27 de dezembro de 2018, 17h47

Taça da Liga: caminho para a final four

Futebol

A apenas um ponto de se apurar para as meias-finais da competição, o Benfica visita o Aves às 21h15 de sexta-feira na 3.ª e última jornada da fase de grupos.

O Benfica – que só soma vitórias nesta fase da prova – joga no campo do Desportivo das Aves a 3.ª e última jornada do Grupo A da Taça da Liga, tendo o apuramento para a final four 2018/19 à distância de apenas um ponto.

A equipa benfiquista entra em campo na sexta-feira (21h15) frente ao conjunto de José Mota, que estará obrigado a vencer para seguir em frente na prova, uma vez que, neste agrupamento, Rio Ave (0 pontos) e Paços de Ferreira (1 ponto) – que se defrontam em Vila do Conde à mesma hora – já estão fora da corrida às meias-finais da prova.

Benfica-RioAve

GRUPO A

Equipa Jogos Pontos
Benfica 2 6
CD Aves 2 4
Paços de Ferreira 2 1
Rio Ave 2 0

O Benfica vai chegar a Vila das Aves na liderança isolada do Grupo A, com seis pontos somados – após os triunfos frente ao Rio Ave (2-1) e Paços de Ferreira (2-0). No segundo lugar da classificação está o Desportivo das Aves, o que significa que, em caso de empate, os encarnados passam a somar sete pontos impossíveis de alcançar pelo adversário de sexta-feira.

O vencedor do agrupamento A, recorde-se, cruza-se com o primeiro classificado do Grupo C (composto por FC Porto, GD Chaves, Varzim SC e Belenenses SAD) no primeiro jogo da final four, no dia 22 de janeiro de 2019, em Braga. Já a partida que define o vencedor da edição 2018/19 da Taça da Liga está agendada para 26 de janeiro, também no estádio minhoto. 

GRUPO B

Equipa Jogos Pontos
SC Braga 2 6
CD Tondela 2 3
Vitória FC 2 1
CD Nacional 2 1

No Grupo B, o SC Braga até pode perder em casa do finalista vencido da última edição, o Vitória de Setúbal – já eliminado –, e, ainda assim, garantir o apuramento, caso o Tondela não vença com goleada o Nacional da Madeira, na sexta-feira às 19h00.

Os bracarenses têm seis pontos e uma diferença positiva de seis golos, enquanto o Tondela, a outra equipa que ainda está luta, soma três pontos com três golos marcados e três sofridos.

GRUPO C

Equipa Jogos Pontos
FC Porto 2 4
GD Chaves 2 4
Varzim SC 2 3
Belenenses 2 0

No Grupo C, o FC Porto, que nunca venceu uma Taça da Liga, vai arrancar para a 3.ª e última jornada em igualdade pontual com o GD Chaves (quatro pontos). O Varzim SC ocupa o terceiro lugar do agrupamento, com três pontos e ainda sonha com um lugar na final four.

Uma vitória da equipa de Sérgio Conceição frente ao Belenenses (domingo, dia 30, às 17h00) até pode não ser suficiente, caso o Chaves vença em casa o Varzim SC e fique com melhor diferença de golos.

Por outro lado, o empate também pode apurar os dragões, desde que o Chaves faça igual resultado. 

GRUPO D

Equipa Jogos Pontos
CD Feirense 2 6
Sporting 2 3
Estoril Praia 2 3
Marítimo 2 0

Nas contas do Grupo D, o Sporting, que está em segundo lugar com três pontos, está obrigado a vencer o CD Feirense – líder com seis – e esperar pelo resultado do Marítimo-Estoril Praia (sábado, dia, 29, às 19h45).

Um triunfo do Estoril pode deixar tudo empatado na frente do grupo. A equipa que tiver melhor diferença de golos segue em frente.

Esta é a 12.ª edição da Taça da Liga. Com sete troféus conquistados, o Benfica é o clube com mais êxitos na prova. Os outros vencedores têm um troféu cada: V. Setúbal (2007/08), SC Braga (2012/13), Moreirense (2016/17) e Sporting (2017/18).

Texto: Filipa Fernandes Garcia

Fotos: SL Benfica e Liga Portugal / Arquivo

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar