2 de julho de 2019, 14h00

🎥 Florentino renova contrato até 2024

Futebol

Médio de 19 anos do Benfica faz parte do extenso lote de jogadores formados no Caixa Futebol Campus.

Florentino prolongou até 2024 o vínculo contratual que o une ao Sport Lisboa e Benfica. O médio de 19 anos faz parte de um extenso lote de jogadores formados no Caixa Futebol Campus e, nove épocas depois de ter chegado ao Clube, sagrou-se Campeão pela equipa principal.

Antes de começar no futebol no Real Sport Clube, o jovem médio jogou futsal no Grupo Recreativo Tercena. Chegou ao Benfica em 2010/11 como Infantil de primeiro ano (Sub-12) para jogar futebol de 7 e fez o todo o percurso da formação no Seixal. É, aliás, uma das pérolas Made in Caixa Futebol Campus entretanto lançadas no plantel principal.

No Benfica foi ainda campeão de Iniciados (2013/14) e de Juniores (2017/18), bem como finalista vencido na UEFA Youth League, em 2016/17, competição internacional onde alinhou em 5 jogos (432 minutos).

Florentino e com o presidente Luís Filipe Vieira

Olho para o meu percurso na formação com muito orgulho porque foi um percurso muito bom. Tive a sorte de ter grandes condições, treinadores e colegas que me ajudaram a evoluir a cada treino e a cada jogo para chegar onde estou agora”, considerou Florentino, em declarações à BTV.

“Temos objetivos, mas tentamos sempre fazer as coisas passo a passo, viver o presente, porque, se assim não for, dificilmente conseguiremos atingir o que queremos. É um orgulho fazer o percurso que fiz porque está recheado de momentos bons”, reforçou.

Pela equipa B do Benfica, que integrou durante duas épocas e meia (2016/17, 2017/18 e 2018/19, até ao fim de janeiro), somou 69 jogos (5272 minutos) na II Liga. Estreou-se nesta competição profissional no dia 11 de setembro de 2016, frente ao Académico de Viseu, tinha então 17 anos (entrou aos 85’ na vitória por 2-1). Dois anos depois – a 27 de outubro de 2018 – apontou o primeiro golo pelos Bês, perante o Sp. Covilhã, no Caixa Futebol Campus. Aos 69 jogos pela equipa B na II Liga juntou ainda três na Premier League International Cup.

Florentino

Hoje, com 19 anos (19.08.1999), integra o plantel principal e já leva 72 internacionalizações pelas camadas jovens: Sub-15 (2 jogos), Sub-16 (10 jogos e um golo), Sub-17 (16), Sub-19 (26) e Sub-20 (18). Com a camisola da Seleção, foi coroado Campeão Europeu de Sub-17 (2016), Vice-Campeão Europeu Sub-19 (2017) e Campeão Europeu Sub-19 (2018). Disputou ainda o Campeonato do Mundo Sub-20 em 2017, quando ainda era Sub-18, e o Mundial Sub-20 de 2019.

Florentino confessou que ficou surpreendido com a sua chamada à equipa principal do Benfica e que nunca mais se vai esquecer do jogo da sua estreia, na noite de 10 de fevereiro de 2019, no Estádio da Luz, onde o Benfica bateu o Nacional por históricos 10-0.

“Para ser sincero não esperava. Tenho de agradecer à equipa técnica e ao míster [Bruno Lage] pela oportunidade que me deram. Comecei, como começo todos os anos, na bancada a ver o jogo do Benfica, e depois saber que na [segunda] metade da época estava em campo a contribuir para que a equipa pudesse ser campeã é inacreditável. O sentimento é insubstituível”, enfatizou.

Florentino

“No aquecimento tinha aquele nervosismo normal antes de entrar em jogo, mas, pelo resultado, estava à espera de entrar, porque era uma belíssima oportunidade, e entrei. O míster deu-me um voto de confiança”, contou.

O jovem médio estreou-se com a camisola principal dos encarnados sob o comando do treinador Bruno Lage (em 2018/19), que o promoveu ao plantel principal na mesma altura em que chamou Zlobin, Ferro e Jota, todos eles com formação e desenvolvimento no Caixa Futebol Campus.

Desde esse dia 1 de fevereiro, Florentino já leva 14 jogos (3 na Liga Europa e 11 na Liga NOS), 1080 minutos jogados e um golo marcado.

Camisola Benfica Florentino Luis

Florentino quer continuar a fazer crescer os números individuais e coletivos na época 2019/20.

Espero que seja uma época muito produtiva e que, com a ajuda do staff e dos meus colegas, consiga evoluir a cada dia para que seja uma grande época. Vai ser uma temporada muito difícil porque as equipas estão sempre a evoluir, mas vamos tentar alcançar os nossos objetivos”, afirmou, convicto, o médio encarnado.

Florentino

Os primeiros minutos

A estreia oficial de Florentino pelo Benfica aconteceu em 10 de fevereiro de 2019, no jogo com o Nacional (10-0). Entrou aos 62' para o lugar de Samaris e participou na maior goleada encarnada dos últimos 55 anos. Os 19 anos não o limitaram. Deu-se ao jogo, disponibilizou linhas de passe e entrou nas dinâmicas da equipa. Em meia hora deixou a sua marca: 28 passes completos, com uma eficácia de 93%; venceu cinco dos oito duelos que disputou, desarmou seis adversários (recorde no jogo); recuperou o esférico em quatro ocasiões e foi bem-sucedido em 33 das 40 ações do jogo.

Galatasaray-Benfica

A estreia a titular

Dias depois, chamado por Bruno Lage, integrou a comitiva que viajou para Istambul, onde viria a ter – a 14 de fevereiro – a primeira titularidade no jogo com o Galatasaray (1-2). Foi, aliás, uma dupla estreia: em solo turco, Florentino, não só disputou, pela primeira vez, um duelo europeu, como foi titular no seu segundo jogo pelo Benfica. Aos 19 anos, mostrou que foi uma aposta ganha e as estatísticas provavam-no: dois passes decisivos para finalização, 86% de passes certos, dois duelos aéreos defensivos ganhos em quatro, sete recuperações de posse e 14 ações defensivas, entre elas cinco desarmes (quatro deles ganhos) e seis interceções. Foi rei no meio-campo encarnado.

Moreirense-Benfica

O primeiro golo

A 17 de março de 2019, mais uma marca na ainda curta carreira do jovem jogador. Em Moreira de Cónegos, o Benfica ganharia por 0-4, com Florentino a fazer a sua estreia a marcar em jogos oficiais e a fechar as contas, aos 83'. Na sequência de um canto, o centrocampista, que tinha entrado aos 77 minutos para o lugar de Gabriel, aproveitou uma jogada algo confusa na área do Moreirense e, após ressaltos, usou o pé direito para faturar o quarto golo dos encarnados.

Benfica-Belenenses

FLORENTINO NA EQUIPA PRINCIPAL

Competição Minutos Golos
Liga Europa 239 0
Liga NOS 751 1

Florentino Ibrain Morris Luís, recorde-se, assinou o primeiro contrato profissional com o Benfica em outubro de 2015. No ano passado (2018), também em outubro, renovou contrato até 2023. "Aos Benfiquistas digo que vou trabalhar no máximo para agarrar a minha oportunidade quando ela chegar", prometeu então. E cumpriu!

Texto: Filipa Fernandes Garcia e Márcia Dores

Fotos: Tânia Paulo e Arquivo / SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar