai disputar a segunda mão da 5.ª eliminatória da Taça da Turquia diante do Keçiörengücü, nesta terça-feira, 18 de dezembro; perdeu a Supertaça nas grandes penalidades (1-1 no final do tempo regulamentar) frente ao Akhisar; na Liga dos Campeões, terminou o Grupo D no 3.º lugar, com quatro pontos.
Com a equipa a jogar, alternadamente, em 4x2x3x1 e em 4x3x3, Fatih Terim, treinador do Galatasaray, de 65 anos, tem assistido a uma temporada irregular, onde conta com apenas nove vitórias em 24 desafios. A formação de Istambul averbou, ainda, sete empates, oito derrotas, 34 golos marcados e 29 sofridos. Na Superliga turca já perdeu em quatro ocasiões, cedeu cinco empates e venceu sete jogos; na Champions ganhou somente um dos seis encontros que realizou.
A melhor fase correspondeu às três vitórias seguidas alcançadas nas primeiras três rondas do campeonato; em contraponto esteve sem vencer de 7 de outubro a 9 de novembro, hiato em que registou três empates e duas derrotas em cinco jogos.
A cerca de dois meses dos 16 avos de final muita coisa pode mudar, mas as águias podem esperar um onze deste género, em 4x3x3, se apontarmos os jogadores mais utilizados e onde se eleva a velocidade e a experiência: Muslera; Mariano, Maicon, Kabak, Nagatomo; Fernando, Ryan Donk, Ndiaye; Garry Rodrigues, Henry e Derdiyok.
Todavia, a última equipa lançada por Fatih Terim – empate a uma bola com o líder Basaksehir – apresentou-se em 4x2x3x1: Muslera; Mariano, Serdar Aziz, Kabak, Nagatomo; Fernando, Ndiaye; Henry, Garry Rodrigues, Féghouli e Derdiyok.
A Liga Europa vai assistir ao quarto e quinto encontros oficiais entre estes dois emblemas. Nos três anteriores, o Galatasaray venceu dois, as águias triunfaram num. O primeiro aconteceu na Taça UEFA, em 2008/09, numa fase de grupos com cinco equipas e apenas quatro jornadas. Os turcos visitaram o Estádio da Luz e venceram, por 0-2.
Época | Competição | Jogo | Resultado |
---|---|---|---|
2015/16 | Liga dos Campeões | BENFICA-Galatasaray | 2-1 |
2015/16 | Liga dos Campeões | Galatasaray-BENFICA | 2-1 |
2008/09 | Taça UEFA | BENFICA-Galatasaray | 0-2 |
O reencontro aconteceu em 2015/16, na Champions. Num grupo com Galatasaray, Atlético de Madrid e Astana, o Benfica terminou em 2.º lugar e seguiu para os oitavos de final. Na Turquia, as águias perderam, por 2-1, mas vingaram-se em Lisboa e derrotaram o opositor, por 2-1.
Os próximos duelos estão marcados para as 17h55 de 14 de fevereiro na Türk Telecom Arena (primeira mão) e para as 20h00 de 21 de fevereiro no Estádio da Luz (segunda mão).
O Galatasaray tem nos flancos uma das suas grandes armas. Para isso, conta com dois laterais muito ofensivos (Mariano e Nagatomo) e extremos velozes, onde pontificam Garry Rodrigues, Henry, Feghouli e Gümüs (este último tem estado ausente devido a lesão muscular).
Na frente de ataque, Fatih Terim tem apostado em Derdiyok. O internacional suíço tenta fazer esquecer Gomis, avançado francês que saiu para o Al Hilal da Arábia Saudita. Mas, por vezes, o Gala joga num 4x3x3 móvel, sem ponta de lança fixo.
A importância de Derdiyok e dos extremos vê-se nos números. O helvético é nesta altura o goleador da equipa, com nove golos, seguido de Henry e Garry Rodrigues, ambos com quatro. O cabo-verdiano Garry Rodrigues é, igualmente, um dos mais utilizados, com 1498 minutos, e faz companhia a Muslera (2100 minutos) e a Mariano (1439 minutos).
No capítulo das assistências destacam-se dois atletas que têm sido fustigados por lesões em 2018/19: Belhanda (3 passes para golo) e Akbaba (2). O top 3 dos assistentes fecha com Mariano (2).
Texto: Marco Rebelo
Fotos: Facebook / Galatasaray e Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024